Início » CONSÓRCIO NORDESTE: FÁTIMA QUER PRIORIZAR OBRAS DO PAC NA REGIÃO

CONSÓRCIO NORDESTE: FÁTIMA QUER PRIORIZAR OBRAS DO PAC NA REGIÃO

  • por
Compartilhe esse post

Governadora Fátima Bezerra tomou posse nesta quarta-feira para o mandato de um ano à frente do grupo que reúne os governadores dos nove estados do Nordeste – Foto: Reprodução

“É motivo de muito orgulho ser a primeira mulher a presidir o consórcio Nordeste”, foi assim que a governadora Fátima Bezerra iniciou seu discurso de posse como primeira presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Fátima é a primeira mulher a assumir a articulação entre os nove estados da região nordeste, por um mandato de um ano. A posse aconteceu nesta quarta-feira (31), no Centro de Convenções em Natal.

Estiveram presentes os governadores do Maranhão, Bahia, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e a vice-governadora do Ceará. A solenidade também teve a participação do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, representando o Governo Federal.
Fátima Bezerra foi eleita para a presidência em dezembro de 2023, por unanimidade, durante cerimônia realizada em Recife. Ela é a quinta presidente do Consórcio e sucede o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

No discurso, logo após assinatura da posse, a governadora do RN ressaltou o pioneirismo potiguar na participação feminina na política e elencou alguns dos seus objetivos à frente do consórcio.

“Teremos alguns pontos importantes que quero trabalhar ao longo desse ano, como: a instalação do comitê de monitoramento e enfrentamento a mudanças climáticas, para que possamos tratar de perto projetos para o nosso bioma. Outro projeto será relativo ao PAC 3, a instalar um observatório de monitoramento junto à Casa Civil para acompanhar os investimentos do programa de crescimento no Nordeste com foco: infraestrutura hídrica, estradas e expansão das energias renováveis”.

A Governadora destacou ainda os investimentos do PAC para região nordeste: “O PAC destinou para todo o Brasil cerca de R$ 1,7 trilhão, dos quais mais de 40% estão destinados ao Nordeste.

Esse comitê, estou propondo em parceria com o governo federal, para que a gente possa efetivamente ter essas obras realizadas no tempo previsto e entregues à população”. As estradas compõem outra área prioritária e destaque principal é a duplicação da BR-304, além da expansão das energias renováveis, em que citou a agenda da descarbonização. Além disso, afirmou que a câmara temática na área da Saúde deverá focar no desafio da vacinação, associado ao combate à dengue na região.

Governadores do Nordeste destacam relevância do comando de Fátima Bezerra para o colegiado

O governador do estado de Alagoas, Paulo Dantas, acredita que com a chegada da governadora Fátima Bezerra na presidência do Consórcio, o Nordeste seguirá ainda mais forte na representatividade econômica: “Eu tenho certeza que, sob a liderança da senhora (Fátima), nós vamos tornar o Nordeste, uma região ainda mais poderosa do ponto de vista econômico. É o Nordeste que cresceu mais que o Brasil em 2023 e que vai continuar crescendo porque está buscando pautas relevantes para a região e para todo o país. Eu tenho certeza que o Consórcio Nordeste tem sido um instrumento eficaz para que tudo isso aconteça”.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, falou da importância do colegiado para fortalecer os estados nordestinos. “Fátima Bezerra será a nossa comandante maior desse processo. Estaremos aqui unidos de mão dadas para fazer com que o consórcio continue sendo exatamente aquilo para o que foi criado: um instrumento de troca de experiências para políticas públicas exitosas”, disse.

Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco, destacou a necessidade de mais mulheres ocuparem posições no campo da política: “Quando a gente fala sobre mulheres ocupando espaços de poder e quando a gente vê que temos tão poucas, somos eu e você liderando estados no Brasil inteiro e no Nordeste, ter em você a representatividade de uma região tão importante que muitas vezes é vista como parte de problemas, como se fosse um estorvo, um peso para o Brasil, é fundamental”.

Aliados de Fátima Bezerra no Estado também estiveram presentes. “Eu fico muito orgulhoso, até porque fiz parte do Conselho de Administração do Consórcio Nordeste de 2019 a 2022, e sei que vai ser muito importante para o Nordeste, e mais em particular para o Rio Grande do Norte, pelo papel que a Fátima tem de ir à luta, de estar sempre pautando questões fundamentais como já deu a entender aqui no discurso de posse. Vai contribuir muito para que o consórcio se firme como uma grande experiência administrativa do Brasil”, declarou o deputado federal, Fernando Mineiro (PT).

A deputada estadual, Isolda Dantas (PT), também ressaltou a importância do Consórcio para o desenvolvimento da região: “É importante dizer que o Consórcio é um arranjo institucional fundamental para buscar investimento e recursos para o Nordeste. E ver a governadora assumindo essa tarefa tão importante, é muito especial. A gente já começa a ver resultados, por exemplo, a priorização da BR-304 tem tudo a ver com a governadora assumindo essa presidência nesse momento”.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *