Início » CANDIDATO A VEREADOR, ARAKEN FARIAS AFIRMA FOCO EM PAUTAS COLETIVAS

CANDIDATO A VEREADOR, ARAKEN FARIAS AFIRMA FOCO EM PAUTAS COLETIVAS

  • por
Compartilhe esse post

Preferindo se colocar como “independente”, Araken Barbosa de Farias Filho afirma que defende a valorização da vida e os interesses da coletividade. Candidato a governador há 10 anos e a vereador por duas vezes, Araken Barbosa de Farias Filho é advogado e acredita que é necessária atuação da sociedade para tirar a política “desse caos em que se encontra”. Araken vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal nesta eleição pelo MDB.

Natural de Campina Grande, Araken tem 61 anos, casado, é pai de cinco filhos, tem um neto e na história da família, a experiência política: o avô Creso Bezerra de Melo foi constituinte estadual em 1947 e foi eleito deputado estadual em 1950. No governo de Silvio Pedroza foi nomeado prefeito de Natal. O primo Aldo Tinoco de Melo, que foi prefeito. O irmão Luiz Eduardo foi secretário estadual de Turismo no Governo de Vilma de Faria e de Aldo Tinôco.

Além de advogado, lembra que é piloto civil e paraquedista. Quando estudante foi líder estudantil; na faculdade foi presidente do DCE. Enquanto advogado destaca a propositura de ações judiciais em favor da coletividade. “Advoguei como dativo em mais de 100 processos em defesas dos mais carentes. Apresentei quatro projetos leis na Câmara Municipal de Natal e um na Câmara Federal, objetivando isenção tributárias na compra de táxis para os motoristas de aplicativo e moto taxistas”, explica.

É com as “bandeiras da coletividade” que Araken pretende disputar uma cadeira no legislativo natalense. “Defendo a gratuidade no transporte coletivo, a criação de um lar de acolhimento aos idosos e um hospital geriátrico. Defendo um projeto efetivo de acessibilidade em toda a cidade, pois menos de 1% da cidade tem acessibilidade. Acesso a todas as crianças na escola em tempo integral, entre outros projetos”, ressalta.

Como ex- coordenador do Procon RN, ex-membro do Procon Brasil, presidente licenciado do Instituto Potiguar de Defesa do consumidor, pretende trabalhar, se eleito, na criação de uma autarquia em substituição dos Procons, que garanta a total autonomia do órgão de defesa do consumidor. Além disso, defendo a criação de uma Defensoria Pública Municipal de Natal.

“Os políticos precisam entender que os problemas não são apenas do povo, mas que também é deles e devem ser solucionados. Entendo que se o vereador mudar, o povo muda junto com ele, não é uma tarefa fácil, mas primeiro precisamos tentar um mandato por meios lícitos e não tentar comprar a consciência do eleitor”, afirma.

Em conversa com o Diário do RN, ele afirma que “essa é a primeira fase”, momento em que o pré-candidato precisa mostrar comprometimento. Em seguida, enquanto vereador, acredita que a independência é necessária na atuação. “Não já passar direto para a bancada do governo, se comprometendo com o prefeito e perde a sua independência. Penso que a política com a efetiva mudança de postura do Vereador pode ser algo que faça a total diferença na vida das pessoas”, diz ele, que foi presidente estadual do antigo PSL hoje atual União Brasil, presidente municipal do PSB e hoje integra o MDB.

“Sou apaixonado pela minha família, cristão, adoro o meu trabalho e as pessoas. Acredito efetivamente em um mundo melhor e luto por isso todos os dias”, define.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *