O ministro Alexandre de Moraes determinou a instauração de inquérito solicitado pela Procuradoria-Geral da República, para investigar Otoni de Paula, Sérgio Reis e outras oito pessoas.
Além da abertura de inquérito, o ministro determinou oitivas dos investigados logo após a realização da busca e apreensão. Depoimentos devem ser dados ainda nesta sexta-feira (20).
O Ministro também definiu uma restrição dos investigados de aproximação de 1 km de raio da praça dos três Poderes, dos ministros do STF e dos senadores. Somente o deputado federal Otoni de Paula não está incluso na medida restritiva, em razão da necessidade do exercício de suas atividades parlamentares.
De acordo com o ministro, o objetivo com a determinação é “evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores ali lotados, bem como do público em geral que diariamente frequenta e transita nas imediações”, afirmou Moraes no despacho que autorizou a operação.
Além da ordem de restrição, também foi feito o bloqueio das redes sociais de Otoni de Paula, Sérgio Reis, e dos outros investigados. A ação foi feita, principalmente, por esse ser o principal portal por eles cometeram os crimes em análise.
*Com informações do Metrópoles.