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EMPRESA INOVA COM ATENDIMENTO EM TEMPO REAL COM INTÉRPRETES DE LIBRAS

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Inovação na rede de supermercados atende ao processo permanente de inclusão nos mais diversos campos empresariais – Foto: Reprodução

Reconhecida legalmente como a segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais é uma forma de comunicação e expressão de pessoas surdas instituída desde 2002. Apesar do reconhecimento na legislação, o ensino e capacitação da Língua Brasileira de Sinais é pouco comum em escolas, mercados, shoppings, dentre outros estabelecimentos que não possuem a inclusão necessária para que pessoas surdas possam de forma cidadã estarem inseridas nesses ambientes. Diante desse cenário de falta de conhecimento e capacitação, o que pode ser uma tarefa rotineira do dia-a-dia de uma pessoa típica, se transforma em um desafio para uma pessoa surda que muitas vezes não consegue finalizar um atendimento pela falta de capacitação dos profissionais.

Certa vez, presenciei um casal de mudos tentando pedir um sorvete de casquinha em uma rede mundialmente famosa de fast food. Naquela situação, a atendente usava mímica para dar andamento ao pedido dos clientes, tentando deduzir os sabores que eles preferiam, exibindo o cardápio e fazendo acenos de cabeças para concluir o atendimento. Esse é apenas um recorte das mais adversas situações que ocorrem diariamente e reforçam a necessidade de ampliação da inclusão efetiva nos mais variados espaços.

Pensando nesse obstáculo na comunicação, a rede de supermercados Rede Mais incluiu em suas unidades o atendimento inclusivo por meio de libras: “A equipe de gestão do supermercado percebeu a necessidade de oferecer um serviço mais acessível e inclusivo para pessoas surdas, permitindo que eles tenham uma experiência de compra mais satisfatória e independente. Com base nessa visão, desenvolveu-se um aplicativo específico que permite que os clientes surdos sejam atendidos ao vivo por um intérprete de libras durante toda a sua jornada de compra”, informa a assessoria de marketing da Rede Mais.

A rede de supermercados possui 11 unidades em Natal e 18 unidades espalhadas por todo o Rio Grande do Norte (RN). A iniciativa de atendimento em libras está disponível em todas as unidades da rede, garantindo a acessibilidade e inclusão a um maior número de clientes surdos em diferentes regiões do estado.

A unidade de Pajuçara, na zona norte de Natal, foi a primeira a realizar o atendimento por meio de libras, que ocorreu de forma natural e pioneira na rede. O cliente precisa escanear um QR Code na farda do funcionário e ao acessar a plataforma, precisa inserir alguns dados cadastrais como nome e telefone, após esse processo, haverá o direcionamento em tempo real com um intérprete de libras que acompanhará o cliente em toda a finalização das compras.

“Essa ação não apenas facilita a comunicação durante a jornada de compra, mas também demonstra sensibilidade e respeito à diversidade, permitindo que os clientes surdos se sintam valorizados e compreendidos, promovendo, assim, a inclusão social”, destaca a assessoria de marketing.

Conforme a empresa Rede Mais afirma, essa iniciativa muda o acolhimento aos clientes, garantindo um melhor acesso à cidadania. Com a disponibilização do aplicativo e com atendimento ao vivo por intérpretes de libras, a empresa afirma que há uma preocupação genuína em atender às necessidades de seus clientes com deficiência auditiva: “Essa abordagem personalizada e inclusiva cria um ambiente mais amigável e acolhedor, quebrando barreiras de comunicação e permitindo que os clientes surdos se sintam mais confortáveis e confiantes durante suas compras. Além disso, o acesso ao aplicativo proporciona uma experiência de compra mais independente, pois os clientes surdos não precisam depender de terceiros para realizar suas transações”.


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