Início » CHEGADA DE TECNOLOGIA 5G EM AGOSTO VAI IMPACTAR USUÁRIO E INDÚSTRIA NO RN

CHEGADA DE TECNOLOGIA 5G EM AGOSTO VAI IMPACTAR USUÁRIO E INDÚSTRIA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ÍGOR JÁCOME

A secretária Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia de Souza Lobo, e o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra de Oliveira, informaram nesta quarta-feira (25) que a tecnologia 5G chega a Natal até o fim de agosto.

O anúncio foi feito durante um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado (FIERN) em comemoração à Semana da Indústria.

A expectativa, segundo o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é de que o sinal alcance todos os municípios do Rio Grande do Norte até 2028.

Os representantes do Governo Federal falaram sobre as mudanças que serão percebidas pelos usuários comuns e pelo setor produtivo ao longo dos próximos anos.

Já preparando o Estado para os novas possibilidades trazidas pela tecnologia, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a construção de um centro para o desenvolvimento de pesquisas e novos produtos a partir do 5G.

O edital do governo federal, cujo leilão aconteceu em novembro do ano passado, previa que a tecnologia chegasse às capitais até julho. Contudo, os prazos foram estendidos por limitações como a falta de equipamentos para fazer a “limpeza da faixa” de sinal 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

“A Brisanet, que foi a ganhadora do leilão de 5G nessa faixa, tem a obrigação de levar conectividade para mais 65 localidades aqui na região que também vão receber 5G ou 4G. Localidades que não têm ainda infraestrutura de banda larga”, explicou Nathalia Lobo.

Artur Oliveira falou sobre algumas das vantagens do 5G: “Os equipamentos hoje, a maioria deles, operam em 4G. Então, à medida que as pessoas forem trocando seus equipamentos, elas vão passar a sentir a diferença, que é uma velocidade muito rápida, que a gente chama de internet tátil. Você não precisa clicar e esperar baixar aquela coisa. Você clica e ele (documento) já entra como se estivesse dentro do seu próprio celular. Uma velocidade muito rápida e que vai habilitar uma série de outras aplicações como o metaverso, realidade virtual, realidade aumentada, que graças ao 5G poderão ser utilizadas em qualquer lugar”.



Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *