Início » Arquivos para 22 de maio de 2026, 09:00h

maio 22, 2026


SANTA CRUZ ESPERA 100 MIL FIÉIS NA PROCISSÃO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

  • por
Compartilhe esse post

No alto do Monte Carmelo, a imagem do Santuário de Santa Rita de Cássia domina a paisagem de Santa Cruz e simboliza uma devoção que atravessa gerações. Nesta sexta-feira (22), data dedicada a Santa, a cidade deve receber cerca de 100 mil pessoas para o encerramento da tradicional festa da padroeira, considerada uma das maiores manifestações religiosas do Rio Grande do Norte.

As celebrações começaram no último dia 13 de maio e vêm reunindo fiéis de diferentes regiões do estado, além de caravanas da Paraíba, Pernambuco, Ceará e até de outros estados mais afastados. A expectativa é de que o movimento alcance o ápice durante a procissão desta sexta.

“A gente aguarda aí 100 mil pessoas no dia de hoje para vivenciar essa ação devocional na procissão de Santa Rita”, afirmou o pároco e reitor do santuário, Padre Vicente Fernandes.
Segundo ele, a relação entre Santa Cruz e Santa Rita começou ainda antes da formação da cidade.

De acordo com o sacerdote, a devoção chegou à região junto de uma família vinda do Ceará, quando o local ainda era apenas uma fazenda.
“Junto com a família veio a devoção de Santa Rita. Dessa fazenda foi se criando a comunidade, e da comunidade veio a paróquia. Até hoje é essa relação: Santa Rita e Santa Cruz, Santa Cruz e Santa Rita”, explicou.

Devoção que ultrapassou o Trairi
Embora a fé em Santa Rita de Cássia acompanhe a história do município há décadas, Padre Vicente avalia que o reconhecimento nacional veio a partir da construção do santuário e da inauguração da estátua da santa, em 2010.

“Essa relação devocional, que antes era algo mais provinciano, tornou-se algo nacional”, destacou. Hoje, o santuário recebe visitantes durante todo o ano. Nos períodos festivos, especialmente em maio, o fluxo aumenta significativamente e transforma a rotina da cidade.

“O santuário passa a ser esse local de acolhimento, de fé e de oração. E diante dos testemunhos que uma pessoa vai contando para outra, cresce cada vez mais essa busca devocional”, disse o padre.

A imagem de Santa Rita de Cássia, considerada a maior estátua católica do mundo, possui cerca de 56 metros de altura e se tornou um dos principais cartões-postais do turismo religioso nordestino. O complexo também abriga capela, auditório, mirante, sala de promessas e espaços de acolhimento aos romeiros.

Procissão é ponto alto da festa
A procissão de Santa Rita é considerada o momento mais aguardado pelos fiéis. O cortejo acontece após a missa solene das 15h, celebrada este ano pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal, Dom José Silvio.

Segundo Padre Vicente, um dos elementos que mais chamam atenção é o andor da santa, produzido artesanalmente e renovado a cada edição.

“O que atrai para a procissão é também a imagem de Santa Rita saindo às ruas em um andor artístico, preparado especialmente para a festa”, explicou.

O trabalho deste ano é assinado pelo artista mossoroense Flávio Tácito.

Teleférico segue na reta final
Outro tema que acompanha o crescimento do santuário é a expectativa pela conclusão do teleférico de Santa Cruz, projeto pensado para ligar a Igreja Matriz ao Alto do Santuário.

De acordo com Padre Vicente, a obra está na fase final e deve passar por um novo processo licitatório para conclusão dos serviços.

“Estamos esperando abrir uma nova licitação para que a empresa finalize a obra. Concluído isso, o município tende a terceirizar o funcionamento”, afirmou.

A avaliação da paróquia é de que o equipamento deve ampliar ainda mais o potencial turístico da cidade, atraindo não apenas romeiros, mas também visitantes interessados na experiência cultural e paisagística.

“O teleférico vem agregar e completar esse complexo turístico-religioso. Não vêm somente os fiéis, mas também turistas que podem entrar na espiritualidade e sair daqui transformados através da fé”, disse o sacerdote.

Expectativa por nova diocese
A Festa de Santa Rita deste ano também ocorre em meio à expectativa pela criação de uma nova diocese no Rio Grande do Norte, com sede em Santa Cruz.

O projeto prevê que a futura Diocese de Santa Cruz reúna municípios das regiões Trairi, Potengi e parte do Agreste potiguar. Segundo Padre Newton, o processo já foi encaminhado à Nunciatura Apostólica e aguarda aprovação do Papa Leão XIV.

“Santa Cruz vive um momento de graça e expectativa. A criação da diocese representa também um fortalecimento da presença evangelizadora da Igreja nessa região”, finalizou Padre Vicente.


Compartilhe esse post

RAFAEL MOTTA AFIRMA QUE ZENAIDE MAIA É INCOERENTE POR VOTAR EM LULA

  • por
Compartilhe esse post

A declaração recente da senadora Zenaide Maia de que votará no presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, mesmo com o PSD tendo como pré-candidato o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, provocou forte repercussão nos bastidores da política potiguar. A posição da parlamentar, atual vice-líder do Governo Lula no Senado, passou a ser vista por adversários e até aliados como uma tentativa de “agradar a dois senhores”, ao manter pontes simultâneas com o lulismo e com setores do Centrão, movimento considerado incoerente por integrantes do próprio campo governista diante de uma disputa presidencial em que os projetos políticos estarão em lados opostos e que só um candidato sairá vencedor.

Pré-candidato ao Senado pelo grupo governista, Rafael Motta (PDT) classificou a postura como contraditória. Em declaração ao Diário do RN, ele afirmou: “É incoerente. Ela é vice-líder de um governo que o partido dela quer derrotar”.

A fala da senadora foi publicada na edição de ontem do Diário do RN, em entrevista concedida à jornalista Anna Karinna Castro. Na ocasião, Zenaide afirmou que não considera incoerente apoiar Lula, mesmo com seu partido tendo outro projeto presidencial. Para a parlamentar, a fidelidade partidária não deve se sobrepor às convicções ideológicas.

“O partido é importante, mas tem algo mais importante que é o povo”, declarou a senadora.

Na entrevista, Zenaide Maia reconheceu que a configuração política impedirá sua presença ao lado de Lula no Rio Grande do Norte e, ao comentar os desdobramentos da disputa local, a senadora admitiu que mesmo não estando no palanque, vai estar apoiando a reeleição do presidente no Estado.

“O meu partido vai ter um candidato a presidente, Ronaldo Caiado, mas eles já sabem que no Rio Grande do Norte eu vou votar em Lula”, afirmou.

Nos bastidores, a posição vem sendo interpretada como um movimento arriscado, que pode confundir o eleitorado e gerar ruídos tanto entre aliados do presidente quanto dentro do próprio PSD, legenda que integra o Centrão e hoje abriga setores resistentes à reeleição de Lula.

Embora exista essa leitura de que o posicionamento da senadora pode embaralhar o discurso do campo governista, em entrevista publicada essa semana no Diário do RN, a presidente estadual do PSB, Larissa Rosado, afirmou acreditar que o eleitor tende a reconhecer o “Time de Lula”.

“Quando Lula apontar para o Rio Grande do Norte quem são os candidatos dele, Cadu Xavier, Samanda Alves e Rafael Motta, eu acho que o eleitor se define e vai fazer a escolha para as pessoas que estão no time dele”, disparou.

Apesar das críticas, Zenaide reafirma que sua trajetória política sempre esteve ligada a pautas sociais e ao campo progressista, independentemente da orientação partidária. A senadora relembrou, inclusive, episódios anteriores em que contrariou a posição da própria legenda, como durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Só fico em um partido se eu tiver o direito e a autonomia de votar como eu acho que devo votar, a favor do povo”, afirmou.

A movimentação da senadora acontece em um momento de intensa reorganização dos grupos políticos para 2026 no Rio Grande do Norte. Enquanto o campo governista tenta consolidar a associação direta com Lula no Estado, a postura de Zenaide abre espaço para um debate sobre fidelidade partidária, coerência ideológica e os limites das alianças políticas em um cenário cada vez mais polarizado.


Compartilhe esse post

MOSSORÓ RECEBEU R$ 12,6 MILHÕES EM EMENDAS PIX NA GESTÃO ALLYSON

  • por
Compartilhe esse post

A Prefeitura de Mossoró recebeu ao menos R$ 12.638.990,00 em emendas Pix entre 2021 e 2024, segundo levantamento realizado com base em dados do Portal da Transparência da União. Os recursos foram transferidos diretamente ao município através das chamadas “Transferências Especiais”, modalidade criada para agilizar o envio de verbas federais, mas que atualmente se encontra no centro de uma das maiores discussões sobre transparência pública no país.
Todos os repasses identificados no levantamento ocorreram durante a gestão do ex-prefeito Allyson Bezerra, que deixou o cargo no fim de março para disputar o Governo do Rio Grande do Norte.

As chamadas emendas Pix permitem que deputados e senadores enviem recursos diretamente para estados e municípios sem a necessidade de convênios tradicionais. Na prática, o dinheiro cai diretamente na conta da prefeitura, dando maior liberdade de execução aos gestores municipais.

O modelo, porém, passou a ser alvo de forte reação do Supremo Tribunal Federal (STF), após órgãos de controle apontarem dificuldades para rastrear como bilhões de reais vêm sendo gastos em todo o Brasil.

O avanço das investigações e das cobranças por transparência coloca municípios que receberam grandes volumes de transferências especiais, como Mossoró, dentro do radar nacional de fiscalização.

Zenaide Maia lidera envio de recursos para Mossoró
Entre todos os parlamentares identificados no levantamento, a senadora Zenaide Maia aparece como a maior destinadora de emendas Pix para Mossoró.

Somente ela enviou R$ 5 milhões em 2024 e outros R$ 2,9 milhões em 2023.

Ao todo, os repasses ligados à parlamentar somam R$ 7,9 milhões, o equivalente a mais de 62% de todas as transferências especiais identificadas para o município no período analisado.

O maior pagamento individual ocorreu em 3 de julho de 2024, através da ordem bancária 2024OB003038, vinculada à emenda nº 202440910002, no valor de R$ 5 milhões, já em 30 de agosto de 2023, Mossoró recebeu mais R$ 2,9 milhões através da ordem bancária 2023OB808580, referente à emenda nº 202340910010.

Relatório da CGU apontou falhas de transparência
O debate sobre as Emendas Pix em Mossoró ganhou ainda mais repercussão após auditoria da CGU divulgada em abril de 2025 sobre uma transferência especial de R$ 5 milhões destinada à pavimentação de ruas no município.

A fiscalização foi realizada por determinação do STF dentro da ADPF 854, relatada pelo ministro Flávio Dino.

Embora a Controladoria tenha reconhecido a existência das obras e afirmado não ter encontrado desvio dos recursos, o relatório apontou graves inconsistências relacionadas à transparência e à rastreabilidade da verba federal.

A CGU concluiu que Mossoró “não fornece, com transparência adequada, informações sobre os recursos recebidos por meio da Transferência Especial”. O relatório apontou ainda que o município não registrou corretamente informações no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o Portal da Transparência municipal dificulta a individualização das emendas, não há mecanismos simples para o cidadão rastrear a aplicação do dinheiro federal e foi categórico em afirmar que há “insuficiência de transparência ativa”, comprometendo o controle social dos recursos públicos.

A própria CGU classificou como “não adequada” a transparência da execução da emenda auditada.

Outro ponto que chamou atenção dos auditores foi o fato de a emenda de R$ 5 milhões ter sido incorporada a um contrato muito maior, de R$ 58 milhões, firmado com a Construtora Luiz Costa Ltda., dificultando a identificação exata de como o dinheiro federal foi executado.

STF amplia investigação nacional sobre emendas Pix
As transferências especiais passaram a ser alvo de uma ampla ofensiva institucional após decisões do ministro Flávio Dino, relator das ações que discutem a constitucionalidade e a transparência das emendas parlamentares, e o STF passou a cobrar: rastreabilidade completa dos recursos; identificação pública da destinação; detalhamento das obras e contratos; transparência sobre empresas contratadas; publicação dos planos de trabalho; e prestação de contas detalhada dos municípios beneficiados.

CGU, TCU e Polícia Federal ampliam auditorias
Além do STF, órgãos federais também passaram a intensificar investigações e auditorias sobre emendas Pix em todo o país.

A CGU iniciou levantamentos para identificar municípios que receberam grandes volumes de recursos sem transparência adequada.

O Tribunal de Contas da União (TCU) também passou a exigir critérios mais rígidos de rastreabilidade e divulgação pública das despesas realizadas com transferências especiais.

O endurecimento das fiscalizações coloca municípios como Mossoró no centro de uma discussão nacional que deve ganhar ainda mais força durante o período eleitoral de 2026.


Compartilhe esse post