O Rio Grande do Norte tem 81.958 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid em atraso. Os dados são da plataforma RN+ Vacina, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).
Idosos e imunossuprimidos representam a maior parte dos atrasados:são 54.342 em todo o estado, sendo 21.916 deles apenas em Natal.
Já os trabalhadores em saúde com a dose de reforço em atraso são 27.616 em todo o estado, sendo 9.380 na capital potiguar.
Em Natal estão autorizados a receber a vacina idosos acima de 60 que já completaram seis meses do recebimento das duas doses anteriores, profissionais de saúde acima de 50 anos de idade com o mesmo tempo de diferença entre as doses e imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose há mais de 28 dias.
Neste feriado, a população natalense pode procurar, exclusivamente, os drives do Nélio Dias e Via Direta para tomar a terceira dose.
A diretora-presidente da Agência de Fomento, Márcia Maia, filha de Lavoisier Maia, utilizou as redes sociais para prestar uma homenagem e despedir-se de seu pai.
Neste domingo (10), Márcia já tinha deixado uma mensagem a Lavoisier em alusão ao seu aniversário de 93 anos. “E hoje é oficialmente o dia do seu aniversário. Nasceu no dia 1º mas foi registrado no dia 09 de outubro”, iniciava o texto.
Já no fim da tarde desta segunda-feira (11), após falecimento de seu pai, ela retornou às redes para deixar uma mensagem de gratidão e admiração a Lavoisier.
“Hoje, me despeço de um dos maiores exemplos da minha vida, meu pai, o ex-governador Lavoisier Maia Sobrinho. Homem sábio e resiliente, atravessou as adversidades de toda a ordem com a coragem e destreza que apenas aqueles destinados à grandeza conseguem”, afirma Márcia em seu texto.
Ela agradece por todas as mensagens de força, conforto e carinho para com ela e os parentes. “Para nós, familiares, ficam seu legado, as histórias, as memórias, o amor e o exemplo de quem serviu ao povo, à sociedade, mas especialmente, esteve ao lado dos seus quando foi preciso e que nunca se permitiu deixar de viver, amar e sorrir”, afirmou.
“Vá em paz. Sua luta, agora, mais do que nunca, é nossa. Te amo!”, finaliza Márcia.
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) esteve com jornalistas e apoiadores na tarde desta segunda-feira (11), durante passeio pela praia em Guarujá, em São Paulo, onde passa o feriadão. Na ocasião, foram feitas perguntas sobre diversos temas. Ao ser mencionada a marca de 600 mil óbitos na pandemia, o Chefe do executivo disse que não queria se estressar.
“Qual país não morreu gente? Qual país não morreu gente? Qual país não morreu gente? Responda! Olha, não vim me aborrecer aqui, por favor”, rebateu Bolsonaro, que até então ainda não tinha se pronunciado sobre os números.
O Brasil chegou a 600.077 mortos pela Covid-19 na sexta-feira (08). A informação foi divulgada pelo consórcio de veículos de imprensa.
Ainda no momento com a imprensa, Bolsonaro falou sobre a crise econômica no país e colocou parte da culpa no isolamento social. Um apoiador questionou ainda sobre os recentes protestos contra o governo, ressaltando a baixa adesão do público. “Tá faltando dinheiro pra comprar mortadela”, respondeu o presidente aos risos.
O presidente da República viajou na sexta-feira a São Paulo e tem previsão de permanecer no estado até quarta-feira (13), após o feriado.
A cidade de Mossoró, no oeste potiguar, segunda maior cidade do estado, já registra 32 dias sem óbitos por Covid-19. A informação foi dada pela secretária de Saúde do Município, Morgana Dantas, em entrevista ao jornal RN TV, da InterTv Cabugi.
“Nós estamos há 32 dias sem óbitos por Covid na cidade. Estamos percebendo a queda de casos há quase dois meses. É um número significativo para a gente. A gente está vendo que as pessoas, se estão se infectando, estão saindo de forma simples, sem precisar de hospitalização, de uma UTI”, afirmou a secretária de Saúde, Morgana Dantas.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Mossoró tem, desde o início da pandemia, 30.192 casos confirmados da doença e 582 óbitos.
A cidade já completou o esquema vacinal de 53% do público alvo da campanha de imunização contra a Covid-19. E mais de 84% do público já tomou pelo menos uma dose da vacina.
Os efeitos da vacinação já são sentidos em todo o estado e nos principais centros hospitalares. Na última semana, o Hospital Giselda Trigueiro, referência em Covid-19 no RN, também registrou 30 dias sem óbitos pelo vírus.
Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças, data que leva pais e filhos ao comércio em busca de brinquedos para os pequenos. Para garantir que os produtos disponíveis sejam seguros para as crianças, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) conduziu a Operação Especial Dia das Crianças, que está ocorrendo em todo o país conduzida pelo Inmetro, para fiscalizar brinquedos, bicicletas infantis, berços e cadeiras de alimentação.
As equipes estiveram coletando informações sobre os produtos entre a segunda-feira (04) e a sexta-feira (08).
O resultado, segundo IPEM, foi satisfatório, pois não foram encontradas irregularidades em nenhum dos estabelecimentos visitados. No total, 19 estabelecimentos foram visitados e 1972 produtos foram fiscalizados.
Entre os itens checados na operação estão a presença de informações obrigatórias, de acordo com as normas do Inmetro, como: Selo de Identificação da Conformidade, dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, faixa etária e se todas as informações estavam escritas em português.
Irregularidades podem ser denunciadas pelo portal Fala.Br, disponível AQUI.
O pré-candidato à presidência em 2022, Ciro Gomes, voltou a criticar o ex-presidente Lula após afirmar, há uma semana, que faria uma “longa trégua de natal”.
“Se você pensa em apoiar Lula por causa do que ele fez no passado, talvez fosse o caso de refletir mais profundamente. Você acha que ele terá condições de governar bem nos dias de hoje? Lembre que o Brasil mudou muito, e Lula não renovou as ideias? Será que ele se corrigiu e não vai repetir aqueles erros terríveis que você só descobriu depois? O pior é que você nunca viu ele pedir perdão pelos erros e está vendo ele se juntar, de novo, às mesmas pessoas”, diz Ciro no vídeo que foi compartilhado em suas redes sociais.
Veja vídeo:
Será que Lula tem condições de governar bem hoje em dia? Digo isso porque ele não renovou as suas ideias nem aprendeu com os seus erros. É só ver que ele está se juntando com os mesmos de sempre, incluindo aqueles que derrubaram Dilma. #NemLulaNemBolsonaropic.twitter.com/YJlzWWE66j
Nos atos contra o governo do dia 2 de outubro, Ciro foi alvo de vaias por parte dos manifestantes, quando ele propôs a trégua de natal.
Recentemente, o ex-presidente Lula comentou o caso. Para o petista, tem que ver o que Ciro falou que provocou a reação dos manifestantes. Além disso, afirmou que é preciso aprender a lidar com as vaias e que não irá responder às críticas do adversário.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, em nome da ALRN, emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-governador, que também já frequentou a casa, Lavoisier Maia.
No comunicado, Lavoisier é destacado como “um dos maiores líderes políticos da história do Rio Grande do Norte”. O presidente da casa ainda lembra de seu histórico pessoal com o ex-governador: “Com Lavô sempre tive o bom convívio político e pessoal. Soube colher bons ensinamentos e lições de vida”.
Confira nota na íntegra:
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-deputado estadual Lavoisier Maia. Um dos maiores líderes políticos da história do Rio Grande do Norte, Lavô, como era conhecido e chamado carinhosamente por todos, deixa uma imensa lacuna.
Nascido em Almino Afonso e registrado em Catolé do Rocha em 1928, Lavô fez parte de uma família com profunda tradição na política potiguar. É primo de Tarcísio Maia, ex-governador do RN e de José Agripino Maia, três vezes senador da República, ex-governador potiguar e ex-prefeito de Natal. Sua filha, Márcia Maia, teve cinco mandatos como deputada estadual e foi vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Nos anais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte há o registro em que pai e filha exercerem o mandato de deputado estadual, Lavoisier e Márcia Maia, de 2007 a 2010. Com Lavô sempre tive o bom convívio político e pessoal. Soube colher bons ensinamentos e lições de vida. Aos familiares meus mais sinceros sentimentos de pesar: à viúva Teresinha Maia, casada com Lavô há 15 anos, aos filhos Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia, aos 13 netos e 3 bisnetos. Fique com a paz de cristo.
Ezequiel Ferreira
Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Nesta terça-feira, 12 de outubro, o comércio de Natal vai funcionar de forma diferenciada em função do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
A CDL Natal divulgou o horário de funcionamento dos principais estabelecimentos comerciais da cidade.
Supermercados funcionam normalmente entre 7h e 21h. Os bancos, entretanto, não abrem. Shoppings e comércio de rua operam em horários diferenciados.
Confira os principais pontos e horários de funcionamento durante o feriado:
Comércio de Rua
Alecrim: Funcionamento facultativo.
Lojas que vendem produtos destinados a crianças e adolescentes irão funcionar na terça-feira 12/10/2021 a partir das 8h.
Centro da Cidade: Abertura facultativa.
Os grandes Magazines abrem das 08 às15h.
Zona Norte: Lojas Fechadas.
Shoppings
Shopping Midway Mall
Aberto das as 11h às 21h, sendo:
Praça de Alimentação E Lazer: 11h00 às 21h00.
Demais lojas:
Abertura entre 12h00 e 15h00.
Encerramento entre 20h00 e 21h00.
Natal Shopping
Alimentação: 11h às 21h (facultativo até 22h)
Lojas e Quiosques: 11h às 21h (abertura obrigatória a partir das 14h.
Âncora obrigatório abertura 13h.
Facultativo de (20h às 21h)
Cinema: Conforme programação
Academia BT: 09 às 13h
Praia Shopping
Lojas e quiosques – 15 às 21h
Praça de Alimentação – 11 às 21h
Moviecom Cinemas – ver programação no moviecom.com.br/cinema/natal-praia-shopping/
Shopping Via Direta
Lojas, Box’s e Quiosques: 14h às 20h – Facultativo
Praça de Alimentação: 12h às 20h – Facultativo
Partage Norte Shopping Natal
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Lojas e Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa a partir das 11h
A população da capital potiguar que está apta à vacinação deve procurar um dos pontos drives nesta segunda e terça (12). A imunização é exclusiva no Via Direta e no Ginásio Nélio Dias conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última semana. Os locais também possuem pontos para pedestres.
A redução é em decorrência do ponto facultativo decretado pela prefeitura do Natal nesta segunda (11). Amanhã, feriado da Padroeira do Brasil, o esquema permanece inalterado.
Informações sobre os locais, como filas e endereço, estão disponíveis no site Natal Vacina.
Quem pode se vacinar?
Poderão tomar da dose de reforço os profissionais e trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais, desde que tenham completado o esquema vacinal com duas doses ou dose única, há pelo menos seis meses; população em geral com 60 anos ou mais e imunossuprimidos.
Sobre a D2, os prazos variam em relação ao imunizante. Quem tomou a D1 da Coronavac, poderá receber a segunda dose desde que completado o prazo de 28 dias. Já aquele que tomou a vacina de Oxford/AstraZeneca ou Pfizer, só tomará a D2 se a primeira aplicação tiver sido até o dia 10 de agosto.
O também ex-governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia, prestou solidariedade aos familiares de Lavoisier Maia, em vídeo que faz homenagem ao político.
“Triste a notícia de hoje, a do falecimento do meu querido governador, Lavoisier Maia. Homem a quem eu sucedi como governador em 1983, e sempre me orgulhei a dizer que comecei a governar no dia seguinte, porque tinha recebido o governo de um homem sério”, afirma Agripino no vídeo.
Ele ainda cita conquistas de Lavoisier em seu governo. Segundo José Agripino, ele modificou a saúde do estado, trabalhou pelo turismo, pelo transporte e pelo trabalhador do campo do Rio Grande do Norte. “Lavoisier deixa um legado de probidade”, diz o político.
Agripino ainda presta homenagem a Teresinha Maia, esposa de Lavoisier, a quem ele diz que cuidou do político nestes últimos anos, além de lembrar se seus filhos.
A Federação do Comércio no Rio Grande do Norte – FECOMERCIO/RN, sob o comando do empresário Marcelo Queiroz voltou a funcionar com o seu Radar de Tarifas Aéreas que consiste em fazer um levantamento semanal dos preços das passagens aéreas que partem dos principais polos emissores de turistas do Brasil para Natal e para as capitais de estados vizinhos.
O recente estudo foi realizado no dia 4 de outubro, onde se constatou que uma passagem entre Belo Horizonte e Natal, comprada em 2019, com embarque em 15 dias, custava R$ 523,40 e hoje, nas mesmas circunstâncias, custa R$ 1.005,60, o que representa um aumento de 100,73%.
A ferramenta utilizada pela FECOMERCIO RN faz comparações de preços de passagens aéreas compradas para embarque em 15 e 30 dias, onde se constata preços diferenciados.
Para Marcelo Queiroz, “O retorno do Radar de Tarifas Aéreas vai auxiliar e muito a retomada do turismo. Podendo ajudar inclusive na composição da malha aérea do estado que possui poucos voos. É importante que o poder público tome conhecimento desses números, para avaliar estratégia de captação de voos, tendo em vista a alta temporada que se aproxima e o Rio Grande do Norte é um potencial receptor de passageiros”.
Os interessados podem acessar o Radar de Tarifas no site da Fecomercio AQUI.
No Senado Federal, a relatoria do Marco das Ferrovias ficou sob a responsabilidade do representante norte-rio-grandense Jean-Paul Prates (PT) que como líder da bancada da minoria teve a capacidade de desenvolver um trabalho técnico que reúne interesses nos investimentos dos setores público e privado e, politicamente alcançou a unanimidade dos senadores.
O trabalho do relator vem merecendo destaque na imprensa nacional que tem noticiado a aprovação do Marco Legal das Ferrovias por parte do Senado Federal, uma vez que concilia interesses do governo e da oposição.
Em seu depoimento, o senador Jean disse que: “A vitória que conquistamos com a aprovação do Marco das Ferrovias foi fruto de uma intensa articulação e eu não poderia deixar de agradecer aos meus colegas Senadores e Senadoras pela brilhante discussão e unanimidade na votação a favor da proposta e ao meu Partido dos Trabalhadores, que tanto luta em defesa do desenvolvimento do nosso país”.
O projeto teve os trâmites de votação acelerados após o governo Bolsonaro editar uma Medida Provisória (MP) com conteúdo similar ao do Projeto de Lei. Desde que o governo editou a MP, empresas já manifestaram interesse em construir 19 novas ferrovias, com previsão de investimentos de R$ 81,5 bilhões, em 5,4 mil quilômetros de novos trilhos.
Para o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, “O projeto do novo Marco das Ferrovias saiu bastante redondo”. E a estimativa do ministro é que o acréscimo de oferta do transporte ferroviário possa gerar uma redução no preço do frete de até 40%.
Aqui no Rio Grande do Norte, desde a extinção da Rede Ferroviária Federal (REFESA), que aconteceu em 1999, foram desativados os ramais que ligavam Macau a Ceará Mirim, Mossoró-Souza (PB) e Natal-Nova-Cruz, que interligava com ramais ferroviários passando por João Pessoa (PB) e indo até Recife (PE).
No plenário do Senado Federal, ao conseguir a aprovação do projeto que teve a sua relatoria, o senador Jean disse que: “O nosso PT, o nosso Partido dos Trabalhadores que represento defende e constrói um estado brasileiro eficiente, seguro, inclusivo e sobretudo justo. Por isso, chegamos a esse consenso com o sentimento de justiça, com o sentimento de inclusão, com o sentimento de eficiência do estado brasileiro que não será paquidérmico e não será acusado de ineficiência”.
Na última terça-feira, 5, a empresa Perfil havia concluído mais uma pesquisa eleitoral em todo o Rio Grande do Norte, onde foram entrevistadas 1.200 pessoas nas várias regiões do Estado. O diferencial dessa pesquisa para umas tantas outras que já circulam pelas mãos de políticos e que dão visibilidade ou não aos resultados de acordo com os seus interesses, é que o nome do ex-governador, ex-ministro e ex-senador Garibaldi Filho foi incluído entre as opções para a disputa ao Senado Federal.
Com os resultados em mãos, este www.blogtuliolemos.com.br e a editoria do jornal AGORA RN fizeram uma avaliação nua e crua dos números, chegando à conclusão de que a governadora Fátima Bezerra, vencida pelos votos dos indecisos, precisaria ser fortalecida com alianças com o MDB de Garibaldi e o PDT de Carlos Eduardo para se tornar praticamente imbatível. Era uma avaliação sensata.
Tão logo as avaliações foram publicadas, não faltaram opiniões contrárias, o que é natural. Mas nessas poucas opiniões contrárias, definindo acólitos petistas, dentro e fora da gestão Fátima Bezerra, teve gente que se insurgiu sob a alegação de que “Fátima não precisa de Garibaldi e nem de Carlos Eduardo, pois na última eleição ela derrotou aos dois”.
É essa presunção que não pode e nem deve contagiar a experiente Fátima Bezerra que vai entrar na luta para renovar o seu mandato. Fazer uma avaliação com essa cegueira, é desconhecer que cada eleição tem uma história diferente. Achar que pelo fato de Fátima ter derrotado Carlos Eduardo e Garibaldi não ter conseguido a sua reeleição em 2018 são fatores para desprezar o necessário apoio dos dois à reeleição da atual governadora, é de uma ignorância política imensurável.
Para tanto, basta lembrar que em 2008, quando candidata a Prefeita de Natal, mesmo apoiada por Carlos Eduardo, Garibaldi, Henrique, Wilma de Faria e, além da presença do ex-presidente Lula, no auge de sua popularidade, em seu palanque, Fátima foi derrotada pela quase neófita em política Micarla de Sousa, já no primeiro turno. Outro exemplo, envolvendo a mesma Fátima, filha de ‘seu’ Severino, foi a sua eleição ao Senado, em 2014, sem o apoio da constelação política e enfrentando o favoritismo de Wilma de Faria, a atual governadora conquistou o direito de bem representar o Rio Grande do Norte no Senado Federal. Cada eleição, ao seu tempo, tem uma história e resultados completamente diferentes.
Além do mais, estar no poder não significa dominar a situação, pois num Estado pobre como é o nosso RN, além de pagar o salário do servidor em dia, requer também atender as aspirações da população na criação efetiva de empregos, na ampliação e melhoramento do atendimento na rede estadual de saúde, na modernização e aperfeiçoamento da rede pública de ensino, na conservação, modernização e ampliação da malha rodoviária e na contribuição para o crescimento econômico e social da população. Sem esse complemento de ações, qualquer governo pode se expor ao desgaste e, diante de debates mais calorosos, perder espaços para programas de governo determinantes e mais ousados que conquistem a adesão do eleitorado.
Portanto, se faz necessário que da parte da governadora Fátima Bezerra, e de todo o staff estadual do Partido dos Trabalhadores, haja um comedimento nessas avaliações e que também venham a se espelhar nas atitudes pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, mesmo com as pesquisas mostrando o seu favoritismo quase absoluto, tem sido incansável em buscar alianças até mesmo com partidos que lhes hostilizaram em momento adverso de sua vida.
Estratégia política, para quem pretende ter sucesso, se faz sem o ranço, sem contágio biliar e, na prática, também sem olhar pelo retrovisor.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revelou à imprensa neste domingo (10), que não conseguiu assistir ao jogo do Santos por não ter sido vacinado. Na ocasião ele ainda critica a medida, o chamado ‘passaporte da vacina’.
“Por que cartão, passaporte da vacina? Queria ver o jogo do Santos, disseram que tem que estar vacinado. Por que isso?”, questionou em tom de indignação. “Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou a vacina”, afirmou Bolsonaro.
Veja vídeo:
Reprodução/Twitter
O presidente está passando o feriado prolongado em Guarujá (SP) e a partida entre Santos e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu na região.
Bolsonaro chegou em São Paulo na sexta-feira (08), quando cumpriu agenda em Campinas. Ele não tem compromissos oficiais nos próximos dias. No sábado (09), Bolsonaro visitou Peruíbe, localizada a 113 km de Guarujá. No passeio pela cidade, o presidente causou aglomerações e tirou fotos com apoiadores, onde aparecia sem máscara.
A prefeitura do município o multou em R$ 500 por não utilizar o ítem de proteção. Questionado pela imprensa sobre as multas, o presidente respondeu: “Não dou bola pra isso, tá?”.
A já tradicional caminhada da Governadora Fátima Bezerra (PT) ganhou um cenário diferente nesta segunda-feira (11), véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida. A Chefe do Executivo Estadual aparece à beira mar em uma das praias do município de São Miguel do Gostoso, que é destino de milhares de turistas que visitam o estado.
No vídeo ela aparece de biquíni e com uma camisa que faz referência ao nome do município. “O bom dia direto desse paraíso que é São Miguel do Gostoso, litoral norte. Muito lindo tudo isso!”, diz a governadora.
O vídeo recebeu diversos comentários que elogiavam a governadora e seu estilo de vida. “Bom exemplo de cuidado com a saúde física nas ensolaradas praias potiguares!”, disse um dos seguidores.
Morreu nesta segunda-feira (11), o ex-governador do Rio Grande do Norte, Lavoisier Maia Sobrinho, em decorrência de uma infecção a Sepse (Generalizada), que tratava em casa. O político deixa a esposa, Teresinha Maia, e 4 filhos: Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia. Além de 13 netos e 3 bisnetos. Lavoisier completou 93 anos no último 09 de outubro.
“É um momento difícil, não só para a família, mas para todo o Rio Grande do Norte que reconhece até hoje o serviço prestado de Lavoisier ao longo de toda a sua vida pública. Perdemos um grande homem público e um ser humano de virtudes admiráveis”, declarou a viúva Teresinha Maia, casada com Lavô há 15 anos.
Lavoisier e Teresinha – Foto: Reprodução
Natural de Almino Afonso (RN), Lavoisier Maia Sobrinho é filho de Lauro Maia e Idalina Maia. É médico, formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Planejamento de Saúde na Universidade de São Paulo e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Médico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lavô foi o 44º governador do Rio Grande do Norte, exercendo o mandato no período de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. Também foi Senador da República, deputado federal por dois mandatos e deputado estadual.
Vida pública
Durante o governo do seu primo Tarcísio Maia (in memoriam), Lavô foi secretário estadual de Saúde, cargo que exerceu de modo simultâneo, assim como ocupou a presidência da Comissão de Fiscalização Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde.
Nesse mesmo período foi secretário de Justiça. Indicado governador do Rio Grande do Norte via ARENA em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, nomeou seu primo José Agripino Maia prefeito de Natal. Extinto o partido governista, ingressou no PDS, sendo presidente da executiva regional e também membro do diretório nacional da legenda.
No pleito de 1982 elegeu José Agripino Maia como seu sucessor e após deixar o governo foi nomeado assessor do Ministério da Saúde no estado do Rio Grande do Norte e apoiou Paulo Maluf na sucessão presidencial indireta de 1985. Em 1986, Lavô foi eleito senador pelo PDT. Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PFL e primeiro suplente nas eleições de 2002, sendo efetivado ao final desta última legislatura, após a eleição de Iberê Ferreira para vice-governador do Rio Grande do Norte e em 2006 foi eleito deputado estadual pelo PSB, onde encerrou sua vida pública.