A governadora Fátima Bezerra (PT) declarou nesta sexta-feira (24) que irá sancionar, durante a instalação provisória da sede do Governo do Estado em Mossoró, a lei que extingue a lista tríplice para nomeação de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A garantia foi feita pela gestora em reunião com a reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Fátima Raquel Rosado Morais; a reitora eleita, Cicília Maia; o vice-reitor eleito, Chico Dantas e o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN, Elineudo Melo.
O Projeto de Lei nº 251, para extinção da formulação de lista tríplice para escolha do reitor na instituição, é de autoria do Governo do Estado e foi aprovado Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (23). De acordo com Fátima, essa é uma importante conquista em defesa da democracia. “Nós vamos acabar com essa história de governador, de gestor, não nomear aquele ou aquela que foi o mais votado no processo de escolha da comunidade”, afirmou.
A reitora em exercício, Fátima Raquel, comemorou a garantia da governadora em sancionar o projeto. “Esse é um antigo sonho da nossa comunidade acadêmica. Agora temos a segurança de que toda escolha que a nossa comunidade fizer será respeitada, independente do governador ou governadora que esteja ocupando esse espaço”.
Ainda durante a reunião, foram tratadas outras pautas importantes para a UERN. A governadora reafirmou o compromisso com a autonomia financeira da instituição, cujo projeto está em fase final e em breve deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa. Ainda foi discutida a autorização para a realização de concurso público para servidores técnicos e docentes da universidade.
Mudanças
O Governo do RN se instala na sede da UERN, em Mossoró, entre 28, e 30 de setembro, em homenagem ao pioneirismo na abolição da escravatura na cidade. No mesmo período, acontece o aniversário da UERN. Fátima Bezerra, que é chanceler da Universidade, participará da Assembleia Universitária dos 53 anos da UERN, ocasião em que a professora Cicília Maia será empossada no cargo de reitora e o professor Chico Dantas passará a ser vice-reitor.