Início » Arquivos para 27 de maio de 2026, 11:00h

maio 27, 2026


MAIS DE 200 LOJISTAS DE NATAL ADEREM À CAMPANHA DIA LIVRE DE IMPOSTOS

  • por
Compartilhe esse post

Abastecer o carro, tomar um café ou comprar uma peça de roupa: em praticamente todas as despesas do cotidiano, uma parte significativa do valor pago pelo consumidor corresponde a impostos. É justamente para chamar atenção para esse impacto invisível no bolso da população que empresários do varejo de Natal voltam a aderir ao Dia Livre de Impostos (DLI), campanha nacional que promete vender produtos e serviços sem repassar ao cliente o valor equivalente à tributação.

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Natal lançou oficialmente, nesta terça-feira (26), a edição 2026 do Dia Livre de Impostos (DLI) na capital potiguar. A mobilização acontece na próxima quinta-feira, 28 de maio, e deve reunir mais de 200 lojas e empresas participantes em Natal, número superior ao registrado no ano passado.

O lançamento foi realizado durante café da manhã na sede da CDL Natal, no bairro Tirol, reunindo empresários, representantes da diretoria da CDL Jovem Natal, lojistas participantes e profissionais da imprensa.

Durante o evento, representantes da entidade destacaram que, apesar dos descontos concedidos ao consumidor, os impostos continuam sendo recolhidos normalmente pelos lojistas. Na prática, o empresário assume o custo do tributo para demonstrar ao consumidor quanto os impostos impactam o preço final dos produtos.

Segundo a CDL Jovem Natal, a expectativa é que a campanha deste ano amplie não apenas o fluxo de consumidores nas lojas, mas também o debate público sobre tributação, consumo e ambiente de negócios no país.

CONSCIENTIZAÇÃO
O diretor de Varejo da CDL Jovem Natal, Arthur Barbosa, afirmou que o principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a elevada carga tributária incidente no consumo. “O Dia Livre de Impostos acontece justamente como uma forma de conscientizar as pessoas do alto valor da carga tributária que incide sobre os nossos produtos e serviços no nosso dia a dia”, afirmou.

Segundo ele, a iniciativa é realizada há mais de 20 anos em todo o Brasil e se consolidou como uma das principais ações nacionais voltadas ao debate sobre tributação.

Arthur Barbosa ressaltou que os impostos impactam diretamente o poder de compra da população e afetam especialmente o setor varejista. “É uma maneira que encontramos de conscientizar e de protestar contra essa alta carga tributária e, de fato, mostrar para as pessoas o quanto elas estão pagando de impostos, seja na gasolina, seja no cafezinho, porque isso impacta diretamente o nosso poder de compra”, disse.

O diretor destacou ainda que a ação também representa uma oportunidade comercial para os empresários participantes, já que o aumento do fluxo de clientes tende a impulsionar as vendas.

“O consumidor final vai poder aproveitar um produto sem o valor do imposto e o lojista empresário vai ter uma grande oportunidade de alavancar o seu dia de vendas com mais fluxo dentro da sua loja”, declarou.

ADESÃO
A diretora de marketing da CDL Jovem Natal, Cecília Muniz, destacou o crescimento da adesão do comércio potiguar à campanha deste ano. Segundo ela, o número de empresas participantes saltou de cerca de 120 na edição passada para mais de 200 em 2026, representando crescimento superior a 80%. “Ano passado foram cerca de 120 empresas, hoje já estamos com mais de 200”, afirmou.

Ela explicou que a proposta do Dia Livre de Impostos vai além da venda de produtos com desconto e busca estimular uma discussão mais ampla sobre o sistema tributário brasileiro.

“O que a gente traz é a reflexão sobre a alta carga tributária e os reflexos disso no nosso dia a dia, do nosso consumo, chamando para uma conversa mais clara sobre a tributação do nosso país”, declarou.

Cecília Muniz também incentivou os consumidores a acompanharem as informações sobre a campanha por meio das redes sociais da CDL Jovem Natal, onde serão divulgadas as empresas participantes e os descontos oferecidos.

“Aproveitem essas oportunidades do dia 28 de maio, acompanhem as lojas participantes e os descontos. E quem ainda não está participando enquanto empresa ou prestador de serviço pode entrar em contato com a gente”, disse.

TRIBUTAÇÃO
A edição deste ano do Dia Livre de Impostos acontece em um cenário de crescimento da carga tributária no país. Dados divulgados pelo Tesouro Nacional apontam que a carga tributária bruta do Brasil atingiu 32,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2010.

O percentual representa a soma de todos os tributos arrecadados pelos governos federal, estaduais e municipais em relação à economia brasileira. Segundo o levantamento, o crescimento da arrecadação foi impulsionado principalmente pelo aumento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), do IOF e das contribuições previdenciárias.

Outro indicador que reforça o debate levantado pela campanha é o Impostômetro, painel eletrônico da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que acompanha em tempo real a arrecadação tributária do país. Segundo o sistema, os governos federal, estaduais e municipais já haviam arrecadado mais de R$ 1,3 trilhão em tributos no acumulado de 2026 até o mês de maio.

Em nível nacional, o Dia Livre de Impostos mobilizou mais de 100 mil estabelecimentos em cerca de 1,5 mil cidades brasileiras em 2025, consolidando a iniciativa como uma das maiores campanhas nacionais de conscientização tributária.

Empresários interessados em aderir à edição deste ano ainda podem obter informações através do WhatsApp da CDL Jovem Natal: (84) 9125-2188. Mais informações sobre a ação também estão disponíveis no Instagram oficial da CDL Jovem Natal.


Compartilhe esse post

DISCURSO ANTICORRUPÇÃO CALADO DIANTE DE ÁUDIOS COMPROMETEDORES DE FLÁVIO

  • por
Compartilhe esse post

O silêncio do senador Styvenson Valentim diante do escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro tem sido observado com atenção nos bastidores da política potiguar.

Conhecido pelo discurso duro contra corrupção e pelo uso frequente das redes sociais para cobrar investigações e punições, Styvenson ainda não comentou publicamente o vazamento recente de mensagens e áudios que expuseram negociações milionárias para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ausência de posicionamento chama ainda mais atenção porque, dias após o caso vir à tona, o próprio senador publicou vídeo anunciando a assinatura para criação da CPMI do Banco Master.

Na gravação, divulgada em 16 de maio, Styvenson adotou o tom combativo que costuma marcar suas falas sobre corrupção e investigação de irregularidades.

“Assinei CPMI do INSS, assinei CPI do Master, que tá parado. Assinei essa agora de manhã, pra investigar todo mundo. Quem roubou, quem é bandido, que se lasque, que vá preso”, afirmou. Em outro trecho, o senador declarou: “Não tenho amizade com bandido, não quero conversa com bandido”. Na legenda da publicação, Styvenson ainda escreveu: “Quem for podre que se quebre”.

Apesar do discurso incisivo, Styvenson não fez qualquer referência direta ao escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, mesmo após o vazamento das conversas entre o presidenciável e Vorcaro.

A pouco mais de dois meses, Styvenson Valentim manifestou apoio público à pré-candidatura presidencial de Flávio no Rio Grande do Norte.

Durante evento político de lançamento das pré-candidaturas encabeçadas pelo grupo do ex-prefeito Álvaro Dias, no mês de março, Styvenson chegou a subir o tom em defesa do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Chega de omissão, né? Não dá pra fazer nada sozinho mais não, Flávio. Desejo a você, meu candidato a presidente, que tenha boa sorte”, afirmou na ocasião.

A ligação política entre Flávio Bolsonaro e o Rio Grande do Norte também reforça a repercussão do caso no Estado. O senador Rogério Marinho é considerado um dos principais aliados da família Bolsonaro e atualmente coordena nacionalmente a pré-campanha presidencial de Flávio para 2026.

Nos bastidores, aliados e adversários avaliam que o silêncio de Styvenson evita desgaste direto com a base conservadora em um momento de crise dentro do próprio bolsonarismo. O Diário do RN tentou ouvir Styvenson Valentim sobre o caso e sobre a repercussão política envolvendo Flávio Bolsonaro, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

Entenda o caso
A repercussão aumentou após o site The Intercept Brasil divulgar mensagens, documentos e áudios, datados de outubro de 2024, que mostram Flávio Bolsonaro cobrando repasses milionários de Daniel Vorcaro para a produção do filme “Dark Horse”, inspirado na trajetória política de Jair Bolsonaro.

Em um dos áudios divulgados, Flávio admite desconforto ao cobrar os pagamentos. “Apesar de você ter dado a liberdade da gente te cobrar, eu fico sem graça de ficar te cobrando”, disse ao banqueiro. Na sequência, alertou para o risco de paralisação da produção caso os recursos não fossem liberados.

Segundo os documentos revelados pela reportagem, o orçamento previsto para o filme era de R$ 134 milhões. Parte das negociações envolvia repasses de pelo menos 10 milhões de dólares, cerca de R$ 50 milhões na cotação atual, destinados à produção internacional.

O caso provocou desgaste político porque, inicialmente, Flávio Bolsonaro tentou minimizar a relação com Vorcaro e negar proximidade com o empresário ligado ao Banco Master. Após a divulgação de novas mensagens e documentos, porém, o senador passou a admitir o contato e tentou justificar a negociação como parte de um projeto audiovisual privado.


Compartilhe esse post

GESTÃO ALLYSON: MP APONTA “APAGÃO DE TRANSPARÊNCIA” E ENTRA NA JUSTIÇA

  • por
Compartilhe esse post

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte ajuizou, em 25 de maio de 2026, uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Mossoró apontando um suposto “apagão de transparência” na política cultural do município durante a gestão do então prefeito Allyson Leandro Bezerra Silva, afastado do cargo desde o fim de março deste ano.

A ação, protocolada pela 2ª Promotoria de Justiça de Mossoró, é resultado do Inquérito Civil nº 04.23.2022.0000032/2025-08, tramita sob o processo nº 0813392-42.2026.8.20.5106 e teve valor atribuído de R$ 100 mil.

No documento, o Ministério Público descreve um cenário de suposta desorganização administrativa, esvaziamento do controle social, ausência de publicidade oficial, reuniões sem transparência e resistência da gestão municipal em entregar documentos, atas e gravações relacionados ao Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Segundo a promotoria, mesmo após diversas requisições oficiais, a Prefeitura apresentou apenas quatro atas de reuniões do conselho, três referentes a 2023 e apenas uma de 2024. Para o MP, os documentos indicariam que apenas duas reuniões ordinárias efetivas teriam ocorrido em mais de um ano.

Justiça dá prazo para Prefeitura se manifestar antes de analisar liminar
No mesmo dia em que a ação foi ajuizada, o juiz Pedro Cordeiro Júnior proferiu despacho determinando a intimação prévia da Prefeitura de Mossoró antes da análise do pedido liminar apresentado pelo Ministério Público.

Na decisão, assinada às 19h39 do dia 25 de maio de 2026, o magistrado afirmou que, “dadas as peculiaridades do caso concreto”, considerou prudente ouvir previamente a parte contrária no prazo de cinco dias, com fundamento no artigo 300, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil.

Com isso, a Prefeitura terá prazo para apresentar manifestação antes que a Justiça decida sobre os pedidos urgentes formulados pelo Ministério Público.

Após o prazo, com ou sem resposta da gestão municipal, o processo retornará concluso para decisão judicial.

Mossoró Cidade Junina entra no centro da ação
Um dos pontos mais sensíveis da ação envolve o Mossoró Cidade Junina, principal evento cultural do município.

O Ministério Público afirma que não ficou comprovado que o evento tenha passado por discussão e deliberação prévia do Conselho Municipal de Cultura, como prevê a legislação municipal e recomendações expedidas anteriormente pelo próprio MP.

Na liminar, a promotoria pede que a Justiça obrigue a Prefeitura de Mossoró a apresentar atas, registros e documentos que comprovem que decisões relacionadas ao Mossoró Cidade Junina 2026 foram oficialmente debatidas pelo conselho cultural.

MP aponta risco de “malversação de verbas públicas”
Outro trecho considerado grave pela promotoria afirma existir risco de “malversação de verbas públicas” na política cultural do município.

O documento reúne relatos de artistas, conselheiros e representantes culturais que apontam suposto favorecimento em editais, pareceristas indicados sem seleção pública, ausência de justificativas para notas atribuídas, divergências entre decisões tomadas em escutas públicas e os editais posteriormente publicados, além do possível uso irregular de recursos federais da cultura.

Entre os casos citados está a destinação de R$ 760 mil da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para a reforma da Escola de Artes de Mossoró.

Segundo integrantes do setor cultural ouvidos pelo Ministério Público, a decisão contrariaria discussões realizadas nas escutas públicas, onde artistas defendiam que os recursos fossem destinados diretamente ao fomento cultural.

A ação também menciona outro valor considerado controverso: R$ 600 mil que, segundo representantes culturais, deveriam ter sido redirecionados para ações de incentivo à cultura, mas teriam permanecido vinculados à reforma estrutural da Escola de Artes.

Reuniões sem atas, convocações por WhatsApp e documentos não entregues
A promotoria relata ainda que reuniões teriam ocorrido sem publicidade adequada, com convocações realizadas via WhatsApp, ausência de atas oficiais, cancelamentos sucessivos e negativa de entrega de gravações solicitadas pelo Ministério Público junto à Secretaria de Cultura e à Secretaria de Comunicação.

Segundo o MP, houve situações em que atas sequer foram assinadas porque a reunião seguinte acabou cancelada.

Outro ponto citado na ação é que o Portal da Transparência do município apresentaria registros financeiros ilegíveis relacionados à execução orçamentária da cultura nos anos de 2023 e 2024.

Conselho Municipal de Cultura teria sido esvaziado
A Ação Civil Pública também questiona mudanças promovidas na legislação municipal em 2025.

Segundo o Ministério Público, alterações feitas pela Prefeitura retiraram da lei a obrigação de cooperação do Conselho Municipal de Cultura nas decisões relacionadas às políticas culturais do município, o que, para a promotoria, teria enfraquecido o controle social sobre a aplicação dos recursos públicos da cultura.

O que o Ministério Público pede na Justiça
Na ação, o MP pede que a Justiça determine que a Prefeitura de Mossoró:
• regularize imediatamente o funcionamento do Conselho Municipal de Cultura;
• elabore calendário anual de reuniões;
• realize reuniões periódicas;
• publique atas e documentos oficiais;
• grave integralmente as reuniões;
• assegure participação da sociedade civil;
• mantenha transparência sobre decisões e recursos culturais;
• regularize o Fundo Municipal de Cultura, com CNPJ e conta bancária própria, no prazo máximo de seis meses.

A promotoria também pede aplicação de multa em caso de descumprimento das determinações judiciais.

Para o Ministério Público, o cenário atual compromete a transparência da gestão cultural, enfraquece o controle social e coloca sob questionamento a correta aplicação de verbas públicas destinadas à cultura em Mossoró.

“A situação atual é insustentável.”

“Presente também se encontra o perigo de dano.”

“Há iminente risco de malversação de verbas públicas.”

“Não se restou comprovada a efetiva publicidade dos atos do Conselho Municipal de Políticas Culturais.”

“A omissão na estruturação do Conselho Municipal tende a torná-lo dependente dos interesses políticos oriundos do Poder Executivo local.”

“A alteração legislativa suprimiu a menção à cooperação do Conselho Municipal de Cultura.”

“A medida causa estranheza.”


Compartilhe esse post

TOMBA FARIAS AFIRMA QUE GOVERNO FÁTIMA É “MERCADORIA VENCIDA”

  • por
Compartilhe esse post

O deputado estadual Tomba Farias, líder do PL na Assembleia Legislativa, afirmou ao Diário do RN que as forças oposicionistas estão unidas para fazer do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PL), governador que vai mudar a realidade do Rio Grande do Norte. O parlamentar, que durante o último fim de semana participou de agenda política ao lado de Álvaro e de outras lideranças da oposição, destacou que as propostas do pré-candidato para a reconstrução do Estado têm sido bem recebidas e assimiladas em todos os municípios por onde passa.

Durante a entrevista, Tomba Farias enfatizou que Álvaro representa entre todos os pré-candidatos “a melhor opção para abrir os caminhos de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte”. O deputado foi mais além e destacou que o governo Fátima Bezerra “é uma mercadoria vencida”, que perdeu o prazo de validade. Para o parlamentar, Fátima deixará o governo no final de dezembro, sem deixar saudades nem uma marca registrada da sua gestão.

“Gostaria até que a governadora Fátima Bezerra tivesse feito um bom governo, pois se é bom para o nosso povo, é bom para mim também. Infelizmente, não é isso que eu vejo, nem o que a população do nosso estado vê. O que se vê é a governadora Fátima Bezerra chegar ao fim de seu governo de forma rejeitada e com uma administração má avaliada”, ressaltou.

O líder do PL disse que em outubro próximo o eleitor tem uma responsabilidade, que é não se deixar iludir por “mercadores de ilusão”. Ele lembra que, diferente das promessas de campanha, o que restou do governo Fátima Bezerra foi o fundo do poço para o Rio Grande do Norte.

“Somente a própria governadora e seus aliados próximos acreditam que o seu governo não foi um fracasso. E para mostrar que a gestão estadual é um sucesso, o governo tem investindo pesado em publicidade, mostrando a propaganda de um Rio Grande do Norte que é peça de ficção”, finalizou.

O parlamentar também ressaltou que o nome do ex-prefeito de Natal vem se consolidando junto ao eleitorado do Estado. “O discurso de renovação de Álvaro Dias vem obtendo ampla aceitação por parte do povo, principalmente nos municípios do interior do estado, que sofrem com a ausência de um governo estadual eficiente no seu dia-a-dia. Álvaro é reconhecido por sua história de municipalista, por sua experiência e o serviço prestado como deputado estadual, deputado federal e prefeito de Natal por dois mandatos. É o nome que vai traçar um futuro promissor para o Estado”, enfatizou.

O líder do PL na Assembleia Legislativa disse acreditar que Álvaro Dias não será só o “governador da reconstrução”, como também o “governador da retomada do desenvolvimento, do avanço e do progresso. Segundo Tomba, quem soube administrar o segundo maior orçamento do Estado, que é o de Natal, onde implantou avanços significativos, também fará o mesmo pelo estado do Rio Grande do Norte”, explicou.

Tomba Farias anunciou que vai caminhar com Álvaro Dias por todos municípios das regiões que compõem a sua base política, a começar pelo Trairi, na cidade de Santa Cruz, onde mantém liderança política consolida. O parlamentar lembrou que na última sexta-feira o pré-candidato esteve em Santa Cruz por ocasião da procissão de Santa Rita Cássia oportunidade em que foi recebido com carinho pela população local. “Cada abraço, cada aperto de mão foi uma demonstração de que a sua aceitação popular é um fato real e irreversível”, disse.

Ao comentar as declarações de Tomba Farias, Álvaro Dias observou que a recente pesquisa que o coloca na dianteira da corrida eleitoral com 34,5% retrata o reconhecimento popular com relação a sua atuação como político e gestor. “São as obras que fizemos em Natal, as mudanças que implantamos e que permitiram a cidade avançar, além da convicção da população sobre tudo que podemos fazer pelo Rio Grande do Norte”, destacou.


Compartilhe esse post