Início » Arquivos para 5 de outubro de 2021, 20:12h

outubro 5, 2021


NATAL AMPLIA PÚBLICOS EM VACINAÇÃO A PARTIR DESTA QUARTA (06)

  • por
Compartilhe esse post

Alex Régis/Secom

Nesta quarta-feira (06) chega a vez do público de 65 anos comparecer a qualquer ponto vacinal de Natal para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19, e na quinta-feira (07), pessoas com 60 anos e mais. 

A Prefeitura do Natal vai ampliar a aplicação da D3 neste grupo, desde que tenham se imunizado há pelo menos seis meses com as duas doses ou dose única de qualquer imunizante contra a Covid-19 e sejam residentes do município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) também vai ampliar o prazo da D2 de Oxford, nesta quarta (06) para aqueles que tomaram a primeira dose até 22 de julho. 

Outra novidade é que a SMS/Natal vai iniciar a aplicação da D3 para os imunossuprimidos, de acordo com os critérios do Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde, a partir desta quarta (06). 

Os indivíduos desse grupo devem apresentar laudo médico que comprove estar dentro dos critérios. O intervalo mínimo para a terceira dose de reforço deverá ser de 28 dias após a segunda dose do esquema vacinal completo. 

Confira relação de públicos aptos para vacinação com a D2:

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC

As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD

UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 22 de julho.

GRÁVIDAS 

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER

A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.


Compartilhe esse post

EM BRASÍLIA, LULA SE REÚNE COM LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Ricardo Stuckert

Na manhã desta segunda-feira (05), o ex-presidente Lula anunciou que durante o dia participaria de reuniões com representantes de partidos políticos para articulações e ajuste de alianças. Ao seu lado, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. Nas redes sociais, o petista registrou os encontros. 

Primeiramente, Lula esteve presente com representantes do PROS em Brasília. Participaram o presidente do partido, Eurípedes de Macedo, e o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo. “Conversa produtiva sobre a conjuntura nacional e os rumos pra sair dessa crise”, afirmou o ex-presidente.

Luiz Inácio também esteve com membros do PSB, como o presidente nacional do partido Carlos Siqueira, e os deputados federais Alessandro Molon e Marcelo Freixo. “Temos compreensão dos desafios que se impõem para derrotar esse governo que tanto castiga nosso povo. Estamos juntos na luta”, destacou o petista. Freixo, após o encontro, declarou: “Diálogo e união para derrotarmos Bolsonaro e reconstruímos o Brasil”.

Lideranças do Psol também esteviveram com o ex-presidente nesta terça (05). “Sou muito grato aos companheiros do partido pelo apoio nas horas mais difíceis e por tudo que fizeram na luta pela minha liberdade. Juntos vamos derrotar o bolsonarismo e devolver o Brasil ao povo brasileiro!”, disse Lula.


Compartilhe esse post

ISOLDA: “9,5 MILHÕES DE DÓLARES EM PARAÍSO FISCAL E A MAIORIA DOS BRASILEIROS TENDO QUE IR ATRÁS DE OSSO PARA SE ALIMENTAR”

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

A deputada estadual do Rio Grande do Norte, Isolda Dantas (PT), foi às redes sociais comentar o caso dos documentos da Pandora Papers que revelam que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é dono de uma offshore milionária em paraíso fiscal.

“9,5 milhões de dólares em paraíso fiscal e a maioria dos brasileiros tendo que ir atrás de osso para se alimentar”, disse a deputada Isolda Dantas relacionando o caso do ministro com a crise econômica do país, que obriga brasileiros a trocar carne por ossos devido a alta dos preços. “Esse governo é violento de muitas formas”, completa a parlamentar.

Economistas apontam que o dólar hoje representa, indiretamente, uma das principais pressões sobre a inflação, com impacto que vai dos preços de combustíveis aos dos alimentos. Entretanto, para quem tem investimentos no exterior, o dólar mais caro tem um efeito positivo, já que faz crescer o equivalente em reais das aplicações. Foi o que aconteceu com os recursos mantidos na Dreadnoughts International, empresa offshore fundada por Guedes em setembro de 2014 nas Ilhas Virgens Britânicas.

As offshores não são ilegais no Brasil, desde que os recursos sejam declarados à Receita. A diferença, neste caso, é o fato de que Guedes é servidor público. 

Offshore é o nome comum dado às empresas e contas bancárias abertas em territórios onde há menor tributação, os chamados paraísos fiscais.

Sobre o caso, a Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram requerimento, na tarde desta terça-feira (05), convocando o Ministro da Economia a prestar esclarecimentos em plenário.

CÂMARA E SENADO CONVOCAM MINISTRO PAULO GUEDES PARA EXPLICAR CONTAS EM PARAÍSO FISCAL

*Com informações da Folha de São Paulo


Compartilhe esse post

CÂMARA E SENADO CONVOCAM MINISTRO PAULO GUEDES PARA EXPLICAR CONTAS EM PARAÍSO FISCAL

  • por
Compartilhe esse post

Getty Images

Enquanto a cúpula do Palácio da Alvorada tentava convencer ao ministro Paulo Guedes a convocar coletiva com a imprensa para explicar a existência de contas em paraísos fiscais, na tarde desta terça-feira, 5, a Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram requerimento convocando o Ministro da Economia a prestar esses mesmos esclarecimentos em plenário.

A convocação ao ministro Paulo Gurdes foi estendida também ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a manutenção de offshores em paraísos fiscais. Na Câmara, como se trata de uma convocação, o ministro da Economia é obrigado a comparecer, embora ainda não tenha data definida.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou a convocação do ministro Paulo Guedes a partir de requerimentos apresentados pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Ramos (PDT-RJ). Eles querem que o ministro esclareça suas movimentações financeiras no exterior através de offshore.

*Com informações do jornal Folha de São Paulo


Compartilhe esse post

DALIANA BANDEIRA É A NOVA SECRETÁRIA DE MOBILIDADE URBANA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação/STTU

O prefeito Álvaro Dias nomeou nesta terça-feira (5) a engenheira civil Daliana Bandeira como nova secretária de Mobilidade Urbana de Natal. A nova titular da STTU assume o lugar de Paulo César Medeiros, que solicitou afastamento por motivos de saúde, mas foi nomeado como assessor especial do prefeito.

As nomeações saíram em edição extra do Diário Oficial do Município, na tarde desta terça-feira (05).

“Fizemos a opção por uma gestora que, além de ter perfil totalmente adequado à STTU, já vinha contribuindo com a nossa administração, na própria pasta. Não tenho dúvida de que Daliana Bandeira fará um grande trabalho em benefício de Natal e da população na Secretaria de Mobilidade Urbana”, pontua o prefeito. Daliana é engenheira civil e mestre na área de Transportes, pela Universidade de Brasília.

No início do ano de 2006, Daliana ocupou, na própria STTU, o cargo de chefe do Departamento de Engenharia de Trânsito, o qual exerceu até o fim de 2008.


Compartilhe esse post

EM RETA FINAL, CPI DA ARENA OUVE PROCURADOR APOSENTADO DO ESTADO APÓS AUSÊNCIAS NA ÚLTIMA SEMANA

  • por
Compartilhe esse post

Foto: João Gilberto/ALRN

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em sua 12ª reunião, ouviu nesta terça-feira (05) o procurador aposentado Raimundo Nonato de Lima. Ele presidiu, até 2010, a Comissão Jurídica de Acompanhamento da Copa (Cojac) da Procuradoria Geral do Estado (PGE). 

A oitiva aconteceu após uma semana frustrada para os parlamentares da Comissão, quando os dois depoentes, o próprio Raimundo Nonato de Lima, e a procuradora Marjorie Madruga Alves Pinheiro, faltaram sem justificativas.

CPI DA ARENA: PROCURADORES DO ESTADO NÃO COMPARECEM ÀS OITIVAS

Durante seu depoimento, Raimundo Nonato de Lima, na condição de testemunha, informou que a comissão, até dezembro de 2010, período em que o mesmo presidiu a Cojac, teve suas atividades esvaziadas porque a mesma agia, somente, com base em provocações.

“Essa era uma comissão formada por seis procuradores para assessorar todos os assuntos jurídicos relacionados à Copa do Mundo em Natal”, disse ao afirmar que quando provocada, os relatores emitiram um parecer com sugestões e modificações na formatação do contrato. “O que não posso informar é se essas sugestões foram acatadas”, informou.

O deputado Getúlio Rêgo elogiou a postura da testemunha e a conduta em suas respostas. “Um depoimento seguro e coerente. Virtudes que elevam o patamar da Procuradoria Geral do Estado. Parabenizar sua firmeza nas respostas dadas a essa CPI”, disse

“A presença da testemunha de hoje foi importante e esclarecedora, visto que o que foi dito pelo procurador Raimundo Nonato remete ao início de tudo. Porque é importante lembrar que o problema não está no fim e sim lá no início onde tudo foi realizado”, disse a relatora da CPI, deputada Isolda Dantas (PT).

Já o presidente da Comissão, deputado Coronel Azevedo (PSC), fez uma avaliação geral do que foi visto até o momento e destacou a importância da CPI para o estado.  “A maior contribuição da CPI é trazer esse tema para agenda política e pública do Estado. Queremos, principalmente, que se faça o ajuste contratual, tornando o RN atrativo para investimentos. E se há algum crime, vamos encaminhar aos órgãos fiscalizadores encarregados da persecução criminal”, afirmou o parlamentar.

Próxima Reunião

A próxima reunião da CPI da Arena das Dunas acontecerá no dia 19/10, quando serão ouvidas todas as testemunhas elencadas no processo como fiscais de contratos, procuradores, autor do ofício 65/2013, além de representantes da Empresa Valora, responsável pelo financiamento da construção do Estádio da Arena das Dunas.


Compartilhe esse post

PREFEITURA ASSINA CONTRATO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM BAIRROS DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Alex Régis

A Prefeitura de Natal fará novas obras de infraestrutura urbana pela cidade. Nesta terça-feira (05), o prefeito Álvaro Dias assinou com a Caixa Econômica Federal (CEF) o convênio referente às obras de drenagem e pavimentação de 18 ruas, sendo oito no bairro Planalto, 10 no Alto da Torre (na Zona Norte) e o capeamento asfáltico de outras cinco no bairro das Quintas. Serão investidos R$ 6,2 milhões oriundos de uma emenda parlamentar da deputada federal Carla Dickson, que participou do ato de assinatura.

“Serão obras que darão mais conforto e segurança aos inúmeros motoristas que circulam nesses locais. Ruas que antes eram de pavimentação ruim ou até inexistente, e que, agora, terão uma maior vida útil com a nova estrutura, gerando qualidade de vida para a população, valorizando os imóveis locais e fazendo com que a oferta dos serviços públicos seja ampliada”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão e contou ainda com as presenças do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, do deputado estadual Albert Dickson e da vereadora Margareth Régia.

Álvaro Dias lembrou que, além dessas obras, a Prefeitura está finalizando o projeto de drenagem e pavimentação de mais de 300 ruas em comunidades diversas da Zona Norte, bem como está executando o mesmo tipo de serviço em outra região do Planalto, contemplando outras 18 ruas e a construção de uma lagoa de captação, que terá a capacidade de armazenamento de mais de 11 mil litros. A obra agrega ainda a construção de galeria de águas pluviais para dar suporte ao sistema de drenagem do projeto.

“O bairro Planalto tem sido bem assistido pela nossa gestão. Estamos investindo bastante nessa região, que é a que mais cresce na capital potiguar e carece de uma estrutura melhor. Estamos trabalhando muito para melhorar essa situação. Ao final dos trabalhos, os transtornos com os alagamentos no período chuvoso e com a poeira na época da estiagem serão coisas do passado ”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, indicou as próximas etapas que acontecerão até o início das obras. “Hoje assinamos o convênio, depois iremos enviar as informações com planilha de custos, ruas, material e para análise do banco, receberemos a devolutiva de aprovação, e só ai iniciaremos o processo licitatório para definição da empresa. Vamos buscar acelerar esses trâmites para que os serviços possam começar ainda em 2021”, elencou o secretário.

Ele também comentou sobre o critério que será sendo seguido para definir quais ruas receberão melhorias. “Igualmente como fizemos na Zona Norte, com o saneamento integrado, o serviço agora andará da mesma forma: sempre privilegiando as ruas de maior circulação de carros, as que ligam as artérias dos bairros e as que recebem a contribuição do transporte público nas suas proximidades”, explicou Carlson Gomes.

A deputada federal Carla Dickson, autora da emenda que garantiu os recursos para a obra, se disse muito feliz com o início da concretização de uma justa reivindicação dos moradores da região atendida, como também enalteceu o trabalho executado pela atual gestão da Prefeitura de Natal. “Esse é um momento histórico para os moradores do Planalto, Quintas e Alto da Torre. Sonhamos esse sonho juntos e hoje ele está começando a ser realizado. Fico feliz de poder contribuir para mudar a realidade desses locais. Destaco ainda o empenho, trabalho e dedicação do prefeito Álvaro Dias, que tem sido um lutador incansável e não mede esforços para buscar o melhor para o Município”, definiu a parlamentar.


Compartilhe esse post

APÓS HABEAS CORPUS DE GABAS, ADVOGADO DO EMPRESÁRIO QUE IRIA DEPOR NO MESMO DIA PEDE ADIAMENTO

  • por
Compartilhe esse post

CPI da Covid na Assembleia Legislativa do Estado – Foto: João Gilberto

O advogado do empresário Carlos Kerbes pediu o adiamento do depoimento que seu cliente prestaria nesta quarta-feira (06) na CPI da Covid da Assembleia Legislativa do RN. A informação foi divulgada pelo presidente da Comissão, deputado Kelps Lima (Solidariedade), após justiça conceder Habeas Corpus ao depoente Carlos Gabas.

Ele foi convocado pela Comissão para esclarecer fatos relacionados à compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, assim como Gabas.

Nesta terça-feira (05), o advogado do empresário requereu o adiamento do depoimento. Segundo ele, o motivo é um conflito de agendas. Kerbes deverá comparecer presencialmente, neste mesmo dia, a uma audiência da Justiça em Salvador.

O pedido foi atendido pela Presidência da CPI. “Os princípios da ampla defesa e do contraditório são regras absolutas desta Comissão, e o acompanhamento por advogado é situação que respeita a Constituição, garantindo, assim, a lisura do processo e da própria Comissão”, disse o deputado Kelps Lima.

O empresário é investigado pelo processo de aquisição de respiradores, em que o Governo do RN pagou adiantado quase R$ 5 milhões por equipamentos que nunca foram entregues.


Compartilhe esse post

TRE-RN CONCEDE MANDADOS DE SEGURANÇA AOS VEREADORES DE PARNAMIRIM QUE NÃO SERÃO AFASTADOS DE SUAS FUNÇÕES

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

Foi julgado na tarde desta terça-feira (05) os processos (Mandado de Segurança Cível Nº 0600179-83 e Mandado de Segurança Cível Nº 0600165-02) impetrados pelos vereadores de Parnamirim (RN) Ítalo de Brito Siqueira (PSDB) e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos (PTB).  

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Gilson Barbosa, em seu voto, desempatou a questão, concedendo a segurança, confirmando a liminar deferida anteriormente. Assim, foi anulada decisão interlocutória proferida pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral de Natal que determinou a suspensão dos mandatos eletivos por 180 dias. Os vereadores, dessa forma, não serão afastados de seus mandatos. 

A relatora dos dois processos, Juíza Adriana Magalhães, deferiu os pedidos, suspendendo o afastamento dos vereadores, e foi acompanhada pelos Juízes Geraldo da Mota e Fernando Jales. 

Contra os pedidos, e pela manutenção dos afastamentos, estava o Desembargador Cláudio Santos e acompanhado pelo Juiz José Carlos Dantas e pela Juíza Érika Paiva. 

Com o empate, restou ao presidente da Corte decidir a questão, seguindo o entendimento da relatora.

O processo tinha sido adiado no dia 1º de outubro, após a inspeção que a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o gabinete do desembargador Gilson Barbosa. A ação fez com que ele se ausentasse da Sessão da Corte Eleitoral, que precisou ser adiada.

INSPEÇÃO DO CNJ AO GABINETE DO DESEMBARGADOR GILSON BARBOSA ADIA JULGAMENTO DOS PROCESSOS DOS VEREADORES DE PARNAMIRIM

O afastamento dos vereadores foi determinado no dia 18 de junho de 2021. Os vereadores foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral na Operação Dízimo, que cumpriu cinco mandados de prisão temporária e outros dez de busca e apreensão em Parnamirim no dia 18 de junho deste ano. 


Compartilhe esse post

CPI DA COVID: JUSTIÇA DO RN CONCEDE HABEAS CORPUS AO SECRETÁRIO DO CONSÓRCIO NORDESTE, CARLOS GABAS

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Internet

O desembargador João Rebouças concedeu decisão liminar favorável ao pedido de Habeas Corpus Preventivo requerido pelo Secretário-Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas.

A decisão assegura a Gabas o direito constitucional ao silêncio, incluído o privilégio contra a autoincriminação, no depoimento que prestará na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), nesta quarta-feira (06), às 14 horas.

O secretário será ouvido, na condição de investigado, sobre possíveis irregularidades nos processos de aquisições de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia da Covid 19.

A decisão do desembargador assegura ao secretário o direito de ser assistido por seus advogados e de se comunicar reservadamente durante o depoimento, garantindo-se todas as prerrogativas previstas na Lei nº 8.906/94.

“Diante da notícia veiculada pela imprensa, de que testemunhas estão sendo supostamente constrangidas e humilhadas ao serem ouvidas na CPI, que seja proferido tratamento digno, respeitoso e urbano, não podendo sofrer quaisquer constrangimentos físicos ou morais durante as sessões”, explicou o desembargador João Rebouças na decisão.

Confira decisão:


Compartilhe esse post

“HERANÇA DO MEU AVÔ, NUNCA POR MIM USADO”, EXPLICA VEREADOR PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Instagram

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró, em ação conjunta ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), deflagraram, nesta terça-feira (05), a Operação “Rastilho”, com o objetivo de combater o comércio ilegal de armas de fogo e munições.

A operação prendeu 11 pessoas na região Oeste potiguar, entre eles estava o vereador de Mossoró, Edson Carlos (Cidadania), detido por posse ilegal de arma de fogo. Ele foi levado à Delegacia Regional de Mossoró, onde prestou depoimento, pagou fiança de R$ 1.500 e foi liberado.

O parlamentar, em nota, se defendeu das acusações e disse que nunca foi envolvido com esquemas criminosos. “Tive nome citado uma vez, talvez por ser pessoa pública, em conversa entre investigados, os quais sequer conheço. Tal fato motivou, na manhã de hoje (5), cumprimento de mandado de busca e apreensão na minha residência, no bairro Rincão. Perguntado pela autoridade policial, confirmei existência em casa de um revólver calibre 38, herança do meu avô, nunca por mim usado”, explicou Edson Carlos.

Ao longo da operação, foram apreendidas armas de fogo e munições, além de aparelhos celulares. Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Compartilhe esse post

CPI COBRA EXPLICAÇÕES DO MINISTRO DA SAÚDE SOBRE ABANDONO DA CARONAVAC EM 2022

  • por
Compartilhe esse post

Sérgio Lima/Poder360

A CPI da Covid-19 aprovou, nesta terça-feira (05), o requerimento com questionamentos ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, como alternativa à realização de seu depoimento à comissão.

O colegiado quer saber, entre as indagações, qual a justificativa técnica apresentada pelo Ministério da Saúde para descontinuidade do uso da Coronavac nos próximos meses.

Neste mês de outubro é encerrado o contrato do Butantan com o Ministério da Saúde para aquisição de novas doses da Coronavac. O Ministério não deve renová-lo, o que vai resultar no abandono total da vacina nos próximos meses por parte da pasta.  

MINISTÉRIO DA SAÚDE PODE NÃO RENOVAR CONTRATO PARA AQUISIÇÃO DA CORONAVAC

Os senadores também querem saber a atual situação do estoque de doses contra Covid-19 e qual o planejamento das campanhas de imunização para a reta final deste ano; O relatório ainda determina que Queiroga detalhe, em 48 horas, o Plano Nacional de Imunização a ser executado no ano de 2022.

*Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

CALHEIROS AFIRMA QUE RELATÓRIO FINAL DA CPI PEDIRÁ INDICIAMENTO DE BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid-19, afirmou, nesta terça-feira (05), que que o relatório final da CPI “com certeza” pedirá o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro. Ele “será indiciado pelos crimes que praticou”, disse o parlamentar.

“Não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório”, defendeu Calheiros. A previsão é de que o texto esteja pronto no dia 15 de agosto e seja votado pelos senadores entre 19 e 20 de outubro.

“Continuamos discutindo aspectos técnicos do relatório. A partir do dia 15, vou estar com o relatório pronto e vou conversar individualmente com cada membro da comissão parlamentar. Até lá, continuaremos os debates, ouvindo juristas e escolhendo os tipos penais que nós vamos utilizar”, disse o relator em coletiva.

Ele explica que após a votação e aprovação do relatório, o texto será “destrinchado” e encaminhado aos órgãos para acolhimento das denúncias.

*Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

COVID-19: HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO COMPLETA 30 DIAS SEM ÓBITOS PELO VÍRUS

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação/Governo do RN

O Hospital Giselda Trigueiro, referência para o atendimento de pacientes graves com Covid-19 no RN atingiu nesta segunda-feira (04) a marca de 30 dias sem óbitos causados pelo vírus.

Desde o início da pandemia o hospital realizou 1.631 internações de pacientes críticos com Covid-19, promovendo alta de 1.272 pacientes.

A unidade possui 35 leitos de UTI Covid e, na manhã desta terça-feira (5), 17 leitos estavam ocupados e 18 disponíveis. 

O avanço da vacinação em todo o estado e o aperfeiçoamento das práticas de atendimento pelos profissionais de saúde impactaram diretamente nesta redução de óbitos, é o que diz o diretor geral do hospital, André Prudente.

A governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou, nas redes sociais, a marca atingida pelo hospital. “Isso é retrato de um Governo que não desacreditou da ciência, que tomou todas as medidas sanitárias necessárias de forma assertiva e que sempre soube que a resposta está na vacina. O resultado está aí. Seguimos!”, afirmou a Chefe do Executivo Estadual.


Compartilhe esse post

GOVERNO E MP AMPLIAM CAPACIDADE DE PÚBLICO EM ESTÁDIOS PARA 40% E LIBERAM VENDA DE BEBIDAS NOS LOCAIS

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Estadual decidiram aumentar de 30% para 40% a capacidade de participação do público em estádios e liberou a venda de bebidas alcoólicas durante os jogos. As definições foram tomadas durante reunião nesta segunda-feira (04), que contou ainda com a presença da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e clubes. 

Na ocasião, também foi liberada a venda de bebidas alcoólicas durante os jogos. A medida, segundo o governo, visa evitar tumulto e aglomeração de torcedores nas filas de entrada minutos antes de o jogo começar e também no entorno do estádio antes do horário previsto para o início da partida.

As novas liberações consideram a melhora do quadro epidemiológico e a necessidade de apoio aos clubes nesse momento decisivo do futebol estadual.  

O acesso exclusivo para torcedores imunizados foi mantido pelo governo. O público pode comprovar a vacinação através do Aplicativo RN Mais Vacina, do Conecta SUS, ou ainda, com a carteira de vacina física, emitida pelas secretarias de saúde dos estados e municípios, ou por institutos de pesquisa, clínica ou outras instituições governamentais, sejam nacionais ou estrangeiras.


Compartilhe esse post

GIRÃO DIZ TER “R$ 48 MILHÕES DE MOTIVOS” PARA EXPLICAR PEDIDO DE HABEAS CORPUS DE GABAS

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Internet

O secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, acionou a Justiça do Rio Grande do Norte com um pedido de habeas corpus, nesta terça-feira (5), após convocação para depor na CPI da Covid do estado, como investigado, sobre a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio à Hempcare. Segundo presidente da Comissão, deputado Kelps Lima (Solidariedade), a ação é para não prestar depoimento, marcado para esta quarta-feira (05).

CARLOS GABAS PEDE HABEAS CORPUS PARA NÃO DEPOR NA CPI DA COVID. “TÍPICO DE QUEM FEZ COISA ERRADA”, DIZ PRESIDENTE DA COMISSÃO

O deputado federal, General Girão (PSL), comentou o caso. Compartilhando a foto do presidente com a frase “quem não deve…”, o parlamentar disse ter “48 milhões de possíveis motivos” para explicar o fato do secretário não querer depor, em alusão ao montante investido na compra dos aparelhos nunca entregues.

“No Senado, já sabemos que a CPI da Vergonha não vai investigar desvios do tal Consórcio do Nordeste. No entanto, no Rio Grande do Norte, a CPI do Covid tem o dever de investigar as irregularidades cometidas pela DESgovernadora [sic]”, disse o parlamentar.

A jornalista Laurita Arruda, no Território Livre, destacou que o caso dos respiradores é um exemplo incontestável de mau uso de recursos públicos durante a pandemia.

Entretanto, chama a atenção que o Habeas Corpus usado na CPI da Assembleia Legislativa, foi o mesmo artifício utilizado na Comissão do Senado, inaugurado pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. “É , no mínimo, incoerência do deputado Girão”, aponta a jornalista.


Compartilhe esse post

‘GUERRA FRIA’ ENTRE MINISTROS DO RN É DESTAQUE NA FOLHA

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Twitter

A disputa entre os ministros de Bolsonaro Fábio Faria e Rogério Marinho recebeu destaque no jornal Folha de São Paulo. Em uma página, o jornal relatou o que chama de “guerra fria” na busca de uma vaga para o Senado em 2022.

“Com o apoio de Bolsonaro, ambos tentam organizar o campo de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT). Mas cada um corre na sua própria raia no xadrez político local”, diz o jornal.

É destacada a pré-candidatura de Rogério ao Senado e a composição com o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos), que deve concorrer ao governo. Segundo jornal, Fábio Faria (PSD), no momento, está isolado, mas ele tem dito que já concluiu o seu ciclo na Câmara dos Deputados e que pretende ser candidato a senador.

A vaga ao Senado que estará em disputa em 2022 é a que foi conquistada em 2014 pela própria Fátima Bezerra.

O presidente já confirmou a disputa e disse, em entrevista à rádio 96 FM, que confia em uma aliança entre os dois ministros. “Ele [Fábio Faria] quer alguma coisa e o Rogério [Marinho] parece que quer a mesma coisa. Quem sabe, no final das contas, tire um par ou ímpar entre os dois. Mas sei que eles vão chegar a um bom entendimento”, afirmou.


Compartilhe esse post

“O INSTAGRAM PODE ATÉ CAIR, MAS NOSSO TRABALHO POR NATAL NUNCA PARA”, DIZ PREFEITO

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

Após o retorno das principais redes sociais, que passaram mais de 5 horas fora do ar nesta segunda-feira (04), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), fez uma postagem no Instagram comentando, de forma humorada, a situação.

“O Instagram pode até cair, mas nosso trabalho por Natal nunca para!”, disse o Chefe do Executivo municipal ao postar um vídeo dançando com a legenda: “O instagram voltou. Como estamos”.

Ele ainda comemorou a volta da rede social, porque “assim podemos continuar compartilhando nossas ações por Natal e interagindo com vocês”, afirmou.

Veja publicação:


Compartilhe esse post

CARLOS GABAS PEDE HABEAS CORPUS PARA NÃO DEPOR NA CPI DA COVID. “TÍPICO DE QUEM FEZ COISA ERRADA”, DIZ PRESIDENTE DA COMISSÃO

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução/Agência Brasil

O secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, acionou a Justiça do Rio Grande do Norte com um pedido de habeas corpus, nesta terça-feira (5), após convocação para depor na CPI da Covid do estado, como investigado, sobre a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio à Hempcare  

O caso está sob segredo de justiça. O Presidente da Comissão, Kelps Lima (Solidariedade), comentou sobre o caso nas redes sociais e disse que é uma tentativa de não depor. Para o deputado, a atitude de Gabas é “típica de quem fez coisa errada”. 

A CPI da Covid quer explicações sobre a compra de respiradores que nunca foram entregues, o que gerou um prejuízo de R$ 4,8 milhões ao Rio Grande do Norte. 

O pedido de Habeas Corpus será analisado pelo pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O deputado Kelps Lima disse que é um absurdo o governo ainda fazer repasses ao Consórcio e afirmou que vai acionar a Justiça para que o Rio Grande do Norte pare de fazer os repasses anuais ao grupo.

“Diante da postura do diretor do Consórcio Nordeste, típica de quem fez coisa errada, vou ingressar com uma ação para que o Estado não envie mais recursos para o Consórcio Nordeste. Pois, claramente, estamos sendo lesados pela instituição”, postou o presidente da CPI.

O depoimento de Carlos Gabas está marcado para as 14h da quarta-feira, quando também será ouvido o empresário Carlos Kerbes, sócio do irmão do ex-secretário do Gabinete Civil/BA.


Compartilhe esse post

OPERAÇÃO PRENDE VEREADOR POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM MOSSORÓ

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação

Operação deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (5), cumpriu 7 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão na região Oeste potiguar. Em Mossoró, um vereador foi detido por posse ilegal de arma de fogo. A ação aconteceu em conjunto com o Ministério Público.

A ação tem como objetivo combater a venda ilegal de arma de fogo, munições e tráfico de drogas em Mossoró.

O político foi levado à Delegacia Regional de Mossoró. Lá ele prestou depoimento e foi liberado após pagar fiança de R$ 1.500.

A operação é realizada pela Delegacia de Narcóticos, com o Gaeco e apoio da Polícia Militar.  Armas de fogo, munições e distintivos da polícia do Ceará foram recolhidos pela polícia nos locais alvos da operação.

*Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post