O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) assume a liderança do governo Álvaro Dias (Republicanos) na Câmara Municipal de Natal a quatro meses do final da gestão. Nesse período, ele ainda pretende trabalhar para a aprovação a concessão do Teatro Sandoval Wanderley para o Sesc, a parceria público-privada do Complexo da Redinha, a regulamentação das chamadas Áreas Especiais de Interesse Turístico Paisagístico (AEITPs), o novo código de obras e a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental de Natal (ZPAs), projetos que a gestão Álvaro Dias considera necessários antes de deixar o Executivo.
Kleber assume o posto substituindo Hermes Câmara, que entregou o cargo em 23 de julho para priorizar a campanha política.
O vereador já foi líder no Legislativo Municipal por duas vezes e participa do grupo político de Álvaro há mais de 20 anos, desde o início do seu primeiro mandato como prefeito. “Conheço bastante a gestão e tenho boa relação com os outros vereadores da CMN. Com isso, acredito que o prefeito me convidou com o intuito de oferecer uma relação ainda mais próxima e harmoniosa com o Legislativo Municipal, com o intuito de buscar o desenvolvimento da cidade”, analisa em entrevista concedida ao Diário do RN.
Kleber Fernandes é um dos 21 vereadores que acompanham o prefeito no apoio a Paulinho Freire como sucessor de Álvaro à Prefeitura. Assumindo o cargo às vésperas do período de campanha eleitoral, Kleber Fernandes levanta defesa de Paulinho Freire (UB).
“Eu acredito que Paulinho, pela sua capacidade de aglutinar e reunir diversos líderes ao seu lado, diversos partidos e vereadores da capital, criou um ambiente muito favorável para sua candidatura”, afirmou quando questionado sobre a candidatura de Carlos Eduardo não ter fechado aliança com qualquer partido.
Ele acredita que o seu candidato estará no segundo turno na disputa, mas não quer arriscar contra quem. “Ainda é cedo para a gente conjecturar sobre o segundo turno. A campanha ainda está começando, os candidatos estão começando a ir para a rua, para conversar com as pessoas.
Mas a certeza que nós temos é que Paulinho estará no segundo turno, com o apoio da maioria dos vereadores e de partidos que temos em nosso Estado”.
Sobre o principal opositor de Paulinho Freire, o vereador corrobora com afirmações de Álvaro Dias sobre a suposta estagnação de Natal, por parte de Carlos Eduardo, quando prefeito, para estimular o crescimento de Parnamirim.
“É notório que Natal perdeu em número populacional e de empreendimentos para outras cidades. Estes números são públicos e já confirmados. O Novo Plano Diretor, implantado pelo prefeito Álvaro Dias, do qual fui o relator CMN, já vem mudando essa realidade, junto com as diversas obras que estão em andamento”, explica.
O novo líder do governo, que mudou do PSDB para o Republicanos durante janela partidária, garante que o partido “espera receber de quatro a cinco vereadores”. Ele diz esperar poder continuar, “com foco na votação de bons projetos para a cidade”.
“A Prefeitura do Natal e o prefeito Álvaro Dias têm realizado diversas obras estruturantes, como o novo Complexo da Redinha, o novo Hospital Municipal, revitalização da orla de Natal, reforma e manutenção de praças e quadras, a nova Felizardo Moura, enfim, uma série de obras que visam promover uma melhor infraestrutura para a cidade”, avalia.
Além de vereador, Kleber já foi chefe do gabinete civil, diretor do Procon Municipal por duas vezes e está em seu segundo mandato. Advogado especialista em Direito do Consumidor e Administrador de Empresas, Kleber Fernandes é casado e pai de Kleber Filho, nascido em 2016.
Neste ano, foi eleito vereador de Natal pela primeira vez, com 5.061 votos, e reeleito em 2020, com 5.409 votos.