Início » INSTITUIÇÕES APRIMORAM PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS E LGBTQAI+ PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

INSTITUIÇÕES APRIMORAM PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS E LGBTQAI+ PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

  • por
Compartilhe esse post

Jornada das Pretas 2021 - YouTube

As eleições de 2020 foram marcadas pelo significativo aumento do número de candidaturas negras e LGBTQIA+ em todo o país e a votação que essas candidaturas obtiveram foi expressiva – 13 mulheres negras e três mulheres transexuais conseguiram figurar entre as 10 candidaturas mais votadas nas grandes capitais do Brasil.

No entanto, das 88 mil candidaturas de mulheres negras que participaram das eleições de 2020, apenas 4,54% (pouco mais de 4 mil) foram eleitas. Isso mostra que há ainda grandes desafios para aumentar a representatividade política das mulheres negras e LGBTQIA+ e garantir o acesso dessas mulheres no espaço de decisão política.

Oxfam Brasil (@OxfamBrasil) | Twitter

Para dar suporte a uma discussão mais aprofundada é que a Oxfam Brasil e o Instituto Alziras se associaram ao Instituto Marielle Francisco e promoveram ontem (22), o webinar Jornada das Pretas 2021 – A política que queremos, com ativistas mulheres negras trans e cis de todo o Brasil que participaram das eleições de 2020.

A Jornada das Pretas2021 reuniu mulheres negras ativistas para promover a troca de saberes e sistematizar as experiências da participação política das mulheres negras nas eleições, além de construir uma agenda política de mulheres negras para potencializar suas candidaturas nas eleições de 2022.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *