Início » Arquivos para 25 de julho de 2021, 11:56h

julho 25, 2021


CRÔNICA POR MARCELO ALVES: AMANTE

  • por
Compartilhe esse post

Por: Marcelo Alves Dias de Souza – Procurador Regional da República – Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

Recebi da amiga e confreira da Academia Norte-rio-grandense de Letras Lalinha Barros, emprestado (e devolverei, asseguro), o livro “Memórias esparsas de uma biblioteca” (Coedição Escritório do Livro e Imprensa Oficial, 2004), do bibliófilo José Mindlin (1914-2010). Genibaldo e Lalinha são meus vizinhos. Em tempos de pandemia, ela me disse: “Vou dar um pulo na porta do seu apartamento. Para emprestar um livro. Você vai gostar”. Eu adorei.

Mindlin, que exerceu muitos papéis na vida – de jornalista a advogado, de empresário a escritor e membro da Academia Brasileira de Letras – foi o nosso mais célebre bibliófilo. E nos dois sentidos da palavra, como colecionador de obras raras e como amante/amigo dos livros. Gente boníssima, portanto. Muito embora, cá entre nós, até para evitar mais gastos de que já tenho com livros e assemelhados, eu suplique, para a minha singela pessoa, ser apenas dotado da segunda qualidade, a de amante (de livros), sem os custos, digamos, do “casamento”.

As “Memórias” de Mindlin são cheias de histórias sobre livros que eu desconhecia. Sobre tipografias, editoras e edições raras. Sobre livrarias, sebos e antiquários. Interessantíssimas. Mas trata-se também de um livro sobre pessoas. Sobre tipógrafos/editores. Sobre bibliotecários. Sobre livreiros. Do Brasil e do exterior. Na verdade, sobre amantes de livros. Afinal, o que seriam destes se não fossem as pessoas para lê-los, mas, também, para guardá-los e adorá-los. Algumas histórias merecem destaque. E aqui o faço indo do mais distante ao mais particular.

Tocou-me a narrativa sobre os livreiros/antiquários ingleses. A Maggs Bros, Quaritch e a Francis Edward, alguns deles situados na Old Bond Street, em Londres, cujos proprietários Mindlin enfaticamente elogia pela honestidade. É uma área que conheço razoavelmente. Morei não muito longe. Mas nunca me apercebi dessas casas. Ou não entendo de antiquários de livros ou eles já haviam fechado as portas no meu tempo. Talvez as duas coisas. De toda sorte, posso assegurar o bom preço e a honestidade dos simples sebistas da capital do Reino Unido.

Adorei as referências a vultos da história “livresca” do Brasil. Como Francisco de Paula Brito (1809-1861), empresário, editor, jornalista, escritor, tradutor, ativista e muitas coisas mais. Foi talvez o nosso maior “tipógrafo” (que, a seu tempo, fazia as vezes de editora). Foi o primeiro a publicar Machado de Assis (1839-1908), e isso já diz tudo. Como Rubens Borba de Moraes (1899-1986), grande bibliotecário, bibliógrafo e bibliófilo. Pioneiro no Brasil nessa coisa de ciência dos livros e assemelhados. Foi nada menos que diretor da biblioteca da ONU, em Nova Iorque. Escreveu uma “Bibliographia brasiliana” (1958), até hoje referência no tema, e o manual “O bibliófilo aprendiz” (1965), entre outros títulos. Como um “irmão mais velho”, Borba legou sua enorme coleção de raridades a Mindlin.

A passagem de Mindlin por Natal, que junta João Cabral de Melo Neto (1920-1999), Zila Mamede (1928-1985) e outras figuras da terra, merece eco. Zila preparava uma biobibliografia do poeta pernambucano. Ela “já tinha feito uma biobibliografia de Câmara Cascudo. Era bibliotecária de profissão, mas seu maior destaque no mundo intelectual brasileiro foi de excelente poeta. Publicou vários livros que mereceram muitos elogios de Manuel Bandeira, João Cabral e Carlos Drummond de Andrade, de quem se tornou grande amiga pessoal. Infelizmente, faleceu ainda jovem, de um colapso cardíaco em pleno banho de mar. (…). Zila, por sua vez, nos convidou para ir a Natal, levando uma exposição de desenhos de Di Cavalcanti que o MAC possuía. Fomos, e através de Zila fizemos outras amizades. Entre elas com Lalinha e Genibaldo Barros, Selma Bezerra e Fran Martins, que há anos vinha publicando uma revista literária – Clan, que eu conhecia mas não possuía”. Turma boa, incluindo meus vizinhos. E fato histórico.

Por fim, comoveu-me a lição: “Não se deve hesitar quando um livro desperta interesse, e é melhor se arrepender de ter comprado do que de não ter”. Há o risco de cair-se na bibliomania, desordem compulsiva de adquirir livros desvairadamente, é vero. Mas também já se disse – e que minha mulher não escute – que a melhor forma de livrar-se de uma compulsão é render-se a ela.

Marcelo Alves Dias de Souza – Procurador Regional da República – Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL


Compartilhe esse post

NATÁLIA BONAVIDES: “SUS É UM PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

“O Sistema Único de Saúde é um dos mais extraordinários sistemas de saúde pública do mundo. Quando pensamos num sistema universal, público e gratuito o SUS é a nossa referência”, pontuou a deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) ao ser vacinada contra a covid-19, na Unidade de Saúde da Família Rocas, na Zona Leste de Natal.

Por meio de publicação nas redes sociais, ela declarou:

“Hoje pude ser vacinada gratuitamente, sendo atendida por profissionais maravilhosas, na Unidade Básica de Saúde do meu bairro, aqui do lado de casa. É incrível pensar em tudo que essa direita faz para desmontar o SUS e que mesmo com todos os ataques sofridos, com a política de teto de gastos, com os cortes orçamentários, tenhamos um sistema como esse. Defender o SUS é uma tarefa de todas e todos nós! Derrotar o projeto assassino de Bolsonaro é defender o SUS de uma milícia que roubou ao invés de vacinar seu povo. O SUS FICA, Bolsonaro sai!”

Natália Bonavides


Compartilhe esse post

PARNAMIRIM. SUSPEITA NA CONTRATAÇÃO DE VEÍCULOS PARA A SECRETARIA DE SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

Prefeitura de Parnamirim
Reprodução

O anúncio de um pregão eletrônico pela prefeitura de Parnamirim, para contratação de empresas para prestação de serviço de locação de veículos e motocicletas, gerou desconfiança pela exigência de um item de veículos zero km e na contratação de ambulâncias, essa exigência não é feita.

O pregão eletrônico número 031 vai ser realizado na manhã desta segunda-feira, 26 de julho, com abertura das propostas às 08:00h.

De acordo com informações recebidas pelo blog Tulio Lemos, a Prefeitura acerta quando exige veículos zero km, mas erra e levanta suspeitas quando a exigência não é total.

No caso das ambulâncias, que deveria também ser exigido que os veículos fossem zero km, a exigência cai para o ano de 2018. A secretaria de Saúde de Parnamirim não justificou a mudança na exigência de anos mais velhos para ambulâncias.


Compartilhe esse post

CURTINHAS DO BLOG

  • por
Compartilhe esse post

INTERIOR

A governadora Fátima Bezerra cumpriu agenda mesclada com administração e política neste fim de semana no Oeste Potiguar. Receptividade muito boa, entre populares, lideranças e políticos de mandato. A irmã de Tetê ficou animada com o contato popular.

LÍNGUA

Há um ditado antigo do tempo de nossos bisavós que diz: “Quem muito fala, muito erra.” Os avós do senador Styvenson Valentim esqueceram de passar essa recomendação ao capitão, que tem sido constantemente traído pela própria língua.

AGRESSÃO

Styvenson, no ápice de seu ‘sincericídio’, ao falar sobre as agressões sofridas por uma mulher, disse que não sabia o que a vítima havia feito para ‘merecer dois tapas’. Postura inadmissível duplamente, pois como Capitão PM, é seu dever proteger; como senador, a proteção deveria ser ainda mais abrangente e não estimular indiretamente agressão às mulheres. Pisou feio na bola; tentou justificar e só piorou a situação.

REAÇÕES

As reações contra a fala de Styvenson vieram de todo lado e ganharam até repercussão nacional. Se pensava em candidatura ao Governo do RN, o senador conseguiu um adversário de peso que sepultou a possibilidade ainda no nascedouro: Sua língua.

CUIDADO

No momento em que vivemos, de permanente rigor de julgador nas redes sociais, os políticos precisam pensar muito antes de abrir a boca. Uma frase infeliz pode custar um mandato.

LEMBRANÇA

Só a título de lembrança, na eleição do ano passado, Rosalba Ciarlini caminhava para renovar o mandato de prefeita de Mossoró. Em um debate, a mulher de Carlos Augusto disse uma frase infeliz, interpretada como humilhação ao então adversário Alysson Bezerra. Resultado: Um novato sem nenhuma estrutura política ou familiar, foi eleito prefeito de Mossoró derrotando todos os Rosado juntos por conta do descontrole da língua de Rosalba.

GRANA

Sherloquinho diz que uma certa figura de Parnamirim, para comemorar o empréstimo de 100 milhões de reais aprovado pela Câmara, realizou um jantar regado a vinho francês e paçoca de pilão. Teve a participação de três secretários que conversavam até sobre os possíveis beneficiários do empréstimo milionário. O Coronel, quando viu a presepada, ‘pegou o beco’ e saiu de fininho. O que é que tá havendo?

AFASTAMENTO

Por falar em Parnamirim, a semana foi movimentada na Câmara da cidade, com pedido de afastamento de dois vereadores. Como será que o presidente Wolney vai agir agora? O que se sabe é que o presidente da Câmara costuma proteger envolvidos em esquemas. Se a Justiça determinar o afastamento, ele vai convocar os suplentes e vai tentar enganar o Judiciário novamente até que os parlamentares consigam uma liminar generosa?

APOIO

O deputado Federal Benes Leocádio tem recebido muitas manifestações de apoio à sua candidatura ao Governo do Estado por parte de prefeitos e outras lideranças interioranas. Benes é municipalista, de acesso fácil e simples na conversa.

FORÇA

O apoio de prefeitos não significa ter votos no município. A história da política potiguar já mostrou que houve candidatos com apoio de mais de 120 prefeitos e não foi sequer ao segundo turno. Nem sempre tem o apoio de prefeito é bom negócio. Se houver desgaste, o candidato recebe a pancada por tabela.

DIFICULDADE

Alguns prefeitos reclamam o tratamento que recebem da governadora Fátima Bezerra. Pelas críticas, não houve mudança no tratamento dispensado por Fátima com o que foi feito por Robinson. Ou seja: Não recebia ninguém, não ligava e nem atendia ligação.

MUDANÇA

Sherloquinho andou pela governadoria e ouviu que Fátima vai mudar esse estilo de não atender prefeito ou outras lideranças. Vai disponibilizar espaço especial na agenda para conversar com o povo do interior.

VERTICALIZAÇÃO

Como não existe verticalização na eleição, poderá haver cruzamento de votos entre as chapas majoritárias. Há quem queira votar em um candidato a governador de um lado e o senador de outro. O eleitor é livre e não se vincula a chapas. Escolhe quem quer.

DEPENDÊNCIA

A candidatura do ministro Rogério Marinho ao Senado é dependente de duas situações: Conseguir repassar aos municípios o que vem sendo prometido e não ser atingido pela hemorragia eleitoral que produz anemia no Governo Bolsonaro.

INTROMISSÃO

Absolutamente descabida a reclamação do senador Jean Paul Prates em relação ao fato de Benes Leocádio ter sido escolhido coordenador da bancada Federal do RN e ter, dias após, lançado o nome como candidato a governador. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Benes pode exercer a coordenação da bancada e ser candidato de oposição.

CANDIDATO

A derrota de um Habeas Corpus na Justiça Eleitoral do RN, fez o ex-deputado Henrique Alves ficar de orelha em pé e repensar seus planos de candidatura no ano que vem. Cada vez que bota a cabeça fora pensando em política, o filho de Aluízio pode virar alvo a ser abatido pelos processos que não terminaram.

RECURSO

O ex-deputado Henrique Alves diz que sua preocupação não é com a questão eleitoral, mas com a reversão dos processos que tramitam no Judiciário. O filho de Aluízio recorreu do processo do TRE e espera ser vitorioso em Brasília.

ILUSÃO

Quem conversou recente com o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, sentiu uma revolta por não ter sido o nome da oposição para enfrentar Fátima Bezerra. Alega que foi atropelado por Benes. Sério que Júlio acreditou que poderia ser o candidato a governador pela oposição?

MUDANÇA

O fato do presidente Bolsonaro ter valorizado o Centrão ao levar Ciro Nogueira para o Palácio, animou o ministro Fábio Faria a se filiar no PP e até ver seu nome ventilado como vice na chapa do presidente. Na verdade, apesar de ser um fiel defensor do Governo, Fábio Faria não agrega nada ao projeto de reeleição do presidente. Ele já é do grupo; é necessário somar para fortalecer.

FOGO AMIGO

A disputa interna entre os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho não está nem perto do fim. Rogério identificou o fogo amigo fritando seu nome na frigideira do Planalto e prepara contra ataque contra o genro de Sílvio Santos. No estilo frozen, o filho de Valério é adepto de consumir frio o prato da vingança.

SILÊNCIO

A governadora Fátima Bezerra está muito silenciosa em relação ao cenário político de sua sucessão. Faz certo. Faz errado quando silencia sobre situações que envolvem o Governo. Às vezes, o silêncio do governante alimenta uma mentira que pode se transformar em verdade.


Compartilhe esse post

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ESPOSA DE CARLOS EDUARDO DIZ QUE SENADOR STYVENSON DEMONSTROU O SEU DESPREZO, DEBOCHE E DESRESPEITO

  • por
Compartilhe esse post

Ontem (24), o senador Styvenson Valentim, mais uma vez, demonstrou despreparo para abordar determinados assuntos. Desta vez, escorregou feio ao emitir comentários misóginos, carregados de culpabilização da vítima. Em vídeo que está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp, o senador e capitão da PM, Styvenson Valentim (Podemos-RN), declara que a mulher agredida por um policial militar no Rio Grande do Norte, neste mês de julho, pode ter merecido a agressão.

SENADOR STYVENSON: “EU SEI LÁ O QUE ESSA MULHER TAVA FAZENDO PARA MERECER DOIS TAPA”, SOBRE MULHER QUE APANHOU DE POLICIAL NO RN

Vale destacar que os policiais que participaram da operação já foram afastados por determinação da governadora Fátima Bezerra e a PM abriu inquérito administrativo para apurar a conduta dos agentes.

Ainda neste sábado (24), a esposa de Carlos Eduardo (PDT), Andréa Ramalho, que é secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal e Presidente Estadual da AMT PDT/RN, por meio das redes sociais, disse:

“Mais uma vez venho aqui falar com vocês trazendo a minha indignação! Mais uma vez não posso me calar diante dos absurdos que vemos constantemente contra NÓS Mulheres. A manifestação externada pelo Senador Styvenson Valentim que demonstrou o seu desprezo, deboche e desrespeito…”

Andréa Ramalho

Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180 / Acolhe Mulher: 0800 281 8000

SENADOR STYVENSON RIDICULARIZA AGRESSÕES SOFRIDAS POR JOICE HASSELMANN


Compartilhe esse post

BOLSONARO PROMETE REVELAR FRAUDE ELEITORAL DE 2014 NA QUINTA (29)

  • por
Compartilhe esse post

Jair Bolsonaro
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar, neste sábado (24), em conversa com apoiadores, que vai apresentar na próxima quinta-feira (29), provas de fraude nas eleições de 2014, nas quais, segundo alega, o candidato Aécio Neves (PSDB) teria vencido a então presidente Dilma Rousseff (PT).

“Tenho dados assustadores para mostrar com linguagem popular na quinta-feira. Vocês vão ver. Vou convidar toda a imprensa, demonstrar tudo bem devagar, com linguagem bem simples. Chega de ser enganado”, disse o chefe do Executivo em live transmitida pelo Instagram do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Na ocasião da fala, o presidente recebia apoiadores que foram ao Palácio da Alvorada visitá-lo em motorhomes. Na terça-feira (20), em entrevista à rádio Itatiaia, o mandatário do país afirmou que um “hacker do bem” fará apresentação à imprensa no Palácio do Planalto com fotografia minuto a minuto. No entanto, Bolsonaro ainda não tinha revelado a data do momento.

“Eu só consegui ser eleito porque tive muito voto, se fosse uma votação normal, bigode a bigode, como diz na gíria, a gente teria perdido as eleições. Eu vou comprovar que Aécio Neves ganhou as eleições de 2014”, disse o chefe do Executivo nacional. Questionado como fará a comprovação, Bolsonaro afirmou: “Com um ‘hacker do bem’, um pessoal que entende de informática e mostrando”, argumentou.

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

BOLSONARO SE IGUALA A DILMA EM NÚMERO DE TROCAS NA CASA CIVIL

  • por
Compartilhe esse post

Isac Nóbrega/PR

A mais recente reforma ministerial anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o coloca em pé de igualdade com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no número de trocas feitas na Casa Civil em um mesmo mandato: quatro. Para efeitos dessa análise, só foram contados os ministros titulares, não os interinos eventuais. A pasta é uma das de maior prestígio dentro do governo, funcionando como uma espécie de coordenação-geral das atividades de cada administração.

Henrique Hargreaves foi o homem forte de Itamar Franco quando a pasta assumiu os moldes que tem hoje, em 1992. Ele chegou a ficar meses afastado por uma denúncia de corrupção, mas retornou ao posto após a investigação exonerá-lo de culpa.

Em seus dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve somente dois ministros na Casa Civil: Clóvis Carvalho, no primeiro, e Pedro Parente, no segundo. Foi o período mais estável da pasta. No primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estiveram no comando do órgão José Dirceu, até cair quando eclodiu o escândalo do Mensalão, e Dilma Rousseff – que ficou 38 meses no cargo, seguindo na segunda gestão do petista até quase o fim, quando foi escolhida candidata por Lula para sucedê-lo.

Antonio Palocci, Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante foram ministros nos primeiros quatro anos de Dilma. No segundo mandato, já ameaçada pelo impeachment, ela fez um total de quatro trocas na pasta. Na gestão Michel Temer (MDB), que substituiu Dilma após o impeachment e durou pouco mais de dois anos, o chefe da Casa Civil foi um só: Eliseu Padilha.

A princípio, Bolsonaro colocou na Casa Civil seu fiel aliado Onyx Lorenzoni, deputado licenciado pelo DEM do Rio Grande do Sul. Ele ocupou o posto até fevereiro de 2020, quando Bolsonaro, insatisfeito com o desempenho de Onyx, abriu mais espaço no governo para os militares e nomeou o general Walter Souza Braga Netto. Este, por sua vez, ficou 11 meses no cargo e foi sucedido pelo também general Luiz Eduardo Ramos.

Agora, apenas quatro meses depois da última troca, o generalato deve ceder espaço para um político profissional: o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Com poucas pontes políticas, Ramos só perde em tempo no cargo para Eva Chiavon, que ficou dois meses no posto, quando Dilma já se via ameaçada pelo impeachment, e para o próprio Lula – o petista teve a nomeação suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) um dia após tomar posse na pasta.

Veja abaixo as trocas na Casa Civil em cada governo:

Bolsonaro completou dois anos e meio de governo e busca a reeleição em 2022. Nenhum dos antecessores realizou o mesmo número de trocas na Casa Civil em um primeiro mandato.

A mudança coloca no coração do governo a marca do Centrão, bloco de partidos de centro e centro-direita que compõem a base de apoio de todos os governos desde a redemocratização. O selamento da aliança com o governo Bolsonaro levou alguns meses para ocorrer, porque o presidente, quando candidato, criticava duramente o que chamava de “toma lá, dá cá” e rechaçava a composição com o bloco, apontado como algo maléfico. Na campanha, ele afirmou que os dirigentes do Centrão eram “a alta nata de tudo o que não presta no Brasil”.

Depois de meses tentando negociar apenas via bancadas temáticas — como a evangélica, a da segurança pública e a do agronegócio —, Bolsonaro cedeu e começou a abrir espaço no governo para acomodar integrantes do bloco. Na última quinta-feira (22/7), ele chegou a dizer que nasceu do próprio bloco para defender a aliança. “Eu sou do Centrão”, afirmou.

Além de atender ao Centrão, a indicação de Ciro Nogueira também busca melhorar a relação com o Senado Federal, que ainda não possui nenhum representante na Esplanada dos Ministérios. As mudanças ocorrem no momento em que o governo se vê acuado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que tem apurado denúncias de irregularidades na negociação de vacinas contra a Covid-19 e desgastado a imagem do Executivo federal.

Atualmente, o parlamentar faz parte da tropa de choque governista na CPI. No passado, no entanto, já apoiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Em 2017, durante entrevista à TV Meio Norte, Ciro afirmou que Bolsonaro “tem um caráter fascista”. Bolsonaro contemporizou os comentários alegando que “as coisas mudam”.

Ainda nesta semana, Bolsonaro confirmou a troca a informou que a mudança deve ocorrer nesta segunda-feira (26/7).

“A princípio é ele [Ciro Nogueira]. Conversei com ele já, ele aceitou. Acertamos os ponteiros, e a gente toca o barco. É pessoa que conheço há muito tempo. Fui mais da metade dos meus 28 anos de Câmara do Progressistas [partido de Ciro Nogueira]”, disse o chefe do Executivo nacional durante entrevista à rádio Banda B, parceira do Metrópoles.

Atribuições da Casa Civil

Em 1992, no governo Itamar Franco, uma medida provisória conferiu à Casa Civil o status de ministério. As predecessoras da pasta foram o Gabinete Civil e a Secretaria da Presidência da República.

Entre as atribuições da Casa Civil, está o assessoramento direto do chefe do Poder Executivo. Por essa função, a pasta é tida como uma das mais importantes dentro do governo. O ministro despacha no próprio Palácio do Planalto, no quarto andar, um andar acima do gabinete presidencial. A pasta é também responsável pela coordenação com os demais ministérios e costuma articular reuniões ministeriais.

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

PP DESPACHA BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

PP despacha Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro ensaiou filiar-se ao PP, mas os donos do partido, Arthur Lira e Ciro Nogueira, preferem despachá-lo para algum outro lugar.

Segundo O Globo, “nas últimas semanas, Arthur Lira tentou convencer o presidente do PSL, Luciano Bivar, a retomar o diálogo com Bolsonaro e filiá-lo novamente ao partido”.

“Como a conversa não evoluiu, Lira e Ciro Nogueira tentarão convencer Bolsonaro a insistir nas conversas com outras siglas menores. Na última quinta-feira, o presidente revelou, durante uma transmissão ao vivo, que esteve com José Maria Eymael, do Democracia Cristã”.

Uma parte do PP está fechada com Lula. Outra já se acertou com João Doria. Arthur Lira e Ciro Nogueira apoiam o Bolsonaro, mas se preparam para sobreviver à sua derrocada.

*Com informações de O Globo


Compartilhe esse post

SENADOR STYVENSON RIDICULARIZA AGRESSÕES SOFRIDAS POR JOICE HASSELMANN

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

Também durante live neste sábado (24), o senador  Styvenson Valentim (Podemos) comentou as agressões sofridas e denunciadas à Polícia Legislativa pela deputada federal Joice Hasselmann (sem partido). De acordo com o Senador Capitão, fazendo gestos e gozação, as agressões são resultado de “chifre ou de pó… uma cheirada muito louca”. 

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 23.jul.2021

O mais que escandaliza é que, em nenhum momento, o senador potiguar se compadeceu ou se solidarizou com a colega parlamentar que perdeu dois dentes, fraturou ossos da face e uma costela, além de cortes no joelho e cotovelo.

Independentemente das circunstâncias estranhas do ocorrido, a violência praticada contra uma mulher é um fato objetivo, inquestionável e que tem que ser investigado.

SOBRE O CASO

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) acionou o Conselho Nacional do Ministério Público nesta 6ª feira (23.jul.2021) para pedir a investigação sobre as agressões que sofreu em seu apartamento em Brasília na madrugada do último domingo (18.jul.2021). Em conversa com o Poder360, a deputada disse já ter 2 suspeitos, nega ter sofrido violência doméstica e diz que pediu à Polícia Legislativa da Câmara para reforçar a segurança nos prédios de apartamentos funcionais.

Por cerca de 2 horas, Joice relatou à promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gabriela Manssur, o episódio, do qual ela diz não se lembrar, e a reação de pessoas na internet que a acusam de estar acobertando um caso de agressão contra a mulher, além de ameaças. Manssur é integrante da Ouvidoria da Mulher no CNMP.

“Estou levantando todas as informações para encaminhar ao Ministério Público. Vou encaminhar todo tipo de violência política e de gênero cometida contra mim. Se eles estão achando que, porque eu estou fisicamente debilitada, eu vou deixar que esse tipo de crueldade siga, eu não vou mesmo. Se acharam que eu ia me assustar, não me conhecem. Se acharam que iam me parar, perderam a chance. Não vou deixar colocarem um bode expiatório nesse caminho”, disse.

Sérgio Lima/Poder360 – 23.jul.2021. Joice Hasselmann exibe curativo no queixo e diz que não deixará que caso a assuste

O caso já está sendo investigado pela Polícia Legislativa da Câmara e por policiais da Polícia Civil de São Paulo. Ela também prestou depoimento aos agentes legislativos na 6ª feira.

De acordo com Joice, se tivesse sido vítima de um caso de agressão doméstica, seria “a primeira a estar batendo panela” contra. “Eu seria a 1ª a pedir prisão. Com quem quer que seja. Poderia ser meu pai, meu irmão, meu marido. Eu jamais compactuaria com isso”, disse.

*Com informações de Território Livre TN e do Poder 360


Compartilhe esse post

JÚLIA ARRUDA SOBRE PROGRAMA ACOLHE: “NECESSÁRIO NUM MOMENTO DE TANTA DOR, DIFICULDADES E PERDAS IRREVERSÍVEIS”

  • por
Compartilhe esse post

Vereadora Júlia Arruda emite nota de esclarecimento - Blog do BG
Foto: Elpídio Júnior – CMN.

A Secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no Rio Grande do Norte (RN), Júlia Arruda, sinalizando matéria da BBC, intitulada “Brasil tem 1 órfão a cada 5 minutos: pensamos que crianças não são afetadas mas, é o oposto”, por meio das redes sociais ressaltou, neste sábado (24), que a pandemia da COVID-19 já deixa mais 113 mil crianças e adolescentes órfãos de mãe, pai ou ambos no Brasil, no período de março de 2020 a abril de 2021.

Muitas famílias perderam pais ou mães que eram as principais fontes de renda da casa — Foto: Getty Images via BBC
Muitas famílias perderam pais ou mães que eram as principais fontes de renda da casa — Foto: Getty Images via BBC

Destacando que, se consideradas crianças que tinham como principal cuidador os avós/avôs, esse número salta para 130 mil no país. “São dados alarmantes que ligam o alerta de toda a rede de proteção à infância“, comenta Júlia Arruda. Aqui no RN, dados do Consórcio Nordeste apontam que há cerca de 600 crianças e adolescentes órfãos da pandemia, de forma bilateral (morte do pai e da mãe) ou monoparental (perda apenas da mãe).

Solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-RN) I Foto: Sandro Menezes/Assecom

“É para eles que a governadora Fatima Bezerra anunciou nessa semana o Programa Rio Grande do Norte Acolhe, voltado à proteção social de crianças e adolescentes em situação de orfandade. O objetivo é que recebam do estado um auxílio no valor de R$ 500 até completarem a maioridade”.

Júlia Arruda

COVID-19: ÓRFÃOS DA PANDEMIA TERÃO AUXÍLIO DE R$ 500 DO GOVERNO DO RN

O Programa RN Acolhe será mantido pela Secretaria Estadual Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, numa articulação com a @semjidhrn e municípios. Segundo a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, é um amparo social necessário num momento de tanta dor, dificuldades e perdas irreversíveis.

Veja publicação:


Compartilhe esse post