Início » FIOCRUZ VAI PRODUZIR NO BRASIL O PRIMEIRO ANTIVIRAL ORAL CONTRA COVID-19

FIOCRUZ VAI PRODUZIR NO BRASIL O PRIMEIRO ANTIVIRAL ORAL CONTRA COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz anunciou nesta quinta-feira (5) que assinou um acordo de cooperação tecnológica com a farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme com o objetivo de produzir no Brasil o molnupiravir, primeiro antiviral oral para o tratamento da Covid-19.

O acordo foi assinado na terça-feira (3) e o medicamento recebeu ontem (4), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), a autorização de uso emergencial no país. O pedido à Anvisa foi protocolado em novembro de 2021.

Nesse primeiro momento, a Fiocruz será responsável pela importação, administração, testagem, armazenagem, embalagem, rotulagem, liberação e fornecimento do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). A transferência da tecnologia para a produção 100% nacional será viabilizada ao longo dos próximos dois anos, após avaliação das condições técnicas e demanda do SUS pelo molnupiravir.

O acordo prevê ainda a condução de ensaios clínicos para verificaão da eficácia em um eventual uso profilático para a covid-19, além de estudos experimentais da atividade do medicamento contra vírus como o da dengue e da chikungunya.

De acordo com a farmacêutica, o molnupiravir reduz de forma significativa as hospitalizações e até 89% da mortalidade por covid-19 e poderá ser usado no tratamento de pacientes de covid-19 maiores de 18 anos, não grávidas, que não precisam de oxigênio suplementar e apresentem risco de evolução para a forma grave da doença, com necessidade de prescrição médica.

O estudo clínico global de fase 3, iniciado em abril do ano passado, teve sete centros no Brasil, sendo três em São Paulo, um em Brasília, um em Belo Horizonte, um em Curitiba e outro em Bento Gonçalves (RS).

Com informações da RedeTV!


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *