Início » Arquivos para 26 de maio de 2026, 13:00h

maio 26, 2026


PAULINHO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO PARA CONSOLIDAR NATAL NO CIRCUITO JUNINO

  • por
Compartilhe esse post

A Prefeitura do Natal lançou nesta segunda-feira (25), na Arena das Dunas, a programação oficial do São João de Natal 2026. Apostando em grandes atrações nacionais, fortalecimento do turismo e descentralização da festa, a gestão municipal quer consolidar o evento como um dos principais festejos juninos do país.

A programação será realizada entre os dias 5 e 28 de junho, com shows distribuídos entre a Arena das Dunas, que concentrará os três primeiros finais de semana, e o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, que receberá o encerramento da festa. Entre os artistas anunciados estão Simone Mendes, Xand Avião, Bruno & Marrone, Leonardo, Pablo, Calcinha Preta, Nattan, Limão com Mel, Henry Freitas, Cavaleiros do Forró, Banda Grafith e Zezé Di Camargo & Luciano.

Durante a coletiva, o prefeito Paulinho Freire afirmou que a proposta é transformar o São João em um instrumento permanente de fortalecimento econômico e turístico para a cidade. Segundo ele, Natal possui diferenciais em relação a outros polos juninos do Nordeste por unir festas, praias e atrativos naturais.

“Você vem para o São João e vai curtir as praias, vai curtir a cidade. Natal tem esse diferencial. A gente está vendendo justamente esse modelo: não é só a festa à noite, é a cidade o dia inteiro”, afirmou.

“Você vem para o São João e vai curtir as praias, vai curtir a cidade. Natal tem esse diferencial. A gente está vendendo justamente esse modelo: não é só a festa à noite, é a cidade o dia inteiro” – Foto: Reprodução

O prefeito também destacou a expectativa de crescimento em relação ao ano passado. Dados apresentados pela Fecomércio RN apontam que a edição de 2025 reuniu cerca de 938 mil pessoas e movimentou mais de R$ 188 milhões na economia local. Para este ano, a estimativa da gestão municipal é ultrapassar a marca dos R$ 200 milhões.

“O que acontece nesses grandes eventos não é gasto, é investimento”, reforçou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Segundo ele, a entidade realizará novamente uma pesquisa econômica durante o evento e também promoverá ações de recepção turística no aeroporto e atividades culturais na Cidade Alta e no Alecrim.

A vice-prefeita Joanna Guerra destacou que o São João passou a ocupar espaço estratégico dentro do calendário turístico da capital e afirmou que o evento deve impulsionar setores como hotelaria, comércio e serviços.

“Já era o tempo de a gente ter um São João que marcasse a nossa cidade. Hoje Natal é reconhecida nacionalmente pelo potencial do evento, pela organização e pela capacidade de movimentar a economia”, disse.

A presidente da Funcarte, Iracy Azevedo, afirmou que a programação foi construída buscando equilibrar atrações nacionais e valorização da cultura local. Segundo ela, a intenção é fortalecer a identidade junina da cidade sem perder o potencial turístico do evento.

Além dos shows, a Prefeitura anunciou medidas operacionais para facilitar o acesso do público, como reforço na segurança, ações de mobilidade urbana e ônibus gratuitos após os eventos. A gestão também confirmou que os arraiais de bairro e apresentações de quadrilhas juninas serão mantidos durante o período.

Outro destaque anunciado durante a coletiva foi a transmissão nacional do evento pela TV Record nos dias 19, 20 e 21 de junho. Para Paulinho Freire, a exposição nacional fortalece a imagem de Natal como destino turístico durante o período junino.

“A grande surpresa do ano passado foi o São João de Natal. Agora teremos transmissão para todo o Brasil, mostrando nossa cidade, nossa cultura e nosso potencial turístico”, afirmou.

“A grande surpresa do ano passado foi o São João de Natal. Agora teremos transmissão para todo o Brasil” – Foto: Reprodução

A Prefeitura informou ainda que os investimentos no evento devem ficar entre R$ 17 milhões e R$ 18 milhões. Segundo o prefeito, a meta da gestão é ampliar gradativamente a participação da iniciativa privada no financiamento da festa, seguindo modelos já consolidad


Compartilhe esse post

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO RECEBE ALERTA DO MPRN SOBRE RISCOS DE CORRUPÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

O Ministério Público do Rio Grande do Norte colocou a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante sob pressão ao recomendar que a gestão do prefeito Jaime Calado implante, em até 30 dias, um Programa de Integridade voltado ao combate à corrupção, fortalecimento da transparência e criação de mecanismos internos de controle dentro da máquina pública.

A recomendação, assinada pelo promotor Flávio Henrique de Oliveira Nóbrega, escancara uma realidade considerada preocupante pelo próprio Ministério Público: a ausência de estruturas mínimas de prevenção a irregularidades em grande parte das prefeituras brasileiras.

No documento, o MP destaca que “mais de 90% dos municípios brasileiros não possuem Programas de Integridade próprios”, cenário que, segundo a Promotoria, fragiliza o controle interno, aumenta riscos administrativos e deixa o patrimônio público vulnerável.

A cobrança direcionada à gestão Jaime Calado ocorre em meio ao endurecimento nacional dos órgãos de controle sobre práticas de governança, transparência e prevenção de desvios dentro da administração pública.

A recomendação tem peso político e institucional porque não trata apenas de burocracia administrativa. O Ministério Público vincula diretamente a implantação do programa à necessidade de combater corrupção, improbidade administrativa e falhas de gestão.

Na recomendação, o Ministério Público é incisivo ao afirmar que:
“O direito a uma Administração proba, transparente e eficiente é direito difuso do cidadão.”
Em outro trecho forte, o Ministério Público alerta:
“As atividades de promoção da integridade e de prevenção de riscos da corrupção evitam a ocorrência do dano.”

Na prática, o Ministério Público está cobrando que a Prefeitura deixe de atuar apenas de forma reativa diante de denúncias e passe a criar mecanismos permanentes de fiscalização, controle e rastreamento interno de riscos administrativos.

Pela recomendação, a gestão municipal terá de comprovar a criação formal de um Programa de Integridade, integração do sistema à administração pública, comunicação interna das medidas, mecanismos de monitoramento e prestação de contas.

A recomendação ainda exige que o coordenador do programa tenha “reputação ilibada”, sem condenações ou investigações relacionadas à improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública, ponto que reforça o nível de preocupação do Ministério Público com a credibilidade do sistema a ser implantado.

A recomendação também evidencia um novo momento no posicionamento institucional do MP, que passa a atuar preventivamente antes mesmo do surgimento de escândalos ou ações judiciais de maior repercussão.

Embora a medida tenha caráter recomendatório, o não cumprimento pode servir futuramente como elemento para abertura de procedimentos investigatórios ou medidas judiciais, principalmente diante da nova política nacional de integridade pública estimulada pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Ao mirar a necessidade de controles internos e cultura anticorrupção, o Ministério Público manda um recado claro às administrações municipais: transparência e governança deixaram de ser discurso político e passaram a integrar a agenda permanente dos órgãos de fiscalização.


Compartilhe esse post

“EM POLÍTICA, TUDO É POSSÍVEL”, AFIRMA EZEQUIEL SOBRE MILENA SER VICE DE CADU

  • por
Compartilhe esse post

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Sousa (PSDB), falou de forma aberta sobre a possibilidade de a vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão (PSDB), integrar a chapa majoritária encabeçada pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu Xavier (PT). A declaração foi dada durante evento de motociclismo realizado no último fim de semana em Currais Novos, no interior do Estado, e vem repercutindo nos bastidores da política potiguar.

Apesar das especulações em torno do nome de Milena para a vice já circularem há meses, essa foi a primeira vez que o próprio Ezequiel comentou publicamente o assunto. Em meio ao estilo reservado do presidente da Assembleia, aliados costumam repetir a máxima de que “quem fala por Ezequiel é o próprio Ezequiel”.

Sem confirmar qualquer definição, o deputado deixou o cenário em aberto. “Em política, tudo é possível. Não há nenhuma decisão sobre isso”, afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de a irmã compor uma eventual chapa governista.

Na sequência, Ezequiel ressaltou a trajetória política de Milena e relembrou como ela chegou à vice-prefeitura de Currais Novos. “Milena é vice-prefeita do município de Currais Novos. Tem uma parceria que vem lá de trás. Estava na Assembleia quando recebi a visita de Lucas e de Odon, pedindo para que Milena fosse sua vice, o que não estava em nenhum planejamento político nosso”, declarou, em referência ao prefeito Lucas Galvão e ao ex-prefeito Odon Júnior.

O parlamentar afirmou que a entrada da irmã na disputa municipal ocorreu a partir de um apelo político e popular. “Diante dessa conclamação feita por Lucas e por Odon naquele momento, porque ali eles estavam representando um sentimento popular, Milena deixou o seu conforto, o seu trabalho como advogada e entrou numa campanha que saiu vitoriosa para o bem do povo de Currais Novos”, destacou.

Ezequiel também aproveitou a oportunidade para exaltar a gestão municipal da cidade seridoense e fez referência direta à administração conduzida pelo prefeito Lucas Galvão e pela sua irmã, Milena Galvão. “Hoje essa dupla tem uma das maiores avaliações municipais do estado do Rio Grande do Norte, acima dos 89% de aprovação. Isso mostra o acerto do povo de Currais Novos”, afirmou.

Nos bastidores, a expectativa é que a eventual vice de Cadu Xavier saia do grupo político ligado ao PSDB de Ezequiel Ferreira, conforme publicado pelo Diário do RN recentemente. Além de Milena Galvão, também são citados como possibilidades os nomes da médica Júlia Almeida, esposa do prefeito de Parelhas, e a deputada estadual Cristiane Dantas, esposa do ex-vice-governador Fábio Dantas, um dos principais aliados políticos de Ezequiel no estado.

Diálogo aberto e indefinição
Embora evite antecipar qualquer definição eleitoral, o que só deve acontecer no mês de julho, de acordo com aliados, Ezequiel tem feito movimentos interpretados como gestos de aproximação com diferentes campos políticos. No âmbito administrativo, o deputado estadual mantém alinhamento com a governadora Fátima Bezerra. Em fevereiro deste ano, após a leitura da mensagem anual do Executivo na Assembleia Legislativa, o parlamentar fez elogios públicos à condução da gestão estadual, gesto visto como sinal de boa relação institucional e política. “A história pode lhe trazer de volta para comandar o destino do Estado do Rio Grande do Norte ainda. Pela idade, pela capacidade, pela competência’, afirmou em tom profético e acrescentou: “Parabéns pelo pronunciamento que vem carregado de serviço prestado ao Rio Grande do Norte, mas também traz uma carga de emoção, acima de tudo, traduzida nas suas vitórias e nas suas conquistas de vida, e também na política”. O presidente da Assembleia concluiu reafirmando o histórico democrático de Fátima Bezerra: “As pessoas podem discordar da governadora, até ter posições antagônicas. Mas ninguém pode subestimar alguém que saiu, como a senhora saiu, lá da Paraíba, veio pro Rio Grande do Norte e tudo que foi na vida foi pelo voto livre e democrático do povo do Rio Grande do Norte”.

Ao mesmo tempo, Ezequiel também já esteve próximo do grupo liderado por Rogério Marinho, mantendo conversas com o prefeito de Natal, Paulinho Freire, aliado do pré-candidato Álvaro Dias. O deputado participou das articulações para assumir o comando do Republicanos no Rio Grande do Norte ao lado também de Fábio Dantas e do presidente da Câmara Municipal de Natal, Ériko Jácome.

O movimento acabou esvaziado após o ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, assumir o controle do Republicanos no estado em articulação direta com a direção nacional da legenda.


Compartilhe esse post

AZEVEDO SE REÚNE COM ‘TRAIDOR DA PÁTRIA’ NOS EUA E É CRITICADO NA WEB

  • por
Compartilhe esse post

A agenda do deputado estadual Coronel Azevedo com integrantes da família Bolsonaro, realizada no último sábado (23) em Arlington, no Texas, Estados Unidos, vem repercutindo nas redes sociais e movimentando os bastidores da política potiguar. O parlamentar esteve reunido com o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o encontro, o senador Flávio Bolsonaro participou por meio de videochamada.

Nas redes sociais, Coronel Azevedo compartilhou registros do encontro e destacou afinidade política com os filhos do ex-presidente. Em publicação no X, antigo Twitter, o deputado escreveu: “Em Arlington, no Texas, ao lado de Eduardo Bolsonaro e em chamada com o senador e futuro presidente Flávio Bolsonaro. Boa conversa sobre o Brasil, política e os desafios do nosso país.

Sempre trabalhando e defendendo aquilo que acreditamos”, publicou.

O parlamentar também ressaltou a importância do alinhamento com lideranças conservadoras nacionais. Segundo ele, o encontro fortalece pautas ligadas à segurança pública, liberdade econômica e defesa da família. “Esse alinhamento com lideranças estaduais fortalece ainda mais nosso compromisso com a defesa da liberdade, da segurança pública e dos valores que representam milhões de brasileiros”, afirmou.

Inicialmente tratada como parte de uma agenda institucional e política do parlamentar potiguar durante passagem pelo país, a viagem foi posteriormente classificada pela assessoria de Coronel Azevedo como de caráter pessoal. Em resposta ao Diário do RN, a equipe do deputado informou que todas as despesas foram custeadas com recursos próprios do parlamentar. O Diário do RN também solicitou posicionamento detalhado sobre os objetivos políticos do encontro, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

Repercussão nas redes sociais
A repercussão nas redes sociais foi imediata. Enquanto apoiadores elogiaram a aproximação de Coronel Azevedo com a família Bolsonaro e com lideranças da direita conservadora, críticos associaram o encontro ao histórico recente de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos e às articulações políticas do grupo bolsonarista no exterior.

Entre os comentários negativos, internautas apontaram uma suposta incoerência entre o discurso patriótico defendido pelo parlamentar e a atuação internacional de Eduardo, chamado por alguns usuários de “traidor da Pátria”. Adversários políticos acusam o ex-deputado de agir contra interesses brasileiros ao defender medidas e pressões externas sobre o país, entre elas o tarifaço deflagrado em agosto do ano passado sobre produtos brasileiros.

Nos comentários das publicações, alguns usuários elevaram o tom das críticas. “Isso é patriotismo? Isso é patético! Associação com foragidos, golpistas. Ridículo”, escreveu um internauta. Outro comentário afirmou: “Mais um deputado e militar foi para os Estados Unidos conspirar contra o Brasil”. Houve ainda quem cobrasse punições ao parlamentar potiguar: “Tudo pago com dinheiro do povo, deveria ser cassado, isso é um absurdo, visitar um traidor da pátria fugitivo da Justiça brasileira”, publicou outro usuário nas redes sociais.

Interferências de Eduardo nos EUA
Desde que passou a morar nos Estados Unidos, em julho de 2025, Eduardo Bolsonaro tornou-se um dos principais interlocutores do bolsonarismo junto a setores ligados ao presidente americano Donald Trump. O ex-deputado intensificou contatos com parlamentares republicanos, participou de eventos conservadores internacionais e passou a defender publicamente sanções contra autoridades brasileiras e críticas às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

A atuação de Eduardo Bolsonaro ganhou ainda mais repercussão em agosto do ano passado, quando esteve entre os articuladores políticos do chamado “tarifaço” anunciado pelo governo de Donald Trump contra produtos brasileiros. Eduardo também passou a defender a anistia ou revisão de penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Além disso, no início deste ano, o filho do ex-presidente intensificou críticas ao STF e passou a defender publicamente a concessão de prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, preso desde novembro de 2025. A permanência de Eduardo nos Estados Unidos ganhou ainda mais repercussão após a cassação de seu mandato pela Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado, por excesso de faltas às sessões legislativas enquanto permanecia fora do país.


Compartilhe esse post