Mel de Jandaíra, os queijos do Seridó, a flor de sal que é produzida em salinas potiguares, a tilápia cultivada com rastreamento. Esses são apenas alguns exemplos de produtos diferenciados que são alvo de iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para compor um catálogo de produtos com a cara do Rio Grande do Norte.
A ideia é dar visibilidade e ampliar a comercialização dos alimentos e bebidas diferenciados produzidos pelos pequenos negócios. Pesquisas indicam que 39% das empresas com produtos e serviços diferenciados aumentam as chances de sobrevivência. Os produtos selecionados que vão integrar uma grande ação de mercado para os Alimentos Brasileiros Diferenciados, com promoção desses produtos nacionalmente.
Nessa primeira etapa, será feito um levantamento prévio dos empreendimentos com potencial para entrar no rol de alimentos diferenciados que carregam o DNA potiguar. Serão considerados aqueles alimentos e bebidas in natura e processados que tenham as seguintes características: tradicionais, coloniais, típicos, regionais e artesanais.
Para participar, os empreendimentos precisam ser um pequeno negócio produtor de alimentos, in natura ou processados, ou bebidas, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou produtor rural.
“Estamos buscando produtores que tenham alguns desses alimentos regionais, locais ou artesanais para selecionarmos e inseri-los em portfólio nessa grande vitrine que vai ficar disponível para o Brasil inteiro”, explica a analista técnica da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega. Ela ainda destaca o diferencial desses produtos, que precisam ter a marca do estado. “São produtos que contam história de uma determinada região, de um determinado local, como temos muitos aqui, no Rio Grande do Norte, os nossos terroir. Esses são produtos potenciais”, concluiu.
Os produtores interessados podem se cadastrar gratuitamente até o dia 5 de outubro em formulário disponível AQUI.