O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (21) que o leilão do Terminal Salineiro de Areia Branca mais conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca, será leiloado no próximo mês de novembro.
Os investimentos previstos para o terminal de Areia Branca são de R$ 165 milhões. Ainda é estimada a geração de 3.257 empregos (entre diretos, indiretos e efeito-renda) ao longo dos 25 anos do contrato de arrendamento.
De acordo com o líder do Executivo Federal, mais quatro leilões portuários estão marcados para acontecer nos dias 5 e 19 de novembro, e o Governo Federal estima receber um total de R$ 1,281 bilhão.
Os outros portos a serem leiloados são os de Fortaleza e Maceió, além de duas áreas do porto de Santos.
O Porto-Ilha de Areia Branca
O Terminal Salineiro de Areia Branca, também conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca, fica no Oceano Atlântico, a 14 km da costa da cidade de Areia Branca (em linha reta).
O estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil, tendo o Terminal Salineiro de Areia Branca um grande destaque por escoar essa produção.
O sal movimentado no terminal de Areia Branca é destinado principalmente ao mercado internacional e às indústrias de cloro do país.