O assunto da compra dos respiradores vivem rondando o Rio Grande do Norte deste ano passado quando o Consórcio Nordeste levou um calote da empresa Hempcare. Em junho de 2020, o Blog do Dina e a Revista Piauí trouxeram um material bem curioso à respeito deste episódio.
Em 1º de junho de 2020, o Blog do Dina publicou a matéria intitulada: ‘Você é a favor ou contra Bolsonaro?’, perguntou-me antes de ser presa dona da empresa que não entregou respiradores ao Nordeste, o jornalista Dinarte Assunção descreve como foi seu contato com a empresária Cristiana Taddeo, sócia da Hempcare.
Segue íntegra da postagem do Blog do Dina
Pouco depois das 10h da sexta-feira (29), enviei mensagem a Cristiana Preste Taddeo, CEO da Empresa Hempcare, perguntando-lhe por atualizações na história entre sua empresa e o Consórcio Nordeste, que antecipou R$ 48,7 milhões para comprar respiradores não entregues, cinco dos quais antecipados pela governadora Fátima Bezerra, conforme antecipado pelo Blog do Dina.
Ela, então, me ligou e começou com a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra Bolsonaro?” O questionamento foi tão inusitado para o tema que me pegou desprevenido. “Não entendi. O que Bolsonaro tem a ver com essa história?”, questionei após me recobrar.
“Estou indo para Brasília agora me reunir com a equipe do presidente dentro de uma estratégia para conseguirmos respiradores para o Brasil, na indústria nacional. Te darei informações à noite. Peço que guarde essa informação e não a publique”, explicou Cristiana.
O combinado foi cumprido por minha parte e não publiquei a estratégia de Cristiana, que envolvia, segundo explicou, conseguir junto ao Governo Bolsonaro o bloqueio de compras estrangeiras de respiradores pelos estados do Brasil, forçando-os a adquiri-los na indústria nacional, na qual ela tinha parceria.
Cristiana não voltou com as notícias na noite, como prometera. Mas falou a verdade sobre ir a Brasília. Nesta segunda-feira, foi na capital federal que ela foi presa em ação da Polícia Civil da Bahia que apura fraudes na compra de respiradores. Além dela, mais dois sócios foram detidos.
Defesa
Desde o primeiro contato com Cristiana, na manhã de quarta-feira (27), Cristiana se mostrou receptiva a prestar todos os esclarecimentos. Foi pelo Blog do Dina que ela disse ter sabido, mostrando surpresa, que sua empresa era alvo de pedidos judiciais dos Estados do Nordeste, razão pela qual lhe questionei o que seria feito.
“Eles não conseguirão manchar minha história. Sou uma mulher que perdeu a mãe nessas circunstâncias. Já passei por transplantes e sei o que significa a dificuldade do acesso à saúde. O Brasil não ficará sem respiradores”, disse ela na ligação de 40 minutos.
Durante a conversa, Cristiana me disse à dada altura que havia pegado os R$ 48,7 milhões dos estados do Nordeste e investido na compra de mais de 400 respiradores na indústria nacional, e que dependia da venda, agora desses respiradores, para devolver o dinheiro aos Estados do Nordete.
“Meu advogado até alertou sobre isso, que poderia dar bronca, mas eu fiz na boa-fé. Mas os governadores não quiseram esses respiradores, então já negociei com outros estados. Quando eles pagarem, eu pago o Nordeste”, explicou.
O problema é que esses aparelhos não tem autorização da Anvisa para funcionar e não se sabia quando sairia a certificação. “A Anvisa está no circuito dessa estratégia com a equipe do presidente”, acrescentou Cristiana na sexta, antes de embarcar para Brasília.
Nesta segunda-feira (1º), após a notícia da prisão, enviei mensagem para Cristiana, que sempre respondeu prontamente. A mensagem chegou a seu WhatsApp, mas a empresária já não responde mais. O telefone foi apreendido, antes de ela ser presa.
Assim como o Blog do Dina, em 8 de junho de 2020, a Revista Piauí estampa a manchete: Dinheiro público no ventilador. Como empresas venderam aos governos do Nordeste respiradores por preço 3.000% acima do custo de produção – e jamais entregaram. O jornalista Allan de Abreu, que assina a reportagem, conta com detalhes todo o processo que envolveu a compra com pagamento antecipado dos respiradores.
Acesse aqui a reportagem completa.