Início » Arquivos para 30 de maio de 2025, 09:00h

maio 30, 2025


ASSEMBLEIA PRESTA HOMENAGEM PELOS 38 ANOS DE FUNDAÇÃO DA TV PONTA NEGRA

  • por
Compartilhe esse post

Primeira emissora comercial do estado, a TV Ponta Negra foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) nesta quinta-feira (29). A empresa televisiva fundada pelo Comunicador Carlos Alberto de Sousa há 38 anos integra, hoje, o Sistema Ponta Negra de Comunicação, levando conteúdo potiguar de jornalismo e entretenimento em multiplataforma para milhares de telespectadores também pela rádio 95 Mais FM e pelo portal Ponta Negra News.

Propositor da sessão solene, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) ressaltou ainda a atitude “visionária” de Carlos Alberto de Sousa ao investir na TV e a valorização aos jornalistas.

“Isso foi muito importante para a profissão do jornalista, que viram na TV Ponta Negra uma televisão acessível para o exercício de sua atividade profissional e isso nós estamos reconhecendo. O Poder Legislativo reconhece os relevantes serviços que a televisão tem prestado ao RN”, pontuou o deputado.

Para a esposa do fundador e hoje presidente do Sistema Ponta Negra de comunicação, Miriam de Sousa, a homenagem constitui um momento muito importante. “São 38 anos de muita história, de muita superação, e a gente fica muito feliz pelo reconhecimento do deputado Ubaldo de fazer essa homenagem à TV Ponta Negra. Só gratidão”, disse.

Já a jornalista Micarla de Sousa, CEO do Sistema, ressaltou a “extrema honra” em presenciar uma homenagem da ALRN à TV Ponta Negra. “Temos 38 anos, essa é a primeira vez e eu fico muito feliz porque, de verdade, a TV Ponta Negra é a televisão do povo do RN. Foi a primeira emissora, é certamente a TV mais querida, mais amada do RN. As pessoas se sentem como parte da nossa família e hoje foi esse dia de celebração”.

Na cerimônia, nove colaboradores que fizeram parte da história da TV foram homenageados individualmente: Flavio Gentil, Ivanilda Rosilene Silva, Francisco Lucian Martins, Francisco Paulo Barbosa, João Bosco Afonso, Guto Barreto, Paulo Vitorino do Nascimento, Pedro Sotero Rosa e Rogério Fernandes. Também foi lembrado o primeiro anunciante que acreditou na empresa, o supermercado Nordestão, representado pelo diretor Leôncio Medeiros Filho.

Ex-diretor comercial da Ponta Negra e atual diretor executivo do Jornal Diário do RN, João Bosco Afonso foi destacado pelo seu empenho por longos anos, desde a fundação da TV. O empresário ressaltou o forte significado de receber a homenagem. “Primeiro de tudo, essa homenagem representa parte da minha vida. Ajudei na fundação, ajudei na estruturação da emissora, passei mais de 25 anos trabalhando, encontrando as dificuldades e os sucessos”, pontuou, sem deixar de falar das conquistas que a companhia ainda vem alcançando.

Para o comunicador Flávio Gentil, ser homenageado na sessão solene consiste em grande alegria.

“Imagina só que emoção ser chamado por Carlos Alberto para trabalhar na TV Ponta Negra.

Aceitei, saí da Aeronáutica, fui trabalhar na TV Ponta Negra. (…) Ter o aval de Dona Miriam e ter sido acolhido pelas meninas – por Micarla, Rose e Priscilla – foi uma grande alegria naquele momento da minha vida, como está sendo uma alegria muito grande hoje”, declarou.

Já o operador de câmera de estúdio Pedro Rosa faz questão de ressaltar a gratidão pelos 38 anos na casa e por toda a oportunidade recebida. “Aqui foi onde passei a maior parte da minha vida, é a minha segunda casa, uma empresa excelente para se trabalhar. Aqui não existe dono, existem amigos. Fica até difícil falar”.

O início e as evoluções
Ao Diário do RN, Miriam de Sousa relembrou o início da TV Ponta Negra, com pouco espaço e equipamento, e todo o empenho para crescer e seguir acompanhando as mudanças que ocorreram na comunicação ao longo dessas quase quatro décadas, mantendo a essência do que foi idealizado pelo fundador.

“Quando começamos, tínhamos uma estrutura muito pequena. Inclusive, tudo foi emprestado pelo SBT, por Silvio Santos – câmeras, todos os equipamentos para pôr a televisão no ar -, e ao longo do tempo a gente foi se modernizando e acompanhando as tecnologias, o desenvolvimento das novas tecnologias, e nós estamos buscando cada vez mais crescer, evoluir e buscar estar sempre atualizado. Para nós, isso é muito importante”, explicou.

Base do telejornalismo no RN
Miriam de Sousa ressaltou que a Ponta Negra foi a base da prática do jornalismo televisivo comercial no estado, ajudando a formar profissionais até mesmo para outras TVs. “Sempre fomos a escola do jornalismo no RN. Tínhamos uma escolinha. Em todas as funções da televisão, tínhamos pessoas aprendendo a fazer. Tanto que todas as outras televisões que vieram depois foram buscar na TV Ponta Negra profissionais para poder botar as empresas para funcionar.

Sabíamos disso, então, tomamos o cuidado de já preparar a mão de obra para as próximas empresas que estariam chegando no estado”.

Valorização do jornalista
O Sistema Ponta Negra tem 43 jornalistas contratados para atuar nas áreas de televisão, mídia digital e marketing, sendo a que mais emprega jornalistas no RN.

A gerente de jornalismo da TV, Angélica Hipólito, conta que essa valorização ao profissional de jornalismo se dá no sentido de sempre buscar a máxima qualidade, em ofertar o melhor ao público. “A TV Ponta Negra é uma empresa que preza muito pelo respeito e aposta na ousadia.

Ousadia de fazer um jornalismo pulsante. Todos os dias nos reinventamos no sentido de buscar o melhor para nosso público”, disse ela, acrescentando ainda que “nesse sentido de buscar o melhor, valorizamos o jornalista formado, que foi a uma universidade aprender sobre ética, que busca realmente prestar um serviço à comunidade entendendo o papel que é ser um formador de opinião”.

Desafios
Preservar esses propósitos há quase quatro décadas não acontece sem um trabalho firme. Para Angélica, diante da facilidade com que as informações são disponibilizadas atualmente, manter o público conectado à Ponta Negra é tão desafiador quanto gratificante, e resulta de um trabalho sério e responsável.

“Em um mundo onde a informação está na palma da mão, nosso desafio é trazer essa pessoa que tem ânsia por saber dos acontecimentos para se informar com qualidade. No atual período, onde as pessoas colocam notícia sem checar, nosso desafio é entregar as histórias e notícias com responsabilidade, buscando dar a segurança de que na TV Ponta Negra, a informação será sempre levada a sério. E, nesse desafio, nossa maior alegria é ter a consciência de que estamos fazendo um jornalismo ético e responsável”, declarou a jornalista.


Compartilhe esse post

LÍDER DO PSOL NA CÂMARA AFIRMA QUE “THABATTA TEM REPRESENTATIVIDADE”

  • por
Compartilhe esse post

“A companheira Thabata tem muita representatividade, teve uma votação expressiva como vereadora e evidentemente tem todo o direito de se colocar como pré-candidata. Agora, essa definição ela vai se dar evidentemente pelo partido nas suas instâncias, o PSOL com seu conjunto de filiados no estado do Rio Grande do Norte e mais especificamente na capital, em natal, vai se reunir, vai debater, vai discutir e vai avaliar o conjunto das pré-candidaturas e depois eventualmente candidaturas, tanto ao governo, quanto ao Senado, quanto à chapa de deputados.

Essa discussão sobre candidatura, política de aliança, quem faz vão ser os filiados do Rio Grande do Norte”.

Deputado federal Glauber Braga, líder do Psol na Câmara, afirmou que a vereadora natalense Thabatta Pimenta, pré-candidata a governadora, tem direito se postular o cargo, mas que essa decisão deverá ser tomada mais adiante na própria instância paridária: “A companheira Thabata tem muita representatividade, teve uma votação expressiva como vereadora e evidentemente tem todo o direito de se colocar como pré-candidata. Agora, essa definição vai se dar pelo partido nas suas instâncias. O PSOL com seu conjunto de filiados no Estado do Rio Grande do Norte e mais especificamente na capital, em Natal, vai se reunir, debater, discutir e avaliar o conjunto das pré-candidaturas e depois eventualmente candidaturas, tanto ao Governo, quanto ao Senado, quanto à chapa de deputados”.

Nesta semana, a vereadora Thabatta Pimenta, durante entrevista ao programa 12 em Ponto, na 98 FM, se colocou como pré-candidata ao governo do Estado e até pediu que os institutos de pesquisa incluíssem seu nome a partir de agora. Esse foi o primeiro momento em que a parlamentar natalense se declarou postulante ao cargo hoje ocupado pela governadora Fátima Bezerra.

Na conversa que manteve com o Diário do RN, o deputado Glauber Braga não adiantou se a candidatura de Thabatta conta com apoio ou simpatia da direção nacional do partido.

O parlamentar, que enfrenta processo de cassação em Brasília e chegou até a fazer greve de fome em protesto com o que chama de injustiça, disse ao Diário que não acompanha detalhadamente o posicionamento da bancada potiguar em relação ao seu caso, mas afirmou ter esperança que os demais deputados possam acompanhar os deputados Fernando Mineiro e Natália Bonavides, que já declararam que irão votar contra a cassação do parlamentar do Psol: “Eu tenho a esperança de que o voto da maioria da bancada dos deputados do Rio Grande do Norte siga aquela que é a posição já declarada, por exemplo, de Natália Bonavides e de Mineiro, que evidentemente são contra a cassação e tem me auxiliado a denunciar essa perseguição política”.

Sobre a política nacional, Glauber Braga afirma: “O que faz com que a gente consiga derrotar de maneira definitiva a extrema direita também nas eleições 2026 é a ampliação de ganhos materiais que sejam objetivos pra classe trabalhadora, aumento de comida na mesa, melhoria da educação”.

Braga acrescenta em sua avaliação: “Eu não tenho dúvida: As chances reais de derrotar seja quem for o candidato da extrema direita são muito grandes. Acho que a gente ainda vive naquela situação, naquela circunstância de 30, 30, 30, né? 30% com algum tipo de aptidão ou mais próximo da direita e extrema direita, 30% mais próximos da esquerda e de 30 a 40% a formar a decisão e a convicção a partir dos elementos que são apresentados. É aí que nós entramos, e isso é fundamental que a gente faça uma mobilização a quente demonstrando as medidas que fazem a diferença e o que que era ruim com a extrema direita pra que eles não voltem à Presidência da República”, finalizou o parlamentar fluminense.


Compartilhe esse post

NINA SOUZA FOCA NA ASSISTÊNCIA, MAS NÃO DESCARTA CANDIDATURA EM 2026

  • por
Compartilhe esse post

Secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal e esposa do prefeito Paulinho Freire (União Brasil), Nina Souza (União Brasil), mantém todas as possibilidades eleitorais em aberto para 2026. O nome dela já foi cogitado para diferentes cargos: deputada estadual, federal, possível vice-governadora e, mais recentemente, como possível suplente do senador Styvenson Valentim (PSDB). Apesar da indefinição, Nina não descarta nenhuma dessas alternativas e afirma estar “tranquila” diante do cenário.

“Não sei, nós estamos analisando. Neste momento o meu trabalho é todo focado na assistência [na Sethas], ainda não parei para fazer análise política não. Ainda está muito nebuloso qual o melhor caminho para mim, mas eu estou bem tranquila. Se for para ser candidata a alguma coisa eu vou. Se não for, não tem problema, estou tranquila em relação a isso”, disse ao Diário do RN.

Nina, que é vereadora licenciada, possui trânsito político consolidado e vem sendo citada como uma opção de perfil técnico e leal da direita para composições majoritárias.

Atualmente, o União Brasil passa por adaptação com o estabelecimento da federação com o Progressistas, o União Progressista. Para Nina, a aliança é bem-vinda e reforça laços que, segundo ela, já existem. “Eu acho bacana demais, sem nenhum problema. Os políticos hoje do PP já são da base aliada, já estiveram em 2024 juntos conosco. João Maia apoiou Paulinho, Eriko Jácome, que é o presidente do PP Natal, apoiou Paulinho e quatro vereadores do PP. São do mesmo viés ideológico da gente”, afirmou.

Sobre a disputa de 2026, que deve começar internamente no grupo da direita – que promete permanecer unida – Nina se distancia e afirma que é “só militante”. O grupo tem Allyson Bezerra (UB), do mesmo partido de Nina e Paulinho, nome mais viável eleitoralmente conforme pesquisas. Por outro lado, Rogério Marinho (PL), presidente do PL no RN e secretário nacional do partido, líder da oposição no Senado, também pré-candidato, é aliado de Paulinho, com quem fechou acordo para eleição geral desde 2024.

“Isso não tenho juízo de valor não, porque eles vão discutir, enquanto cúpula do partido. Eu sou militante”, garante Nina.


Compartilhe esse post