Início » GILMAR: MILITARES DEVEM RESPEITAR MEIOS INSTITUCIONAIS DO DEBATE

GILMAR: MILITARES DEVEM RESPEITAR MEIOS INSTITUCIONAIS DO DEBATE

  • por
Compartilhe esse post

Gilmar: Militares devem respeitar meios institucionais do debate | Política  | Valor Econômico
Reprodução

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou que os “representantes das Forças Armadas devem respeitar os meios institucionais do debate sobre a urna eletrônica”.

A declaração foi dada ontem (22), após a suposta ameaça feita pelo ministro Walter Braga Netto (Defesa) sobre a possibilidade de eleições em 2022 não ocorrerem, caso não haja voto impresso auditável em urnas eletrônicas.

Em publicação em seu perfil no Twitter, Gilmar defendeu que política é feita “sobretudo com respeito à Constituição”. Segundo ele, na democracia brasileira, “não há espaço para coações autoritárias armadas”.

Veja publicação:

A ameaça de Braga Netto teria sido feita no último dia 8 de julho ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

O jornal afirma que “o general pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável. Ao dar o aviso, o ministro estava acompanhado de chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica”.

Tanto Braga Netto quanto Lira negam que o episódio tenha acontecido. “Eu não mando recados. Eu não tenho interlocutor. Isso é mentiroso”, disse Braga Netto na manhã desta 5ª feira. “Mentira. Absurdo. Não existe essa história de golpe”, afirmou Lira.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *