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O TRANSPORTE PÚBLICO, A CÂMARA MUNICIPAL, O CIDADÃO E O DESGASTE PARA O PREFEITO ÁLVARO DIAS

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As paradas de ônibus coletivo estão sempre lotadas. Foto: José Aldenir/Agora RN

Houve tempo em que a Câmara Municipal de Natal (CMN) registrava publicamente a chamada “bancada do Seturn”. Era formada pelos vereadores que estavam comprometidos com o Sindicato do Transporte Urbano de Natal.  Essa “bancada” era até numerosa, eficiente e fazia um barulho danado quando os interesses das empresas do transporte público eram contrariados. Os usuários, o cidadão ou a cidadã que enfrentam horas nas paradas de ônibus sem qualquer conforto ou utilizam os ônibus que quanto mais superlotados mais rendem para os cofres das empresas, que se lixassem.

Para as gestões que passaram pela Prefeitura de Natal, nunca houve um interesse real para que acontecesse uma licitação transparente em busca de encontrar uma solução para melhorar a qualidade do transporte urbano da capital do estado. Todos ou quase todos os gestores foram coniventes com a supremacia do Seturn. O chamado faz de conta sempre imperou e, assim, as condições desse transporte urbano que serve a uma grande massa em momento algum foi favorável a quem dele se utiliza.

Agora, aproveitando o período de pandemia que perdura desde o mês de março de 2020, no momento em que a população teve que se recolher, escolas, indústrias, serviços e comercio praticamente ficaram paralisados, as empresas de transporte urbano de Natal reduziram drasticamente os seus lucros, mas também recolheram quase a totalidade de ônibus e mesmo na volta gradual à normalidade o Seturn foi fazendo retornar os ônibus em dosagens homeopáticas, enquanto cidadãs e cidadãos voltaram às suas atividades e a enfrentar ônibus superlotados e esperas intermináveis  para chegar aos seus destinos com a sensação de que continua a ser abandonado pelo poder público.

Foto: InterTV Cabugi/Reprodução

Nesse jogo de empurra entre o poder público e as empresas de transportes urbanos, a população sempre sai perdendo e ultimamente a vítima também tem sido o prefeito Álvaro Dias que, pressionado pelas lideranças comunitárias que não param de reivindicar um melhor tratamento para os usuários do transporte público através de seus movimentos, e contando com o apoio de parcela considerável de integrantes da Câmara Municipal de Natal, começa a se sentir isolado nessa luta titânica, mas tentado a tomar a iniciativa que seus antecessores evitaram.

No tocante ao problema da qualidade do transporte coletivo de Natal que já fez a sua recente vítima com a renúncia do titular da STTU, Paulo César Medeiros em meio às prometidas mudanças nas linhas de ônibus, a pressão dos líderes comunitários tem aumentado a cada dia na mesma proporção em que a insatisfação dos usuários se torna insuportável e com consequência imensurável.

Com o envolvimento de vereadores respaldando os movimentos comunitários em defesa de um transporte público de qualidade e mesmo com o surpreendente silêncio da bancada formada pelos partidos de esquerda, já não se fala mais na existência da “bancada do Seturn”, mas nos labirintos da Câmara Municipal de Natal os cochichos dão conta de que a pressão anteriormente exercida sobre integrantes do Palácio Frei Miguelinho, apenas mudou de endereço. Está em outro patamar.

E como esses cochichos ouvidos nos corredores da CMN vão se amplificando com revelações mais claras, é provável que num próximo capítulo o www.blogtuliolemos.com.br faça revelações indesejáveis.


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