Início » CÂMARA DE NATAL ENTREGA COMENDA PROFESSOR CÍCERO ONOFRE DE ANDRADE NETO

CÂMARA DE NATAL ENTREGA COMENDA PROFESSOR CÍCERO ONOFRE DE ANDRADE NETO

  • por
Compartilhe esse post

A Câmara Municipal de Natal entregou, nesta segunda-feira (06), a Comenda Professor Cícero Onofre de Andrade Neto a 29 profissionais que atuam ou atuaram no desenvolvimento de ações e políticas públicas em defesa do saneamento básico, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável ba capital potiguar.,A sessão solene foi uma propositura da vereadora Nina Souza (PDT).
“Essa comenda foi instituída em 2018, pelo então vereador Sérgio Pinheiro, e hoje tenho a honra de conduzir a entrega dessa homenagem a grandes sanitaristas e personalidades, pois é importante dizer a essas pessoas o quanto a sociedade natalense entende como relevante e agradece todos serviços que elas prestam ou prestaram”, justificou a propositora.

A Comenda do Mérito Professor Cícero Onofre de Andrade Neto foi criada para ser entregue a pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam ao trabalho, ao estudo e à defesa do saneamento básico, meio ambiente e desenvolvimento sustentável no Município, sempre por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na data de 05 de junho. “Sendo Natal uma cidade que cresceu sobre região de dunas, entre o rio Potengi e o mar, sobre área de recarga de aquífero, o desenvolvimento sustentável deve ser uma luta constante, em busca de qualidade sanitária e ambiental, para o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano, qualidade de vida e preservação das belezas naturais”, ponderou o criador da comenda quando a propôs.

Entre os homenageados com a Comenda em 2022 estavam geólogos, geógrafos, engenheiros, biólogos, gestores e outros profissionais envolvidos direta e indiretamente com o desenvolvimento sustentável da cidade. O engenheiro civil Cícero Onofre de Andrade Neto graduou-se na UFRN e foi mestre e doutor pela Universidade Federal de Campina Grande. Na sua vida acadêmica, paralelamente à docência, desenvolveu intensas atividades como pesquisador, reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental. Como técnico, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que fez surgir o sistema condominial de esgotos, experiência implantada inicialmente nos bairros de Santos Reis e Rocas, na década de 80, e que hoje atende cerca de 10 milhões de brasileiros e está implantado em Países da América do Sul, América Latina e África.

“É com muita emoção que vou receber essa homenagem que leva um nome tão especial para mim. O que eu sei de saneamento foi graças às aulas de Cícero Onofre na UFRN. Além de ser um grande mestre, foi um grande amigo. Então quando soube que iria receber essa homenagem, fiquei muito honrada e acho que é uma das maiores honrarias que posso receber na engenharia”, comemorou a presidente do CREA/RN, Ana Adalgisa Dias Paulino.

“Participei de várias reuniões com o professor Cícero Onofre e lembro o quanto ele se preocupava com Natal, principalmente com o fato de todos os dejetos da cidade serem despejados no estuário do Rio Potengi. Ele se preocupava muito com a contaminação do Potengi, pois sabia da importância do rio para a cidade, inclusive para atividades econômicas, como o Turismo”, lembrou o engenheiro civil homenageado Vital da Nóbrega, ex-secretário da Semov por várias gestões municipais e com importante participação no Plano Diretor de Drenagem de Natal. 

Após a solenidade, o engenheiro civil Sérgio Pinheiro lançou o livro “Olhar Ambiental”, na presidência da Câmara. A obra é um conjunto de artigos publicados nos jornais Diário de Natal e O Jornal de Hoje, textos produzidos para diversos programas governamentais.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *