“Buscamos soluções concretas para revitalizar essa área crucial para Natal, promovendo desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida dos moradores. Vamos propor soluções com base no que a população falou, principalmente os comerciantes, os lojistas e as entidades representativas”, afirmou o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), ao falar sobre a instalação do comitê multidisciplinar em favor dos bairros da Cidade Alta e Ribeira, que compõem o chamado Centro de Natal, em audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (9).
“Acreditamos que, ao trabalhar em conjunto e implementar essas ações, poderemos resgatar o potencial econômico e social da região, criando ambiente atrativo, seguro e próspero para toda a sociedade. O que foi discutido na audiência pública tem que ter sequência, precisamos dar continuidade. Por isso vamos procurar os órgãos públicos e não só enviar ofícios. Esse trabalho que nós estamos fazendo é em prol de uma cidade melhor”, explicou o parlamentar.
Entre as proposições do comitê está a criação de programas de incentivos fiscais com o objetivo de atrair investimentos e de estimular a abertura de novos negócios na área; facilitar a regularização e licenciamento de pequenos negócios, simplificando processos burocráticos e oferecendo suporte técnico para a formalização e parcerias com instituições financeiras para oferecer linhas de crédito facilitadas e condições vantajosas para empreendedores que desejem se estabelecer ou expandir seus negócios na região.
Para Ubaldo, apesar de ser uma região histórica, o Centro de Natal tem sofrido com o esquecimento e descaso do poder público, apesar das recentes obras de revitalização que estão sendo realizadas na área. E que a expectativa é que, agora, com a instalação do comitê multidisciplinar, comecem a surgir sugestões e projetos que possam trazer novos investimentos e o público, como era antes.
“Acreditamos que, ao trabalhar em conjunto e implementar essas ações, poderemos resgatar o potencial econômico e social da região, criando ambiente atrativo, seguro e próspero para toda a sociedade”, falou Ubaldo, destacando que, nos próximos dias, devem ser marcadas audiências com os órgãos públicos ligados diretamente ao processo de revitalização dos bairros.
EXPECTATIVAS
Para o presidente do Projeto Parlamento Empreendedor da CDL Natal, Fábio Saraiva, a participação do legislativo norte-rio-grandense no processo fortalece a demanda e a expectativa é que “realmente saia do papel todas as propostas que estão sendo debatidas tanto na Câmara Municipal como na agora aqui na Assembleia”.
“Temos sugestões como a isenção fiscal com o ISS, isenção do IPTU, a não taxação dos 20% do ICMS que vai partir do governo estadual e a gente espera que, com isso, as empresas terão fôlego para poder continuar e até voltar para a Cidade Alta e assim ter mais movimento”, explicou o presidente da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos.