Início » UNB RECEBE O 6º ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROMOVIDO PELA CONTAG

UNB RECEBE O 6º ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROMOVIDO PELA CONTAG

  • por
Compartilhe esse post

O principal objetivo do evento é promover uma reflexão sobre o atual contexto político do país.

Com o lema “Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar”, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), federações e sindicatos filiados promovem o 6º Encontro Nacional de Formação (6º ENAFOR) na semana de 23 a 27 de maio de 2022, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB).

O 6º ENAFOR marca a retomada das grandes ações em formato presencial do movimento sindical e contará com a participação de aproximadamente 1.000 pessoas de vários estados brasileiros. “Com todos os cuidados que o momento ainda exige de enfrentamento à Covid-19, vamos realizar o encontro reafirmando a importância do trabalho de base e dos processos de formação política para o movimento sindical”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“É importante destacar que o 6º ENAFOR acontece em um contexto marcado pelo avanço do conservadorismo, pelo desmonte de direitos, pelo aumento da fome e de todas as formas de violência, pelo aumento da criminalização dos movimentos sociais, sindicais e populares, pelo ataque à democracia e ao pensamento crítico, especialmente ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto.

O principal objetivo do evento é promover uma reflexão sobre o atual contexto político do país, destacando as eleições; violência estrutural; educação popular, feminismo, sustentabilidade política e organização de base; agricultura familiar, reforma agrária e agroecologia como territórios do bem viver e comunicação popular na Era Digital. Para isso, o evento conta com a força dos sujeitos do campo, da floresta e das águas afirmando a importância da defesa da vida, da educação popular emancipadora e transformadora, do trabalho de base e da democracia participativa com soberania popular.

“Nós sabemos o quanto a formação é importante nesse cenário em que estamos vivendo e, quando olhamos para as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas, essa importância tem um peso ainda maior. Foram essas mulheres que plantaram a semente da formação no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e foi a partir desse lugar que nos fortalecemos como sujeitos políticos e nos preparamos para ocupar os espaços dentro e fora do movimento”, avalia a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

O evento, que vem sendo realizado desde 2005, com caráter formativo, contará nesta edição com uma ampla programação que incluí palestras, oficinas e debates, além do lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e da Marcha das Margaridas 2023.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *