Início » Arquivos para junho 2026 » Página 3

junho 2026


“NÃO EXISTE DIÁLOGO COM O PT NO MOMENTO”, AFIRMA PRESIDENTE DO PSOL

  • por
Compartilhe esse post

Após rumores de que poderia abrir mão de suas candidaturas majoritárias em favor de uma composição com o PT nas eleições de 2026, o PSOL do Rio Grande do Norte decidiu afastar publicamente as especulações. Em entrevista ao Diário do RN, o presidente estadual da legenda e pré-candidato ao Senado, Sandro Pimentel, afirmou que não existe qualquer diálogo em andamento com os petistas sobre alianças eleitorais no Estado e garantiu que as pré-candidaturas do partido permanecem mantidas.

Segundo Sandro, as informações que circularam nos bastidores políticos nos últimos dias não correspondem à realidade e motivaram, inclusive, a divulgação de uma nota oficial do Diretório Estadual do PSOL, nesta terça-feira (02). O objetivo, segundo ele, foi esclarecer que a legenda segue concentrada na construção de seu próprio projeto para 2026, embora não descarte conversas futuras dentro do campo progressista.

Na nota, o partido afirma que “não existe qualquer diálogo aberto com o PT ou com qualquer outro partido acerca de composição eleitoral para 2026” e reafirma que seguirá cumprindo seu calendário pré-eleitoral e construindo seu programa de governo, informação que foi reforçada durante a entrevista ao Diário do RN:

“O que fez a gente produzir aquela nota foi porque começaram a divulgar que a gente estava em diálogo com o PT. A gente não está em diálogo com o PT em momento nenhum”, afirmou

O dirigente ressaltou que conversar com outras legendas faz parte da dinâmica política, mas frisou que não há qualquer negociação aberta neste momento.

“Pode até vir a ter diálogo. É claro que, se o PT solicitar um diálogo, a gente vai sentar e conversar. Conversar é normal, faz parte do processo político democrático. Mas estar em diálogo significa dizer que a gente está sentando, trocando ideias e discutindo uma composição. Isso não é fato, isso não está acontecendo”, declarou.

Atualmente, o PSOL mantém as pré-candidaturas do professor Robério Paulino ao Governo do Estado e de Sandro Pimentel ao Senado, além da construção das nominatas para deputado federal e estadual.

“O que a gente pode afirmar é que começaram a divulgar que o PSOL estava em diálogo com o PT e que as candidaturas poderiam não ser viabilizadas. Isso não procede”, reforçou, enfatizando a solidez do projeto.

Ao comentar o futuro, Sandro evitou antecipar cenários e afirmou que qualquer discussão sobre alianças ainda é prematura.

“Não dá para conjecturar o futuro com base em algo que a gente nem sabe se vai acontecer e, se acontecer, nem em quais termos irá acontecer. Agora, pode dizer o presente”, afirmou.

Alinhamento da chapa majoritária
A posição dialoga com declarações feitas anteriormente pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Robério Paulino, também em entrevista ao Diário do RN. No mês passado, o professor afirmou que o PSOL pretende apresentar seu projeto próprio ao eleitorado, mas admitiu a possibilidade de entendimentos futuros caso exista convergência programática.

“No momento, o PSOL pretende apresentar suas propostas. Mas, se houver compromisso do PT com essas propostas que estamos defendendo, tudo é conversável”, disse.

Na ocasião, Robério deixou claro que qualquer eventual aproximação dependeria da incorporação de pautas defendidas pelo partido.

“O PT se compromete a elevar a educação em tempo integral para 50%? Se compromete a acabar com o analfabetismo? A valorizar professores? A plantar cinco milhões de árvores? Se houver compromisso com isso, a conversa pode avançar”, afirmou.

Apoio à reeleição de Lula
Apesar da negativa em relação a uma composição estadual, Sandro destacou que o partido já definiu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós aprovamos por unanimidade o apoio à reeleição do presidente Lula. Isso é um fato, isso foi decidido desde janeiro”, afirmou.

O dirigente, porém, fez questão de separar os cenários nacional e estadual.

“Isso não significa dizer que nos estados a aliança vai seguir a mesma. Os estados têm realidades completamente diferentes”, avaliou.


Compartilhe esse post

PROTAGONISTA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, RN FORTALECE ECONOMIA VERDE E INDUSTRIALIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

  • por
Compartilhe esse post

O Rio Grande do Norte reafirma sua posição de liderança na transição energética brasileira durante a realização do Brazil Offshore Wind & Power-to-X (BOWPX 2026), conferência internacional que reúne, em Natal até quarta-feira (3) especialistas, investidores, pesquisadores e representantes do setor produtivo para debater os caminhos da economia verde, da energia eólica offshore, do hidrogênio verde e da neoindustrialização.

A abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (1), no Serhs Natal Grand Hotel, contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, que destacou o papel estratégico desempenhado pelo Governo do Estado na construção de um ambiente favorável à atração de investimentos, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento sustentável.

O Estado avança para uma nova etapa: transformar seu potencial energético em oportunidades de industrialização, geração de empregos qualificados, agregação de valor à produção e redução das desigualdades regionais.

PROTAGONISMO
“O Rio Grande do Norte assumiu o protagonismo da transição energética no Brasil. Temos recursos naturais, capacidade técnica, segurança jurídica e uma visão estratégica de futuro. Estamos construindo um novo modelo de desenvolvimento baseado na economia verde, na inovação e na geração de oportunidades para a população. Queremos que a riqueza produzida pela energia limpa se transforme em emprego, renda, industrialização e redução das desigualdades. Essa é a transição energética que defendemos: sustentável, inclusiva e socialmente justa”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O protagonismo do Rio Grande do Norte na transição energética é resultado de uma política pública baseada em planejamento, diálogo e investimentos em infraestrutura. Entre os principais avanços está o Marco Legal do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde, que tornou o estado pioneiro na regulamentação do setor, criando condições para atrair investimentos, estimular a inovação e desenvolver novas cadeias produtivas ligadas à economia de baixo carbono.

PORTO-INDÚSTRIA VERDE
Outro eixo estruturante é o projeto do Porto-Indústria Verde de Caiçara do Norte, concebido para atender às demandas logísticas da nova indústria da transição energética. Com investimento estimado em R$ 5,6 bilhões, o empreendimento representa uma das maiores iniciativas de infraestrutura voltadas à economia verde no país. Recentemente, o Governo do Estado garantiu os recursos para o início dos estudos de licenciamento ambiental, etapa fundamental para a implantação do complexo.

O BOWPX 2026 ocorre em um momento decisivo para o setor energético mundial. Com uma matriz elétrica composta por 98% de fontes renováveis, considerada a mais limpa do Brasil, o Rio Grande do Norte reúne condições únicas para liderar a nova fase da transição energética. Atualmente, o estado tem 436 empreendimentos de geração em operação, totalizando 13,1 GW de potência instalada, dos quais mais de 10 GW são provenientes da energia eólica.

Para o professor Mario González, idealizador do evento, o desafio agora é utilizar a energia renovável como vetor de transformação industrial. “O Brasil já possui uma matriz elétrica majoritariamente renovável. O próximo passo é ampliar essa transição para a indústria, e o hidrogênio verde surge como elemento central desse processo”, destacou.

LIDERANÇA NA GERAÇÃO DE ENERGIA
A necessidade de converter a liderança na geração de energia em desenvolvimento industrial também foi ressaltada por Darlan Santos, diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne): “Este estado construiu uma trajetória de sucesso como produtor de energia renovável.

Agora, o desafio é utilizar esse ativo estratégico para atrair indústrias e investimentos que consumam essa energia localmente. Isso significa gerar empregos, agregar valor à produção e fortalecer um processo sustentável de industrialização”, afirmou.

A presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, destacou o papel transformador que as energias renováveis já exercem no território potiguar. “O Rio Grande do Norte é um exemplo concreto dos impactos positivos que a energia renovável pode gerar para o desenvolvimento econômico e social. A energia eólica transformou a realidade de diversos municípios e agora o estado se prepara para um novo ciclo de crescimento com a energia offshore e a industrialização associada à transição energética”, ressaltou.

Participaram da abertura do evento, o secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho; a coordenadora de Desenvolvimento Energético da Sedec, Emília Casanova; a secretária Nacional do Ministério de Minas e Energia, Karina Souza; o coordenador de Tecnologias Setoriais no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Menezes, o representante da FIERN, Etelvino Patrício e o analista técnico do SEBRAE-RN, Robson Matos.


Compartilhe esse post

INAUGURAÇÃO DE VIVEIRO MARCA ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Com o tema voltado à proteção da fauna, a Semana do Meio Ambiente deste ano reforça a importância de cada espécie para o equilíbrio ecológico e convida a população a participar de ações que aproximam ciência, educação e preservação ambiental.

Na manhã desta segunda-feira (1º), a Prefeitura do Natal realizou, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2026, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. “Fauna Viva, Natureza Equilibrada – Preservar espécies é proteger o futuro”, é o tem que traz na programação o compromisso do Município com a conservação ambiental e a promoção de ações educativas voltadas à sustentabilidade.

A programação começou com apresentações de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino (CEEP), que expuseram pesquisas científicas desenvolvidas no próprio Parque da Cidade.

Entre os temas abordados estavam o levantamento de resíduos sólidos, a influência da educação ambiental e a análise do lagarto-de-folhiço.

Representando o prefeito Paulinho Freire, o secretário de Governo, Costa Neto, enfatizou que o Parque é uma verdadeira escola a céu aberto e o local ideal para o aprendizado prático e convocou a juventude ao engajamento. “Como jovens que são, o futuro no meio ambiente depende de vocês e vocês também serão os beneficiários desse mesmo futuro”, afirmou o secretário.

Já o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Luiz Augusto Correia, falou da satisfação em ter os estudantes apresentando suas pesquisas e que, a cada edição da Semana do Meio Ambiente, “renova-se a esperança de avançar na construção de uma cidade mais equilibrada e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Como destacou o professor Cláudio, não se trata apenas de preservar a natureza, mas de garantir sua conservação de forma integrada ao desenvolvimento social e ao progresso econômico”, disse.

Em seguida, a programação contou com uma apresentação lúdica da Turma do Teatro Educativo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), voltada à conscientização sobre segurança no trânsito e do meio ambiente.

O evento também contou com a participação do Projeto Planta Natal, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que promoveu a palestra “Jornada das Abelhas” e atividades lúdicas com os estudantes. Durante a ação, foi destacada a importância ecológica, cultural e social das abelhas, consideradas essenciais para a alimentação humana e reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das espécies mais importantes para o equilíbrio ambiental do planeta.

Inauguração do Viveiro de Mudas
Ainda durante a programação, estudantes e autoridades conheceram a nova estrutura do viveiro de mudas do parque, que foi todo recuperado para ser um novo berço para o desenvolvimento de espécies nativas. Segundo o vereador Professor Cláudio Custódio, que ajudou na reconstrução, o objetivo é contribuir para a melhoria ambiental da cidade. “A grande sacada desse processo de reflorestamento é poder oferecer um clima menos quente para a nossa cidade, com mais árvores, mais equilíbrio térmico e melhor para todo mundo”, destacou.

Para o representante da Semurb, o viveiro terá um papel estratégico no urbanismo de Natal. O monitoramento climático já realizado pela secretaria permitirá direcionar as mudas, de forma precisa, para as ilhas de calor mapeadas no município, contribuindo diretamente para a redução das temperaturas urbanas.

Também foi realizado o plantio simbólico de mudas pelos próprios estudantes. Entre as espécies plantadas estavam duas mudas de craibeira, uma de pau-brasil e duas mudas de ipê-roxo. Ao longo do dia, o público pode desfrutar da feirinha de artesanato e das exposições sobre a fauna de Natal, vegetação dunar, jogos ambientais, aulas de energia e atividades de leitura, todas gratuitas e abertas à população.

Programação segue até 12 de junho
A programação segue até 12 de junho, com trilhas ecológicas, oficinas, palestras, ações de educação ambiental nas praias, atividades em escolas municipais e projetos especiais como o Praia Limpa e o Oceanário Sesc nas Escolas.


Compartilhe esse post

PSICÓLOGA ENCORAJA COMBATE A ABUSOS E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • por
Compartilhe esse post

No mês de maio acompanhamos a intensificação de campanhas de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas é importante manter o debate permanente e. nesse prisma, é crucial a conscientização e, sobretudo, a participação de famílias, escolas e comunidades sabendo como agir diante de suspeitas, relatos ou mudanças de comportamento que indiquem sofrimento infantil. E essa orientação vale não só para os pais, mas também para as crianças próximas de quem sofreu abuso.

De acordo com a servidora pública e psicóloga clínica, especialista em infância e adolescência, Amanda Palácio, o primeiro cuidado é acolher sem julgar. “A criança precisa ser ouvida, acreditada e protegida.

O adulto não deve minimizar, duvidar ou expor. O silêncio protege o agressor, nunca a vítima”.

Para ela, que atende crianças a partir de três anos, a primeira coisa que deve ser reforçada sempre para pais e educadores é que os ‘pequenos’ precisam se sentir seguros, antes de conseguir falar. Afinal, observou Amanda, muitas vítimas de violência e de abuso nessa faixa etária tem medo de não se sentirem validadas, de serem culpadas, castigadas e até mesmo têm medo de causar um conflito dentro da própria família, quando é o caso.

Diante disso, a postura do adulto que vai conversar faz toda a diferença. “Acredito que o mais importante é acolher a criança sem pressioná-la, escutar com calma, não fazer interrogatório, sem ter perguntas invasivas no primeiro momento, sem expressar choque ou julgamento, a partir daquela informação que está sendo revelada”, orientou.

Outra questão pontuada pela psicóloga diz respeito às consequências cruéis que ficam, após a violência.

“Quando a gente fala de um abuso, de uma exploração sexual, a gente está falando de um trauma, de uma violação de direito que está atingindo ali uma fase do desenvolvimento, que é um alicerce para o resto da vida, que é a infância”.

DISSONÂNCIA COGNITIVA
Ancorados nesse vínculo traumático, acrescentou Amanda, crianças e adolescentes vivem uma ambivalência de sentimentos. Passam a sentir medo, culpa e até a dificuldade de reconhecer a violência sofrida. O impacto emocional sofrido ainda pode gerar ansiedade, mudança de comportamento e negação para aceitar novas realidades.

A boa notícia, alivia a psicóloga, é que existe tratamento. Segundo ela, a psicoterapia é fundamental nesse processo de reconstrução emocional pós trauma. “O atendimento vai ajudar a criança ou o adolescente a elaborar o sofrimento, ressignificar essa experiência, fortalecer a autoestima e reconstruir a sensação de segurança que foi quebrada anteriormente”.

Nesse contexto, a profissional salienta a importância da orientação à família, já que se configura um ambiente de proteção. Em alguns casos, acrescenta, pode ser necessário um acompanhamento multiprofissional, envolvendo agente social, escola e psiquiatra. Quanto ao tempo de recuperação da vítima, isso vai depender de cada caso: “Cada criança vai responder de uma forma, vai depender da gravidade, da violência, da frequência e da forma como ela está reagindo ao tratamento. Contudo, a prioridade do foco deve estar no reestabelecimento psicoemocional. A duração da terapia é algo secundário”, explicou.

MENOS É MAIS
Com base no olhar clínico, Amanda percebe que, a cada ano, as campanhas de conscientização vêm se fortalecendo e alcançando mais pessoas. A partir daí, os casos vem sendo cada vez menos silenciados, sejam eles praticados por pessoas próxima, vizinhos ou parentes. “Alguém da família nuclear que não é falado, onde existe uma vergonha e um medo por trás, começa a eclodir, vir à tona. Então, a gente percebe que as campanhas, de fato, têm ajudado”.

Os números são preocupantes. De 2020 a 2024, o crime de estupro de vulnerável contra menores de 0 a 17 anos cresceu 106% em Natal e no Rio Grande do Norte. Em outro levantamento divulgado em 2025, mais de quatro meninas são estupradas por hora no Brasil e 76% dos casos de abuso contra vulneráveis acontecem dentro de casa. Já o canal Disque 100 registrou mais de 17,5 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes apenas nos quatro primeiros meses de 2023, evidenciando a urgência do tema.

Para Amanda, a triste realidade precisa ser combatida, não só através das campanhas temáticas, mas de um engajamento social mais sólido, onde haja maior fortalecimento da rede de proteção. “É uma responsabilidade coletiva combater a violência infantil. Quanto mais preparada a sociedade tiver, com famílias e Poder Público dispostas a acolher as vítimas e punir os agressores, maior será a chance de proteger essa faixa tão vulnerável”.

NATAL NÃO ‘AMARELA’ PARA O ABUSO
Em Natal, a Prefeitura realizou, recentemente, o 1º Fórum Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, evento focado em debater estratégias preventivas e o fortalecimento de políticas públicas. A partir disso, o município vem intensificando as ações em parceria com diversas secretarias, onde a mobilização inclui:

  • Direitos Humanos (SEMIDH) e o trabalho essencial do Centro de Referência Abraçar.
  • Assistência Social (SEMTAS) na prevenção e fortalecimento de vínculos.
  • Segurança Pública (SEMDES) no combate aos crimes, inclusive no ambiente virtual.
  • Educação (SME) com o projeto Escola que Cuida nas salas de aula.
  • As Mulheres (SEMUL) no fortalecimento das ações de proteção, conscientização e apoio às vítimas.
  • Saúde (SMS) no acolhimento e cuidado integral.
    Em caso de suspeita, a recomendação é procurar a rede de proteção, como Conselho Tutelar, delegacia especializada, Polícia Militar (190) ou Disque 100.

Compartilhe esse post

MULHER DE ALLYSON APAGA FOTO COM ABRAÃO LINCOLN APÓS REPERCUSSÃO

  • por
Compartilhe esse post

Um registro publicado e posteriormente apagado das redes sociais movimentou os bastidores da política potiguar neste fim de semana. A protagonista do episódio foi Cinthia Pinheiro, conhecida como Cinthia de Allyson, esposa do prefeito de Mossoró e pré-candidata a deputada estadual pelo União Brasil. A publicação mostrava uma agenda política realizada em Caiçara do Norte, região da Costa Branca, e incluía o ex-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, investigado em escândalos envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS.

O conteúdo chegou a ser compartilhado também por aliados políticos da pré-candidata, entre eles o ex-deputado Kelps Lima, mas acabou sendo removido das plataformas digitais. Antes disso, porém, capturas de tela circularam em grupos de mensagens e passaram a repercutir em portais de notícias da região.

Embora o registro tenha sido apagado rapidamente, um vídeo divulgado por Cinthia, como publicação oficial, mostra Allan Cruz, filho de Abraão Lincoln, que se apresenta nas redes sociais como “defensor da pesca”, referência direta ao setor onde o pai construiu sua trajetória política e institucional. Na legenda da publicação, a pré-candidata agradeceu o apoio recebido durante a agenda.

“Ter ao nosso lado lideranças comprometidas com o povo mostra que esse projeto cresce com diálogo e união. Mais do que um apoio, é a demonstração de que estamos reunindo pessoas que querem ver o nosso estado avançar”, escreveu.

Em seguida, ela fez referência nominal aos participantes do encontro.

“Meu agradecimento especial a Allan Cruz e à vereadora Hanna, Vaguinho, Cláudio e demais lideranças pela confiança, parceria e apoio nessa caminhada”, registrou.

De acordo com rumores que rondam os bastidores, a presença de aliados diretos de Abraão Lincoln no material oficial da pré-candidata reforça as informações de que o ex-presidente da CBPA também teria participado da agenda em Caiçara do Norte, o que teria chamado atenção pelo fato de Abraão estar no centro de investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União.

Investigações e prisão na CPMI
Abraão Lincoln Ferreira da Cruz tornou-se um dos principais nomes associados às investigações da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. A apuração investiga suspeitas de descontos associativos irregulares em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A CBPA, entidade que ele presidiu, aparece entre as organizações investigadas por suposta participação no esquema. Relatórios analisados pelos órgãos de controle apontam que a confederação movimentou cerca de R$ 221 milhões entre 2023 e 2025, valor que passou a ser alvo das investigações.

A repercussão do caso aumentou em novembro de 2025, quando Abraão Lincoln foi preso durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, no Senado Federal.

Parlamentares apontaram contradições entre seu depoimento e documentos obtidos pela comissão, resultando em sua detenção por suspeita de falso testemunho.

Além do caso mais recente, Abraão também teve o nome associado à Operação Enredados, deflagrada pela Polícia Federal em 2015. Na época, a investigação apurava suspeitas de corrupção, tráfico de influência, fraudes na concessão de licenças de pesca e crimes ambientais relacionados ao setor pesqueiro. O ex-dirigente ainda enfrentou condenação eleitoral por caixa dois referente à campanha de 2014.

Abraão Lincoln nega irregularidades tanto no caso envolvendo a CBPA quanto nas demais investigações e afirma que as atividades desenvolvidas por ele e pelas entidades ligadas ao setor seguiram os procedimentos legais. Até o momento, não há condenação definitiva relacionada às apurações mais recentes.


Compartilhe esse post

“NÃO TEM PF BATENDO NA PORTA DELE”, DIZ FÁTIMA AO DEFENDER CADU XAVIER

  • por
Compartilhe esse post

A governadora Fátima Bezerra elevou o tom da disputa política para 2026 ao defender publicamente a trajetória do pré-candidato governista Cadu Xavier (PT) e associar sua imagem à honestidade e à ausência de investigações policiais. A declaração, dada em entrevista à 94 FM nesta segunda-feira (01), passou a ser interpretada nos bastidores como uma indireta direcionada ao também pré-candidato e ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que teve o nome citado em apurações da Operação Mederi, conduzida pela Polícia Federal, no início deste ano.

Com a pré-campanha ganhando força e a disputa pelo Governo do Estado cada vez mais polarizada, a governadora procurou diferenciar seu grupo político dos adversários ao destacar a conduta do ex-secretário estadual da Fazenda.

“Começando primeiro por um governo honesto, um governo que não tem Polícia Federal batendo na porta, que não tem secretário sendo acusado de desviar dinheiro na saúde e receber propina”, afirmou a governadora ao iniciar sua defesa do aliado.

Na sequência, Fátima reforçou os elogios ao pré-candidato governista e destacou sua passagem pela área econômica do Estado.

“Uma das qualidades extraordinárias de Cadu Xavier é exatamente essa. Além de trabalhador e preparado, ele é honesto”, declarou.

A governadora lembrou ainda que o aliado esteve à frente de uma das áreas mais sensíveis da administração estadual sem ter sido alvo de acusações ou investigações.

“Ele cuida de uma pasta que é exatamente a de Finanças e Tributação desde o início. Graças a Deus, a Polícia Federal nunca bateu na porta da casa dele. Ele nunca foi acusado de receber propina, de desvios na área da saúde e etc.”, afirmou.

Embora sem citar nomes diretamente, a fala foi interpretada no meio político como uma referência ao prefeito mossoroense, que lidera pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado e que recentemente viu seu nome associado aos desdobramentos da Operação Mederi.

Sobre a “Operação Mederi”
A Operação Mederi foi deflagrada pela Polícia Federal, em janeiro de 2026, em conjunto com a Controladoria-Geral da União para investigar um suposto esquema de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e pagamento de propinas envolvendo contratos da área da saúde em municípios potiguares.

Entre as empresas que aparecem nas investigações estão a Dismed e a Drogaria Mais Saúde, fornecedoras de medicamentos e insumos hospitalares que mantinham contratos com diversas prefeituras do Estado.

O nome de Allyson Bezerra passou a constar nos autos a partir de interceptações telefônicas e relatórios produzidos pela Polícia Federal. Segundo os investigadores, empresários ligados à Dismed utilizavam a expressão “Matemática de Mossoró” para se referir a uma suposta divisão de recursos oriundos de contratos públicos. Em uma das conversas citadas pela PF, foi mencionada a destinação de 15% dos lucros para “Allyson”, referência que os investigadores atribuem ao então prefeito de Mossoró.

As apurações também analisam possíveis práticas de lavagem de dinheiro, pagamento de propina e direcionamento de contratos públicos em municípios como Mossoró, Paraú, São Miguel, Upanema, Serra do Mel, Pau dos Ferros e José da Penha.

Desde que a operação foi deflagrada, a defesa de Allyson Bezerra nega qualquer irregularidade, sustenta que não existem provas que o vinculem aos fatos investigados e afirma que as acusações se baseiam em interpretações da Polícia Federal. Até o momento, não há condenação judicial definitiva contra o prefeito, empresários ou empresas citadas na investigação.


Compartilhe esse post

“NÃO EXISTIA COMPROMISSO NENHUM DE EU SER CANDIDATO A GOVERNADOR”

  • por
Compartilhe esse post

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves, voltou a comentar neste fim de semana uma das decisões mais controversas de sua trajetória política recente: a escolha de não assumir o Governo do Estado em 2026, diante da possibilidade de renúncia da governadora Fátima Bezerra para disputar uma vaga ao Senado. Em entrevista recente ao programa Politicando, da 98 FM, o emedebista rebateu críticas recebidas desde que anunciou sua decisão e trouxe um argumento inédito para justificar a escolha: segundo ele, nunca houve qualquer compromisso de que seria candidato ao Governo.

Ao abordar o tema, Walter rebateu as acusações de que teria descumprido acordos políticos ao abrir mão de assumir o Governo do Estado.

“Primeiro, não existia compromisso nenhum de eu ser candidato a governador. Quiseram acabar com o nosso legado, mas não conseguiram”, afirmou, ao negar que sua decisão represente ruptura com o projeto político que ajudou a construir ao lado do MDB e dos aliados da atual gestão.

A declaração surge meses depois de o vice-governador comunicar oficialmente que não assumirá o comando do Executivo estadual, em janeiro deste ano. À época, a decisão provocou forte repercussão política. Adversários e até integrantes de grupos aliados passaram a acusá-lo de renunciar à oportunidade de governar o Estado, abandonar o projeto que ajudou a eleger e evitar enfrentar os desafios administrativos e financeiros do Rio Grande do Norte.

O vice-governador também ressaltou que pretende colocar sua trajetória política novamente à avaliação do eleitor e não descartou disputar o Executivo estadual no futuro.

“Eu sou pré-candidato a deputado estadual para julgamento popular e o povo vai julgar e escolher. E um dia, quem sabe, eu possa alcançar esse sonho”, acrescentou, em referência à possibilidade de ainda disputar o Governo do Estado em outro momento de sua carreira.

Ao relembrar o processo que culminou na decisão, Walter reconheceu que chegar ao comando do Executivo era um objetivo político legítimo e que influenciou sua escolha de compor a chapa vencedora em 2022.

“Eu teria a chance de ser governador do Rio Grande do Norte. Não tenha dúvida”, afirmou, destacando que a perspectiva de assumir o cargo fazia parte do planejamento político construído durante a campanha.

Apesar disso, ele disse ter concluído que a oportunidade não compensaria os riscos de administrar o Estado por um período curto e sem tempo suficiente para apresentar resultados.

“Foi uma decisão das mais difíceis da minha vida”, declarou, ao relatar o peso político e pessoal da escolha que acabou contrariando expectativas de aliados e adversários.

Segundo Walter, um mandato de apenas alguns meses seria insuficiente para promover mudanças estruturais na administração estadual e poderia resultar em um julgamento injusto por parte da população.

“É impossível você, em seis meses, conseguir reestruturar e reorganizar. É impossível”, afirmou, argumentando que a falta de tempo comprometeria qualquer tentativa de imprimir uma marca própria de gestão.

Walter contou ainda que consultou o ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho antes de tomar a decisão definitiva e afirmou que também ouviu dirigentes nacionais do MDB. Segundo ele, a avaliação foi unânime de que assumir o Governo por poucos meses poderia comprometer seu futuro político.

“Eu comuniquei, fui a Brasília diversas vezes, conversei com quem nos ajudou. O ministro Renan, o ministro Jader, a Simone Tebet e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, disseram: ‘Walter, se você assumir realmente, você vai se acabar, porque não vai ter tempo de mostrar serviço’”, relatou, ao explicar que a decisão foi amadurecida ao longo de meses e contou com o respaldo de lideranças da legenda.


Compartilhe esse post