Início » Arquivos para 8 de maio de 2026, 11:00h

maio 8, 2026


CRIADORAS DE CONTEÚDO TRANSFORMAM A MATERNIDADE EM REDE DE APOIO DIGITAL

  • por
Compartilhe esse post

Dando continuidade a uma série de reportagens especiais sobre maternidade, hoje o Diário do RN conta histórias de mulheres que transformaram experiências pessoais em conexão com milhares de pessoas nas redes sociais. Em comum, elas compartilham a maternidade sem filtros: com cansaço, inseguranças, recomeços e afeto. Em Natal, as influenciadoras Silvana Melo e Karoline Rodrigues usam a internet para mostrar que a vida materna vai muito além da perfeição exibida nas telas.

À frente do perfil @dicasdamamaededuas, Silvana Melo começou a produzir conteúdo ainda com a primeira filha, registrando momentos da rotina, dicas de introdução alimentar e experiências de viagens. Na época, o perfil era fechado. “Eu sempre ouvia: ‘abre esse perfil’. Mas nunca achei que tivesse potencial para isso”, conta.

Foi depois da chegada da segunda filha, conciliando trabalho CLT, home office e duas crianças pequenas, que ela decidiu investir profissionalmente na criação de conteúdo. Estudando de madrugada e nos intervalos do dia, encontrou um nicho pouco explorado: mostrar a estrutura de espaços infantis e brinquedotecas em Natal. O perfil cresceu e passou a atrair marcas locais.

Mas a maternidade, para Silvana, também é marcada por dores. Antes do nascimento da filha mais velha, ela enfrentou uma perda gestacional durante a pandemia. “Foi a pior sensação da minha vida. Mas aquele anjinho trouxe em mim uma vontade ainda maior de ser mãe”, relembra.

Hoje, o diferencial do conteúdo dela está justamente na sinceridade. “O que mais me conecta com as seguidoras é mostrar os perrengues reais: eu me escondendo para comer, a gritaria, a rotina puxada”, afirma. Apesar da exposição, ela diz ter cuidado com o que publica sobre as filhas.

“Penso muito no respeito e no futuro delas. ”

Silvana também reconhece os impactos emocionais da profissão. “A internet é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que ajuda, gera uma cobrança imensa pela perfeição. ” Para ela, falta humanizar a maternidade nas redes. “Gostaria que parassem de cobrar perfeição, porque isso não existe. ”

Já Karoline Rodrigues, influenciadora com mais de 294 mil seguidores, encontrou nas redes um espaço para compartilhar a experiência da maternidade solo. Natural de João Pessoa, mas vivendo no RN há mais de duas décadas, ela trabalhava com viagens e estilo de vida quando descobriu uma gravidez não planejada, no fim de 2022.

“O pai optou por não assumir as responsabilidades. E, quando me tornei mãe solo, precisei amadurecer muito rápido”, relata. Sem romantizar a situação, Karol começou a dividir a própria realidade na internet. O primeiro vídeo sobre maternidade solo viralizou e abriu espaço para milhares de relatos semelhantes.

“Percebi a quantidade de mulheres que passavam pela mesma coisa. Muitas diziam: ‘você está contando a minha história’”, lembra.

Ela afirma que a sociedade ainda responsabiliza a mulher pela ausência paterna. “As pessoas dizem que a mãe solo ‘não soube escolher o pai’. Mas a ausência paterna é uma decisão exclusivamente do homem.”

Hoje vivendo integralmente da internet, Karol divide a rotina entre a criação da filha, campanhas publicitárias e empreendedorismo digital. Mesmo assim, reconhece o peso da cobrança. “Existe uma expectativa absurda para que a mãe solo seja forte o tempo inteiro.”

Assim como Silvana, ela acredita que mostrar vulnerabilidade ajuda outras mulheres. “Muitas mães acham que estão falhando, quando na verdade estão apenas cansadas.”

Entre algoritmos, vídeos e publicidade, as duas influenciadoras transformaram a maternidade em comunidade. Mais do que números, seguidores ou engajamento, encontraram nas redes uma forma de acolher outras mães, mostrando que a maternidade real também merece espaço, voz e pertencimento.


Compartilhe esse post

BOMBEIRAS DO RN: GARRA E DISCIPLINA PARA SALVAR VIDAS E CRIAR BEM OS FILHOS

  • por
Compartilhe esse post

Tornar-se mãe altera, e como, a vida das mulheres que atuam no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Essas guerreiras passam para uma dupla jornada: de cuidar dos seus rebentos, além das pessoas desconhecidas, vítimas de acidentes. No quartel, a rotina começa cedo, alternando o expediente entre serviços administrativos e plantões operacionais de combate a incêndio e salvamento. Contudo, o amor pelos filhos e pela profissão faz com que essas bravas mães superem quaisquer circunstâncias.

Uma delas é a soldado Mayara Rachel. Casada, aos 37 anos, ela ingressou há quatro anos na corporação, antes mesmo da maternidade. Hoje, se diz orgulhosa de ser mãe de uma “princesa linda”, de 1 ano e 8 meses, que se chama Maya.

De acordo com ela, sua rotina é marcada por uma dupla jornada intensa e, ao mesmo tempo, muito significativa. “Como mãe, tenho o compromisso diário de cuidar, educar, orientar e estar presente na vida da minha filha. Já na minha atuação profissional, lido com situações de urgência e emergência, prestando assistência a pessoas que muitas vezes estão em momentos críticos de suas vidas”, relatou.

E essa dualidade, salienta a soldado, exige equilíbrio emocional, responsabilidade e, principalmente, humanização. “Em um momento estou acolhendo minha filha, e em outro, estou cuidando de vítimas desconhecidas que precisam de atenção imediata. São papéis diferentes, mas ambos movidos pelo cuidado e pelo compromisso com a vida”.

Diante disso, conciliar essas duas funções não é uma tarefa fácil para Mayara. Exige organização, apoio familiar e muita resiliência. Segundo a militar, existem momentos de cansaço, de ausência e de desafios emocionais, principalmente por lidar com situações delicadas no trabalho. “Não considero uma rotina tranquila, mas sim possível. Com dedicação, planejamento e amor pelo que faço, consigo desempenhar minhas funções com responsabilidade. Cada dificuldade enfrentada fortalece minha capacidade de seguir em frente”, ressaltou.

Entretanto, a soldado revela a maior motivação que, talvez, só as mães sintam no sentido cognitivo da maternidade: “O amor pela minha filha é o que me sustenta, diariamente. É minha base, minha maior força e coragem. Já o amor pela minha profissão está diretamente ligado ao propósito de salvar vidas e ajudar ao próximo. Ser mais humana em cada vida alcançada”.

Nesse sentido, pontuou Mayara, ambos amores são intensos e complementares. Mesmo diante das dificuldades, eles a impulsionam a continuar. “Posso dizer que esse amor, tanto pela minha família, quanto pela farda, supera qualquer circunstância, pois é ele que dá sentido a tudo o que faço”.

Em curso de formação, aspirante conta com o apoio da mãe

Ana Heloisy concilia rotina do curso de formação com a maternidade – Foto: Reprodução

A aluna do curso de formação de praças do CBMRN, Ana Heloisy, também traz o relato das suas experiências como mãe e militar. Casada, mãe de 1 menino de 1 ano e 7 meses, a aspirante conta que engravidou durante o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Assim como a soldado Raquel, conciliar a profissão de Bombeira Militar com as responsabilidades da maternidade é bem difícil para Heloisy, principalmente pelo fato de dela ainda estar em curso de formação, que tem uma rotina intensa, muitas vezes imprevisível, tendo que estudar, fazer trabalhos e atividades do curso, às vezes tendo realizado atividades que exigem bastante do vigor físico. “Quando eu chego em casa, meu filho tem a consciência de que eu estou cansada física ou mentalmente. Não preciso arranjar disposição para dar a atenção que ele precisa. Mas, graças a Deus, tenho o apoio da minha mãe, que cuida dele enquanto eu preciso está ausente. Se não fosse ela, não sei se conseguiria”, relata.

Segundo a aspirante, o amor pela profissão vem do significado que ela mesma tem pela vida das pessoas, principalmente daquelas que um dia já precisaram ser atendidas e tiveram suas vidas salvas pelo Corpo de Bombeiros. Já como mãe, ela frisa que o amor pelo seu filho é incondicional.

“Maior do que tudo que o que eu já senti na vida e não fazia ideia de que seria possível sentir. Supera todo o estresse e o cansaço”.

Já na formação militar, Heloisy revela que, quando se depara com alguma vítima, sempre vem o questionamento: “Será que essa pessoa tem filhos? ”. E isso a motiva ainda mais a realizar o atendimento da melhor forma, justamente pela empatia de se colocar no lugar da vítima. “Penso que ela precisa ficar bem o mais rápido possível para poder voltar a cuidar do filho. Esse sentimento surgiu depois que eu fui mãe. Ao mesmo tempo


Compartilhe esse post

EZEQUIEL MANTÉM SILÊNCIO SOBRE APOIO À CHAPA MAJORITÁRIA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Faltando pouco mais de dois meses para o início das convenções partidárias, previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 20 de julho e 5 de agosto, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), segue sem sinalizar oficialmente qual chapa majoritária apoiará nas eleições de 2026. A indefinição do dirigente tucano tem movimentado os bastidores da política potiguar e alimentado especulações sobre o posicionamento do grupo liderado por ele na disputa pelo Governo do Estado e pelas vagas ao Senado Federal.

Embora evite antecipar qualquer definição eleitoral, Ezequiel tem feito movimentos interpretados como gestos de aproximação com diferentes campos políticos. No âmbito administrativo, o deputado estadual tem mantido alinhamento com a governadora Fátima Bezerra (PT). Em fevereiro deste ano, durante a leitura da mensagem anual do Executivo na Assembleia Legislativa, o parlamentar fez elogios públicos à condução da gestão estadual, gesto visto como sinal de boa relação institucional e política.

Ezequiel Ferreira também já esteve bem próximo ao prefeito de Natal, Paulinho Freire, que é aliado do pré-candidato Álvaro Dias. Os dois faziam parte do grupo que planejava assumir o partido Republicanos no Rio Grande do Norte, do qual também faziam parte o presidente da Câmara Municipal de Natal, Ériko Jácome, e o ex-vice-governador Fábio Dantas. Os encontros para articulação de nominatas competitivas para a Assembleia e Câmara Federal chegaram a ser registrados e amplamente divulgados. Na época, Fábio Dantas declarou ao Diário do RN que a expectativa, pelas projeções internas, era poder alcançar até sete cadeiras estaduais, além de tentar viabilizar duas ou três vagas em Brasília.

O Republicanos era uma saída para Ezequiel Ferreira diante das alterações provocadas após o rompimento do vice-governador Walter Alves (MDB) com a governadora Fátima Bezerra (PT) e a escolha pela aliança com a federação União Progressista, que tem como pré-candidato ao governo Allyson Bezerra (UB).

Os planos caíram por terra justamente quando o próprio Allyson Bezerra tomou para si o Republicanos no Rio Grande do Norte, em uma articulação direta com a direção nacional do partido.

Enquanto mantém cautela na discussão majoritária, o PSDB tem intensificado o trabalho de organização da chapa proporcional. Nesta quinta-feira (7), lideranças do partido participaram de um café da manhã na casa do ex-vice-governador Fábio Dantas, em Natal.

Ao Diário do RN, Fábio Dantas afirmou que o encontro teve foco exclusivo na montagem da nominata proporcional. Segundo ele, a discussão sobre participação na chapa majoritária será feita “sem pressa”, apenas mais próximo das convenções partidárias. “O grupo vai discutir a majoritária sem pressa até o mês de julho”, afirmou.

Em nota divulgada após a reunião, o grupo informou que “aconteceu um café da manhã na casa do ex-vice-governador Fábio Dantas sobre estratégias da nominata do PSDB para a Assembleia Legislativa e também discussões sobre os nomes que nos próximos dias serão lançados a deputado federal”. O texto acrescenta que o partido já possui “12 nomes prontos para a luta”, mirando uma vaga na Câmara Federal.

Já para a Assembleia Legislativa, entre os nomes confirmados estão o próprio Ezequiel Ferreira, que não participou da reunião desta manhã; os deputados estaduais Cristiane Dantas e Taveira Júnior; os vereadores de Natal Eriko Jácome e Léo Souza; além de lideranças regionais como Gustavo Soares, Dra. Júlia Ferreira, Daiana Valentim e Júnior Colaça. Também devem integrar a nominata a vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão; e a ex-reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira. Nos bastidores, a expectativa do grupo de Ezequiel é ocupar pelo menos cinco cadeiras na Assembleia Legislativa em 2027.


Compartilhe esse post

CONGRESSO DA FEMURN REÚNE OS 167 MUNICÍPIOS POTIGUARES EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

O 4º Congresso Conecta Municípios Potiguares chega ao último dia nesta sexta-feira (08) consolidado como o maior encontro municipalista do Rio Grande do Norte. Realizado no Centro de Convenções de Natal, o evento reuniu representantes dos 167 municípios potiguares e contabilizou cerca de 2 mil inscritos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas.

Promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o congresso transformou a capital potiguar em um espaço de debates sobre gestão pública, inovação e fortalecimento das administrações municipais. Ao longo dos três dias, os participantes tiveram acesso a palestras, capacitações, estandes de apoio técnico, serviços institucionais e encontros políticos voltados à pauta municipalista.

Ao Diário do RN, o presidente da FEMURN, José Augusto Rêgo, avaliou o evento como um reflexo do fortalecimento do municipalismo no Estado. “A presença maciça de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, equipes técnicas, órgãos de controle, instituições públicas, pré-candidatos ao Governo do Estado e parceiros institucionais demonstra o fortalecimento do municipalismo potiguar e o compromisso dos gestores com a qualificação da administração pública”, afirmou.

Segundo ele, o congresso também tem impacto direto no desenvolvimento das cidades. “O Congresso Conecta Municípios Potiguares contribui, na prática, para o desenvolvimento econômico, administrativo e social das cidades do Rio Grande do Norte ao aproximar gestores públicos, órgãos de controle, instituições, empresas e especialistas em um ambiente voltado à troca de experiências, capacitação e construção de soluções para os desafios dos municípios”, destacou.

Entre os espaços mais procurados estiveram os estandes de instituições como Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Assembleia Legislativa, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, que ofereceram orientações técnicas e informações sobre programas de financiamento e apoio às gestões municipais.

Integrando as principais preocupações apresentadas pelos gestores durante o congresso está a reforma tributária. De acordo com o presidente da FEMURN, os prefeitos defendem mecanismos que garantam a manutenção da arrecadação municipal. “A principal preocupação dos prefeitos hoje é garantir que a reforma tributária não provoque perda de arrecadação nem redução da autonomia financeira dos municípios, especialmente das cidades pequenas e médias que dependem fortemente do ISS e do FPM para manter os serviços públicos funcionando”, afirmou.

O dirigente também chamou atenção para a dependência crescente das emendas parlamentares para investimentos nas cidades. “Embora as emendas sejam fundamentais e tenham ajudado muito os municípios, o ideal é que as cidades tenham receitas mais estáveis e autonomia financeira para planejar suas ações de forma permanente”, pontuou.

SABATINA DE PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO
Além das discussões técnicas, o congresso também abriu espaço para o debate político com a participação dos pré-candidatos ao Governo do Estado em encontros promovidos pela FEMURN.

Durante o evento, os postulantes ao Executivo estadual assinaram uma carta de intenções em que se comprometem, caso eleitos, a priorizar pautas consideradas estratégicas para os municípios potiguares e manter uma relação de diálogo com as gestões municipais.

Para José Augusto Rêgo, a expectativa da entidade é fortalecer a pauta municipalista no debate eleitoral de 2026. “A FEMURN espera que os pré-candidatos ao Governo do Estado assumam compromissos concretos com o fortalecimento dos municípios e com uma relação mais municipalista, baseada no diálogo permanente, na cooperação institucional e no respeito às responsabilidades das prefeituras”, disse.


Compartilhe esse post