
Inconformada com a condenação do deputado federal Daniel Silveira, a também deputada Carla Zambelli anunciou, através das redes sociais nesta quinta-feira, 21, que vai apresentar nesta sexta-feira, 22, um projeto de Lei para dar anistia “para preservar os direitos políticos de Daniel Silveira para que ele possa se candidatar ainda em 2022”.
Para Zambelli, a decisão do Supremo Tribunal Federal é “uma verdadeira perseguição”.
“Estamos apresentando um projeto de Lei de Anistia para preservar os direitos políticos de Daniel Silveira para que ele possa se candidatar ainda em 2022, não concordamos com os abusos que o STF vem cometendo contra a democracia. Uma verdadeira perseguição!”, escreveu Zambelli em sua conta no twitter.
O STF condenou o deputado nessa quarta-feira, 20, por declarações contra ministros da Corte. A pena foi fixada em 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado. O congressista não será preso ainda, pois cabe recurso ao próprio Supremo.
A Corte também impôs multa de R$ 192,5 mil ao deputado e determinou ainda a perda do mandato de Silveira e a suspensão dos seus direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação criminal. O congressista também pode recorrer quanto a esse ponto.